Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
2Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO POLÍTICO MODERNO E AS QUESTÕES BÁSICAS DA CIÊNCIA POLÍTICA

A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO POLÍTICO MODERNO E AS QUESTÕES BÁSICAS DA CIÊNCIA POLÍTICA

Ratings: (0)|Views: 1,314|Likes:
Published by Iorrana Sauerbronn

More info:

Published by: Iorrana Sauerbronn on Apr 10, 2013
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, DOCX, TXT or read online from Scribd
See More
See less

03/08/2014

pdf

text

original

 
A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO POLÍTICO MODERNO E AS QUESTÕES BÁSICAS DA CIÊNCIAPOLÍTICA
O racionalismo e a Revolução Científica dos séculos XVI e XVIIFrancis Bacon René Descartes Galileu Galilei Isaac Newton1561 a 1626 1596 e 1650 1564 e 1642 1643 a 1727
A FILOSOFIA SOCIAL DOS SÉCULOS XVII E XVIII
Thomas Hobbes (1588-1679)Thomas Hobbes foi um filósofo inglês, que em1651 publica sua principal obra denominada OLeviatã. Neste trabalho o autor afirma que a sociedade necessita de uma autoridade à qualtodos os membros devem se render, mesmo com prejuízo de sua liberdade individual. Istoseria necessário para que a autoridade possa assegurar a paz interna e a defesa do bemcomum. Este soberano quer seja um monarca ou uma assembleia, deveria ser o Leviatã, quepossuiria uma autoridade inquestionável.John Locke (1632-1704)John Locke pode ser considerado o precursor do liberalismo político. Em suas obras são feitascríticas a teoria do direito divino dos reis, ao princípio da afirmação com base na autoridadeinata. Para Locke, a soberania não reside no Estado, mas sim na população. Embora admitissea supremacia do Estado, Locke dizia que este deve respeitar as leis natural e civil. Ele tambémdefendeu a separação da Igreja do Estado e a liberdade religiosa, recebendo por estas ideiasforte oposição da Igreja Católica.
Os movimentos revolucionários do século XVIII
O Iluminismo
 
Este movimento surgiu na França do século XVII e defendia
o domínio da razão sobre a visãoteocêntrica do mundo
, que predominava na Europa desde o período medieval. O própriohomem deveria passar a buscar respostas para as questões que, até então, eram justificadassomente pela fé.
 
Charles de Montesquieu (1689-1755)Montesquieu era nobre de origem e teve como sua principal obra um trabalho intitulado Oespírito das leis. Nele o autor desenvolvia a teoria da separação dos poderes em Executivo,Legislativo e Judiciário. Cada um destes poderes deveria agir de forma a limitar a força dosdemais.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->