Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
2Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Mini-dicionário.de.Mitologia.Grega.e.Romana

Mini-dicionário.de.Mitologia.Grega.e.Romana

Ratings: (0)|Views: 10 |Likes:

More info:

Published by: Biblioteca do Paganismo on Apr 24, 2013
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

02/15/2014

pdf

text

original

 
Compilado por Mykas0http://www.geocities.com/Mykas0/
Mini-dicionário de Mitologia Grega e Romana
Acrísio
- Rei de Argos, filho de Abante. Foi morto por seu neto Perseu, como predissera o oráculo.
Afrodite
- Nome grego de Vénus (ver Vénus)
Aglaia
- Uma das três Graças, filha de Júpiter (Zeus) e Eurínome.
AIX
- Cabra tão horrenda que os Titãs, não querendo vê-la, pediram a sua mãe Terra (Gaia) para escondê-la. Terra aenviou para Creta e, graças a isto, mais tarde viria a amamentar Júpiter (Zeus) quando este era criança. De sua pele, Júpiter (Zeus) fez uma couraça, a Égide. De um de seus chifres, fez a Cornucópia, que ofereceu à Amaltéia.
Alma
(Psiqué) - Jovem princesa o bela que atraia mais multidões do que Vênus (Afrodite). Sofreu duras penas pelaDeusa por isso até que casou-se com Amor (Eros) e teve, com ele, Volúpia
Aloídas
- Oto e Efialtes, gigantes filhos de Oceano e Tétis. Apaixonados por Diana rtemis) e Juno (Hera), planejaramraptá-las amontoando montanhas para chegar ao Olímpo. Foram eliminados pos Apolo quando descubriu seu plano.
Alcioneu
- Um dos Gigantes, filho de Terra (Gaia) e do Céu (Urano), foi morto por Hércules quando atacava suacomitiva.
Alcmena
- Filha de Electrião, teve Hércules (Héracles) com Júpiter (Zeus).
Amaltéia
- Ninfa filha de Melisso, rei de Creta, acolheu Júpiter (Zeus) quando este foi poupado por Cibele (Réia) àvoracidade de Saturno (Cronos).
Amazonas
- Mulheres guerreiras habitantes do Cáucaso. Apenas uma vez por ano permitiam homens em seu reino, comfinalidade única de preservar sua espécie.
Ambrosia
- Local onde era armazenado o Néctar dos Deuses. Tornava invulnerável quem a tornava, e o mortal que atomasse tornaria-se imortal.
Amor
(Eros) - Surgido do Caos, junto com a Terra (Gaia), trazia consigo ordem para o Caos. Mais tarde, viveria sob ocomando de Vênus (Afrodite) , deusa do Amor e da Beleza. Apaixonando-se por Alma (Psiquê), casaria-se com ela ecom ela teria Volúpia.
Andrômeda
- Filha de Cefeu e Cassiopéia, foi salva por Perseu quando estava presa em uma rocha para ser sacrificadaante à um monstro do mar. Após sua morte, foi transformada em constelação.
Anfitrite
- Uma das Nereidas, filha de Nereu e Dóris, esposou Netuno (Poseidon) com quem teve Tritão.
Apolo
- Deus da Luz, filho de Latona (Leto) e Júpiter (Zeus). Diáriamente Apolo transportava o carro do sol (Hélios)para o alto do céu; depois o guardava atrás das montanhas.
Aqueronte
- Filho do Sol (Hélios) e da Terra (Gaia), foi transformado em rio e precipitado nos Infernos como puniçãode uma antiga falha ; tinha fornecido água aos Gigantes quando estes lutavam contra Júpiter. Suas águas são amargas,lodosas e borbulhantes. Transportados pela barca de Caronte, os mortos devem atravessar este rio para atingirem suahttp://www.geocities.com/Mykas0/
 
