Welcome to Scribd. Sign in or start your free trial to enjoy unlimited e-books, audiobooks & documents.Find out more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
1Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Aula de Estática_ Sistemas Estruturais

Aula de Estática_ Sistemas Estruturais

Ratings: (0)|Views: 21|Likes:
Published by Honorio D Assis

More info:

Published by: Honorio D Assis on Apr 17, 2013
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/23/2014

pdf

text

original

 
 
MDULO 01 - Introdução aos Sistemas Estruturais -Definição dos Elementos EstruturaisObjetivo do módulo Mostrar a relação entre Engenharia e Arquiteturae a definição dos elementos de uma estrutura
 A Engenharia e a Arquitetura não devem ser vistas como duas profissões distintas, separadas,independentes uma da outra. Na verdade elas devem trabalhar como uma coisa única.Um Sistema Estrutural definido pelo conjunto de Elementos Estruturais (lajes, vigas, pilares, fundações)deve ter presente em sua concepção tanto uma visão Técnica (Engenharia) como também umaExpressão Arquitetónica (Arquitetura).
1. Definição dos Elementos Estruturais
Laje:
 estruturas laminar, onde duas dimensões são da mesma ordem de grandeza e a terceiraacentuadamente de menor dimensão.
 
 
 As lajes emum SistemaEstruturalestão, namaioria dasvezes,apoiadasem vigas,podandotambém,em certoscasos,estaremapoiadasdiretamentesobrepilares.
Viga:
 estrutura reticular, onde uma das dimensões é preponderante em relação às outras duas. As vigas em umSistema Estruturalpodem estar apoiadasdiretamente sobre ospilares como tambémsobre outras vigas.
Pilar:
 estrutura reticular, onde uma das dimensões é preponderante às outras duas.Os pilares em um Sistema Estrutural estãoapoiados nas fundações.
 
 Fundação:
 estrutura tridimensionalmente monolítica, onde as três dimensões são da mesma ordem de grandeza. As fundações em um SistemaEstrutural estão apoiadas emestacas ou diretamente sobre oterreno.
2. Posicionamento dos Elementos Estruturais
O posicionamento dos elementos estruturais (lajes, vigas, pilares, fundações) é dado em função de cadaprojeto, em consonância com os demais projetos componentes de uma edificação, como por exemplo:projeto arquitetónico, projeto hidráulico, projeto elétrico etc.Você gostaria de ter que se abaixar todas as vezes quedesce uma escada para não correr o risco de fazer umgalo batendo-a em uma viga que cruza esta escada?Você gostaria de estar sentado na plateia de um teatroem uma poltrona que fica bem atrás de um pilar?

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->