Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
1.9KActivity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Aprenda a Fotografar Em 7 Lições

Aprenda a Fotografar Em 7 Lições

Ratings:

4.6

(15)
|Views: 82,709 |Likes:
Published by Claudia Regina
Conteúdo didático em Português do Brasil para quem está iniciando na fotografia.

São 7 lições que cobrem todos os aspectos iniciais da técnica de fotografar: o que é exposição, profundidade de campo, os três pilares da exposição (velocidade, abertura e ISO), entre outros.

Fonte:
www.dicasdefotografia.com.br

CC:
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/br/
Conteúdo didático em Português do Brasil para quem está iniciando na fotografia.

São 7 lições que cobrem todos os aspectos iniciais da técnica de fotografar: o que é exposição, profundidade de campo, os três pilares da exposição (velocidade, abertura e ISO), entre outros.

Fonte:
www.dicasdefotografia.com.br

CC:
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/br/

More info:

Published by: Claudia Regina on Mar 20, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial Share Alike

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF or read online from Scribd
See more
See less

07/14/2013

pdf

 
Introdução e índice
Eu sou a Caudia Reia (www.caudiareia.com) e resovi criar ese pequeo Maua Básico de
Fotograa para audar quem procura por om conteúdo para iniciantes, em português.
 Apreder a foorafar ão é difíci quado emos um maeria deapoio e muia voade de pesquisar e reiar. Ese é somee umpoo de parida!
Se quiser mais iformações visie o sie
www.dicasdefotograa.com.rEste conteúdo “á existe”: todo manual de fotograa comea atendo nessas mesmas teclas.Porém eu tentei criar um conteúdo em língua Portuguesa que sea de fácil entendimento paratodos, sem muitas rulas técnicas. Foi tudo criado por mim, tanto os textos quanto as fotosque ilustram. Não preciso nem dier que prero que não sea copiado né? A apostila está com alicensa de Creative Commons. Copie, distriua, use como ase... mas sempre dê os créditos.
Quem deve ler?
Quem está comeando. Esse conteúdo é simplicado ao máximo para melhor entendimento dequem resolveu comear a fotografar agora. Se você á conhece a fotograa vai achar ásicodemais. Não falei neste material sore coisas mais intermediárias sore equipamentos, cartãocina ou contas complexas para determinar o melhor foco da lente. Deixo isso para quem quiserpesquisar mais além. Repito: este é um guia para quem está comeando e quer entender semcomplicaões os conceitos ásicos da fotograa.
O que você vai precisar?
Para seuir esas ições é imprescidíve er uma câmera com coroes Mauais (M). As câmeras
que não possuem controle manual selecionam todos os itens automaticamente - não deixandonenhum espao para a sua criatividade.Tamém é importante que você tenha o manual da sua câmera para saer sempre como editaras conguraões mostradas. Como a nomenclatura é asicamente a mesma independente dofaricante do seu equipamento qualquer dúvida está a um item do sumário de ser resolvida.Origada e om aprendiado!
Ídice
1. O que é exposião -
Páias 3 e 4
2. O que é aertura do diafragma -
Páias 5 e 6
3. O que é a velocidade do oturador -
Páia 74. ISO ou ASA -Páia 8
5. O que é o alano de ranco -
Páia 96. Foco e profudidade de campo -Páias 10 e 11
7. Distância focal -
Páia 12
 
Páia
3
www.dicasdefotograa.com.r
1. O que é exposição
Exposião se refere à quantidade de lu usada para formar umafotograa.
Conseguimos ver tudo no mundo porque tudo reete lu* - isso á aprendemos lá no ensinofundamental. E é graas à esse princípio que a fotograa existe!Toda ve que vamos fotografar uma certa quantidade de lu, de acordo com o que tem lá fora,passa pela lente e chega no sensor ou lme. Cada pedacinho de lu contém um pouco deinformão: é a lu reetida dos oetos que está indo até o nosso olho e, tamém, até a nossa
câmera.
Para nossa câmera criar as imagens estáticas que chamamos de “fotograa” uma certa quantidadede lu deve passar pelas lentes por um tempinho para que possamos reproduir um momento.Essa lu não pode ser demais ou nossa foto cará superexposta. Ou sea, ela cará clara demais!Essa lu tamém não pode ser de menos ou nossa foto cará suexposta. Ou sea, ela cará
escura demais!
 Aposto que você á lidou com situaões em que as fotos caram muito claras ou muito escuras,certo? Às vees usamos isso à nosso favor como um efeito. Mas a princípio uscamos fotos comuma exposião alanceada.
 A exposição é baseada em três fatores:
 Aertura do diafragma + Velocidade do oturador + ISOEsses três fatores serão explicados mais adiante. São eles que controlam a lu que será
rasformada em imaem.
* Os.: as formas como cada coisa reete a lu diferem entre si, por isso conseguimos ver os diferentes oetos ecores. Nosso olho e a câmera traalham de forma parecida - asorvendo o espectro de cores e luminosidade de tudoque está a nossa volta! A cor preta, por exemplo, asorve toda a lu, enquanto a cor ranca reete toda a lu.

Activity (1,908)

You've already reviewed this. Edit your review.
Luciene Nobrega added this note
Parabéns pelo seu trabalho e muito obrigada pelas dicas.
1 hundred thousand reads
Francisco Saes liked this
Marvin_br liked this
Marcio Alves liked this
Breno Nonato liked this
Sandro Az added this note
Excelente! Parabéns pela inciativa!
Mikael Jost liked this
Ana Rita Brás liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->