Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
129Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
globalizaçao e os seus efeitos

globalizaçao e os seus efeitos

Ratings:

4.4

(10)
|Views: 48,160 |Likes:
Published by tozefialho

More info:

Published by: tozefialho on Mar 20, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/27/2013

pdf

text

original

 
GLOBALIZAÇÃO
Com a globalização os paises abrem se ao fluxo internacional de bens, serviços e capitais,acontecendo a revolução nas tecnologias da informação que contribui de forma decisivapara essa abertura. Além de concorrer para uma crescente homogeneização cultural,a evolução e a popularização das tecnologias de informação que são fundamentaispara agilizar o comércio, o fluxo de investimentos e a atuação das transnacionais, por permitir no nosso dia-a-dia uma integração sem precedentes de pontos distantes deplaneta. Porém percebe-se também a cada dia que uma das consequências desseprocesso é a concentração da riqueza.A maior parte do dinheiro circula nos paísesindustrializados - apenas 25% dos investimentos internacionais vão para as nações emdesenvolvimento, subindo o número de pessoas que vivem com menos de 1 dólar por dia. O crescimento dos países emergentes em 1999 fica em torno de 1,5%, o pior desempenho em 17 anos.
 
Na atual crise mundial, o preço das matérias-primas, produzidas em grande parte pelosEstados mais pobres, cai mais de 20%, trazendo perdas. Os países ricos, no mesmo ano,lucram muito somente com a queda do petróleo. A participação das nações emergentesno comércio internacional é pouco mais de 30% e algumas estão à margem daglobalização.O Banco mundial aponta como causas para o distanciamento entre ricos e pobres oaumento das ações protecionistas promovidas pelos países ricos, a voracidade dosinvestidores e a fragilidade econômica e institucional das nações subdesenvolvidas. Areceita usada para recuperar os mercados emergentes em queda - cortes orçamentários e juros altos - contribui para aumentar ainda mais a distância.De acordo com economistas, a globalizaçãio e a revolução tecnolo-científica - responsávelpela processiva automação da produção vêm sendo a causa principal, nas últimasdécadas,para o aumento do desemprego.
 
Tudo isto aumentou com a globalização. Podemos também constatar que quem sofre maiscom a globalização são os países economicamente mais frágeis porque não têmcapacidade para fazer frente à concorrência dos produtos dos países com maior capacidade económica, produtos estes que são inclusive produzidos em países onde amão-de-obra é mais barata.

Activity (129)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Jessyca Soares added this note
GOSTEI DO CONTEÚDO.,
Luciana Barbosa Ferreira added this note
GOSTEI DO TEXTO!
Ivan Navi added this note
foda sse vcs todos fdp
Odair Rocha liked this
Gabriela Queiroz liked this
Bruno Rodrigues liked this
alvferreira liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->