Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
21Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Currículos

Currículos

Ratings: (0)|Views: 4,090|Likes:
Published by silvio prazeres
dicas de curriculos da catho
dicas de curriculos da catho

More info:

Published by: silvio prazeres on Mar 15, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

03/13/2013

pdf

text

original

 
Currículos 10 pecados
Tenho lido muitos currículos nos últimos dias, pois estou recrutando colaboradores para integrarem a equipe do Grupo Catho. Quanta barbaridade as pessoas cometem emseus currículos! Nesta semana, vou falar sobre os 10 erros mais comuns, e espero queapós ler este artigo você não os cometa.
1- Não colocar o seu objetivo no início do currículo.
Nunca cometa este erro! A pior coisa é o recrutador ter que adivinhar o que você quer. Como ele não tem muito tempo,seu currículo irá direto para o arquivo circular: o lixo! (que pode ser virtual!). O profissional deve deixar claro qual o cargo que pretende ocupar ou pelo menos deveinformar a área em que quer trabalhar. Obviamente que fazendo isso você restringirá ouso de seu currículo pelos recrutadores. Por isso, aconselho que você produza ocurrículo de acordo com a vaga que esem aberto. Faça todas as adaptaçõesnecessárias para cada envio do currículo.
2- Um resumo de qualificações muito extenso.
Lembre-se: é um resumo! Sejasucinto! O resumo de qualificações eficaz é aquele que contém três ou quatro itens eque destaca realmente os pontos fortes do candidato. Escreva apenas uma linha paracada item.
3- O uso do currículo funcional em todas as situações.
Um currículo que destacaapenas as suas funções deve ser utilizado somente quando existe instabilidade noemprego, quando o último emprego não coincide com o seu atual objetivo ou quandovocê pretende mudar de área e quer mostrar o seu domínio sobre as funções que a novaoportunidade exige. Há uma grande tendência em usar o currículo funcional para quasetodas as situações, o que é errado.
4- Currículo funcional incompleto.
Tenho visto muitos currículos funcionais que têmum relato da experiência em uma página ou mais, sem dar destaque para nenhumafunção. Nunca faça isso! O currículo funcional deve ter em destaque cada função quevoquer enfatizar e uma explicão de seu talento em cada uma delas.
5- Muitos candidatos colocam os nomes das empresas sem descrição de suasatividades.
O recrutador tem que adivinhar o que a organização faz, qual o porte damesma etc. Jamais esqueça de colocar, para cada empregador, uma descrição daempresa, o número de funcionários, o faturamento, entre outras informações. Éinteressante também informar no currículo o local das empresas em que você trabalhou.
6- As datas de entrada e saída de cada emprego e de cada cargo colocadas domesmo lado do currículo.
Com a leitura rápida seu currículo pode dar a impressão quevocê mudou de emprego muitas vezes, o que não é verdade. As datas de entrada e saídade cada emprego devem estar sempre do lado esquerdo e as datas de entrada e saída decada cargo devem vir à direita.
7- Currículo sem parágrafos.
Crie um documento agradável de ler, com frases curtas ecom parágrafos.
8- Currículo sem resultados.
Recrutadores adoram profissionais que tenham resultadosquantificados. Números dão credibilidade. A maioria dos candidatos coloca uma lista detarefas ou habilidades, mas nunca coloca o resultado disso, o que dá impressão de queele não traz retorno nenhum para a empresa. Não ter números em seu currículo é umgrande pecado.
9- Erros de português ou uma diagramação malfeita.
Esse pecado não tem perdão. Nada poderia ser pior, pois denigre a sua imagem. Caso seu português não sejaimpecável, peça para alguém ajudá-lo na revisão ou então reze para alguém como eu,que não falo português corretamente, ler o seu currículo!
10- Mentiras!
Nunca minta! A omissão é socialmente aceitável, mas a mentira não. Em1
 
