Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
129Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
globalizaçao e os seus efeitos

globalizaçao e os seus efeitos

Ratings:

4.4

(10)
|Views: 97,296|Likes:
Published by tozefialho

More info:

Published by: tozefialho on Mar 20, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

05/27/2013

pdf

text

original

 
GLOBALIZAÇÃO
Com a globalização os paises abrem se ao fluxo internacional de bens, serviços e capitais,acontecendo a revolução nas tecnologias da informação que contribui de forma decisivapara essa abertura. Além de concorrer para uma crescente homogeneização cultural,a evolução e a popularização das tecnologias de informação que são fundamentaispara agilizar o comércio, o fluxo de investimentos e a atuação das transnacionais, por permitir no nosso dia-a-dia uma integração sem precedentes de pontos distantes deplaneta. Porém percebe-se também a cada dia que uma das consequências desseprocesso é a concentração da riqueza.A maior parte do dinheiro circula nos paísesindustrializados - apenas 25% dos investimentos internacionais vão para as nações emdesenvolvimento, subindo o número de pessoas que vivem com menos de 1 dólar por dia. O crescimento dos países emergentes em 1999 fica em torno de 1,5%, o pior desempenho em 17 anos.
 
Na atual crise mundial, o preço das matérias-primas, produzidas em grande parte pelosEstados mais pobres, cai mais de 20%, trazendo perdas. Os países ricos, no mesmo ano,lucram muito somente com a queda do petróleo. A participação das nações emergentesno comércio internacional é pouco mais de 30% e algumas estão à margem daglobalização.O Banco mundial aponta como causas para o distanciamento entre ricos e pobres oaumento das ações protecionistas promovidas pelos países ricos, a voracidade dosinvestidores e a fragilidade econômica e institucional das nações subdesenvolvidas. Areceita usada para recuperar os mercados emergentes em queda - cortes orçamentários e juros altos - contribui para aumentar ainda mais a distância.De acordo com economistas, a globalizaçãio e a revolução tecnolo-científica - responsávelpela processiva automação da produção vêm sendo a causa principal, nas últimasdécadas,para o aumento do desemprego.
 
Tudo isto aumentou com a globalização. Podemos também constatar que quem sofre maiscom a globalização são os países economicamente mais frágeis porque não têmcapacidade para fazer frente à concorrência dos produtos dos países com maior capacidade económica, produtos estes que são inclusive produzidos em países onde amão-de-obra é mais barata.

Activity (129)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Jessyca Soares added this note|
GOSTEI DO CONTEÚDO.,
Luciana Barbosa Ferreira added this note|
GOSTEI DO TEXTO!
Odair Rocha liked this
Gabriela Queiroz liked this
Bruno Rodrigues liked this
Ivan Navi added this note|
foda sse vcs todos fdp
alvferreira liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->