Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
3Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
TRANSPORTE SUPERFÍCIE - CAMINHOS DO FUTURO [UE - 2005]

TRANSPORTE SUPERFÍCIE - CAMINHOS DO FUTURO [UE - 2005]

Ratings: (0)|Views: 5|Likes:
Published by Rui M. C. Pimenta

More info:

Published by: Rui M. C. Pimenta on Apr 09, 2013
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

04/12/2013

pdf

text

original

 
 Transportar o futuro
Os fundos do próximo sétimo Programa-Quadro (7º PQ) vão aumentarextraordinariamente face ao alargamento da UE, sendo os transportes uma dassuas prioridades temáticas. A iniciar em 2007, os objectivos da investigação nostransportes do novo 7º PQ incluem: tornar o transporte de superfície “mais verde”(redução da poluição ambientale sonora, comboios limpos e eficientes, utilização de combustíveis alternativospara o transporte);transferências intermodais e descongestionamento dos corredoresde transporte (desenvolvimento das redes intermodais, trocas de informaçãoentre veículo/barco e infra-estruturas de transporte);mobilidade urbana sustentável (novos modos de transporte público,planeamento das cidades e transporte integrados);competitividade mais forte (tecnologias de componentes, veículos e infra-estruturas; sistemas de produção e construção de infra-estruturas de custosfavoráveis; processos de concepção aperfeiçoados). Este tipo de projectos de excelência económica levará a um ambiente maislimpo, mais seguro e mais protegido para os cidadãos europeus. Além disso,reforçará o comércio e a indústria, ajudando assim a UE a atingir as metas deforte criação de emprego e crescimento económico estabelecidas na Estratégiade Lisboa. 
Transporte ferroviário
A Europa tem beneficiado desde há muito tempo de uma densa redede caminhos-de-ferro e é o líder mundial no fornecimento de sistemasferroviários. O sector ferroviário europeu emprega 1 milhão de pessoasem operações e mais 250.000 no fabrico e detém uma quota de 60%do mercado mundial e um volume de negócios anual de 95 mil milhõesde euros. Apesar de investir 2 mil milhões em investigação todos os anos, é necessáriomais investimento para modernizar o material circulante, desenvolver novastécnicas de negócio e criar sistemas de logística integrados inteligentes,tais como interfaces de movimentação rolante de carga, para os sectoresrodoviário e marítimo e fluvial. Estes são objectivos de investigaçãofinanciados pela UE. O transporte ferroviário é um meio viável e competitivo de transferirmais tráfego de mercadorias para fora das estradas congestionadasdo continente, melhorando assim a circulação do tráfego e reduzindoa poluição provocada pelos veículos. A UE dá particular ênfase ao estímulode novos investimentos nas infra-estruturas do transporte transeuropeu,como os caminhos-de-ferro, e o actual sexto e o futuro sétimo Programas-Quadro apoiam os esforços de investigação para criar novos métodos deinteroperabilidade, padrões de segurança mais elevados e a redução dosníveis de ruído relacionados com os caminhos-de-ferro. 
Para mais informações,contacte:
 Comissão EuropeiaDirecção Geral daInvestigação
www.europa.eu.int/comm/research Unidade de Informaçãoe ComunicaçãoB-1049 BruxelasFax: +32 2 295 82 20 
© Comunidades Europeias, 2005 - Reproduçãoautorizadamedianteindicaçãodafonte.
PrintedinBelgium
 
K  I    - 6   6  - 0   5  -4  1   0  -P  T  - D 
 P r o c u r a r  o s  c a m i n h o s  d o  f u t u r o
 T RA N S P O R T E  D E  S U P E R F Í C I E
A investigação europeia em acção
  Aumentar o vapor:um mercadoferroviário único
O projecto da UE,recentemente lançado,MODTRAIN junta, pela primeira vez, todos os principais fabricantesde sistemas ferroviários,fornecedores de subsistemase operadores ferroviários.O MODTRAIN incide nainteroperabilidade dossistemas e subsistemasnacionais de material circulante, o que proporcionauma abordagem radical à construção de material circulante. O objectivo é reduzir o número de componentesindividuais numa carruagemde 1.200 para 120 peçase encurtar o tempo deconstrução em mais de 50%,o que deverá dar um enormeimpulso à competitividade dosector.
 www.modtrain.com
 
A investigação europeia em acção
 Para mais informações
• Portal da Investigação Europeia:
www.europa.eu.int/comm/research/transport/index_en.html
• Direcção-Geral Energia e Transportes:
www.europa.eu.int/comm/dgs/energy_transport/index_pt.html 
REC4A600_TRANSPORT_PT.indd11/03/0610:20:3

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->