entrevistas, alguns candidatos dizem que têm mestrado e quando eu pergunto o título datese eles dizem que terminaram todas as matérias, porém não fizeram a tese. Em outras palavras, não têm o mestrado. Outro exemplo de mentira que não deu certo: nunca voume esquecer de uma vez que entrevistei uma pessoa que disse ter MBA no Canadá, equando eu perguntei a data, esta coincidiu com o período em que ela estava trabalhandono Brasil. Ele confessou! Não tinha MBA. Qualquer mentira percebida pelo recrutador elimina na mesma hora o candidato do processo de seleção.Espero que você não cometa estes 10 pecados. Seu currículo deve ser uma obra dearte. Deve comunicar claramente, em 20 segundos ou menos, o que você quer e por quêmerece seu objetivo. O seu currículo não deve ter mais do que três páginas. Uma pessoade 50 anos pode ter no máximo quatro páginas. Utilize frases curtas e sempre fale na primeira pessoa. Nunca se esqueça: seu currículo faz parte de sua estratégia demarketing pessoal. Mãos à obra!Forte abraço,Dr. Thomas CaseFundador Grupo Catho
CARTA DE APRESENTAÇÃO
Para atingir bons resultados por meio de uma carta de apresentação, você deveredigi-la com assuntos que chamem a atenção e motivem o leitor a entrar em contatocom você. Lembre-se de que além de não gostar de ler, os executivos lêem depressa.Por isso, você deve comunicar-se rapidamente, com uma matéria de interesse, ou elenão lerá sua carta.A primeira linha da carta é muito importante. Ela deve, literalmente, prender aatenção do executivo no momento em que iria jogá-la no lixo. Para ilustrar como redigir  bons primeiros parágrafos, segue uma relação de ótimos exemplos. Leia e eles lhefornecerão idéia de como desenvolver algo interessante para compor o primeiro parágrafo da sua carta:» Roubos, fraudes e desfalques precisam ser evitados em todas as empresas. Gerente deAuditoria Interna procurando emprego com um chamariz alarmante.» O Citybank foi meu empregador durante 12 anos. Profissional que trabalhou numaexcelente empresa.» MBA da Fundação Getúlio Vargas, fluência em Inglês, quatro anos de experiênciafinanceira na Du Pont e 29 anos de idade, são as principais qualificações que tenho paraoferecer. Profissional com qualificações desejadas pelos empregadores.» Durante 16 anos fui presidente da Worthington. Não quero mais ser presidente. Queroser seu diretor de vendas. Profissional com 62 anos que não tinha condições deconseguir mais um cargo de presidente.» Uma carteira de cobrança com menos de 10 dias úteis de faturamento é o principalresultado que consegui em meu trabalho. Gerente de cobrança procurando emprego.» Sua empresa tem problemas de controle de qualidade?' Gerente de controle qualidade procurando emprego.» Venda de bens de capital é a minha especialidade. Gerente de vendas procurandoemprego.» Clientes de 22 países estão usando produtos que eu vendi. Diretor de ComércioExterior.2
 
» Seu inimigo, 'O Sindicato': eu o conheço profundamente. Diretor de sindicato procurando emprego como gerente de relações industriais. Após quatro anostrabalhando em Nova York estou de volta ao Brasil procurando uma nova colocação.'Diretor de carteira de câmbio de banco procurando nova colocação.» Editoração de textos, redes locais e profundo conhecimento de banco de dados emmicrocomputadores são algumas de minhas experiências.Gerente de CPD procurando uma nova colocação.» 520 operários estão sob meu comando na fabricação de máquinas de costura.Diretor Industrial à procura de uma nova colocação.Depois de ter chamado a atenção de seu leitor, diga a ele exatamente o que você gostariade fazer na empresa. Eis aqui alguns exemplos:» Se sua empresa precisa de um gerente financeiro, V. Sa. poderá estar interessada nasminhas qualificações.» Gostaria de trabalhar na área de controle de qualidade de sua empresa e acredito queV. Sa. possa ter interesse em minhas qualificações.» Estou à procura de um cargo inicial na área de Marketing; apresento minhasqualificações para vossa apreciação.» Prossiga a redação da carta com evidências substanciais, por meio das quais o leitor deva considerá-lo para o cargo. Não mencione um único aspecto que não seja positivoou que não esteja relacionado com o cargo que pretende.
Extraia os pontos fortes de seu currículo e os inclua no corpo da carta.Eis aqui alguns itens a serem considerados:
→ Se excepcional, o número de promoções que recebeu→ Se conhecidos, os nomes das empresas para as quais trabalhou→ Estabilidade de emprego, por exemplo: 'Depois de trabalhar para a Kodak por 12anos...→ Resultados importantes: 'Pessoalmente, fechei vendas de silos no valor de US$ 7.4milhões para o governo brasileiro.'→ Declaração de habilidades técnicas específicas, tais como: 'Utilizei omicrocomputador com intensidade e tenho amplo conhecimento de Windows 95, Excel,Word e Corel Draw.'→ Se você possui uma carreira em constante crescimento, destaque issoresumidamente.→ Se você está querendo mudar para outra cidade, certifique-se de expor claramente nacarta. Como poucos executivos querem mudar, essa é uma boa oportunidade de venda.
O próximo passo é inserir sua formação acadêmica e fluência emidiomas junto a seus dados pessoais. Lembre-se, não mencione nadanegativo. Você jamais deve mentir, mas pode omitir alguns fatos. Vejaexemplos:
→ Se você não tem grau universitário, é melhor deixar de lado a seção de formação→ Se você tem mais de 45 anos, não mencione sua idade na carta→ Se for mulher e tem três filhos, não os cite, mesmo que sejam sua maior alegria pessoal→ Não destaque sua nacionalidade na carta se você for, por exemplo, peruano, chilenoou argentino. Muitas vezes, porém, sua experiência educacional anunciará seu país deorigem3

Activity (21)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Naira Silva liked this
Tatiane Luiza liked this
Tatiana Arraes liked this
Dayana Moura liked this
Peace AndLove liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->