Compilado por Mykas0http://www.geocities.com/Mykas0/morada definitiva.
Ariadne
- Filha de Minos, ajudou Teseu no labirinto do Minotauro, oferecendo-o um novelo que ele poderia desenrolarno labirinto afim de poder encontrar a saida depois de matar o minotauro.
Ares
- Nome grego de Marte (ver Marte)
Argo
- Gigante de cem olhos, filho de Agenor. Após de morto por Mercúrio (Hermes), seus olhos foram postos na caudado pavão por Juno (Hera).
Arião
- Caválo mágico, filho de Ceres (Deméter) e Netuno (Poseidon)
Ártemis
- Nome grego de Diana (ver Diana)
Astéria
- Filha do titã Ceo e da Tinia Febe, com Perses teve Hécate. Para fugir de Júpiter (Zeus) que lhe cortejava,transformou-se em codorna e jogou-se ao mar. Júpiter (Zeus) em sua homenagem transformou-a em uma ilha chamadaOrgia e mais tarde, quando Apolo nasceu nela, veio a chamar-se Delos
Astreu
- Filho dos Tis, esposou Aurora (Eos) com quem teve os ventos. (Ver Ventos)
Atena
- Nome grego de Minerva (ver Minerva)
Atlas
- Filho de Iápeto e Clímene, quando os Olímpicos derrotaram os Tis foi encarregado de carregar o mundo emsuas costas para toda a eternidade.
Augias
- Rei da Élida, não cumpriu sua palavra para com Hércules (Héracles) durante um de seus 12 trabalhos. QuandoHércules acabou seus trabalhos voltou para matá-lo.
Aurora
(Eos) - Filha de Téia e Hirion, irmã do Sol (Hélios) e da Lua (Selene). Quando a noite acaba, ela aparecia nohorizonte, num carro puxado por cavalos de ouro. Vinha anunciar o retorno do Sol (Hélios). Mais tarde, Apolo é quemdirigia o carro pertencente ao Sol (Hélios).
Baco
(Dioniso) - Deus do vinho e da embriaguez, da colheira e da fertilidade. Filho de Júpiter (Zeus) e Sêmele.
Bem-aventurados, Ilha dos
- Ilha para onde os Heróis iam depois de morrer.
Bóreas
- Um dos quatro ventos, filho de Aurora (Eos) e Astreu. Representa o vento do Norte.
Calíope
- Uma das nove Musas, filha de Júpiter (Zeus) e Memória (Mnemosine). Musa da eloquência e da poesia épica.
Campos Elísios
- Local paradiaco para onde eram levadas as almas boas, depois de julgadas. As almas eram acolhidasem meio à festas e danças, perfumes e paisagens encantadas. Neve, tempestade, chuva não se abatiam a esse lugar,eternamente refrescado de suaves brisas.
Cánatos
- Fonte na Náuplia, que tinha a propriedade de recuperar a virgindade de qualquer mulher que nela se banhasse. Juno (Hera) costumava banhar-se nela por este motivo todos os anos.
Caos
- Espaço aberto, rude e informe, à espera de ser organizado. Nesse espaço suegiu a Terra (Gaia), Terras Infernaisrebo), a Noite (Nix) e o Amor (Eros). Amor (Eros), representando a ordem, lentamente uniu as forças do universo,organizando-as.http://www.geocities.com/Mykas0/
 
Compilado por Mykas0http://www.geocities.com/Mykas0/
Cárites
- Nome grego das Graças (ver Graças)
Caronte
- Filho das Terras infernais (Érebo) e da Noite (Nix). Divindade infernal cuja função era fazer as almas dosmortos atravessarem o Aqueronte, rio que as separava dos Infernos. Só recebia as almas daqueles que haviam sepultadose exigia-lhes pagamento para a travessia. As almas que não levavam o óbolo ou não haviam sido sepultadas teriam queficar às margens do Aqueronte ou de Cocito chorando por toda a eternidade (ou por cem anos, segunda outra versão).Não podia transportar um ser vivo, só transportou Enéias porque levava um ramo de outro à Prosérpina, e Hérculesporque este o espancou ante a recusa.
Cassiopéia
- Esposa de Cefeu, rei da Etiópia. Com seu marido teve Andrômeda. Dizendo que sua filha era mais bela queas Nereidas, gerou a ira de Netuno (Poseidon) que enviou um monstro marinho para devastar o país.
Cáucaso
- Pastor do monte Nifates. Foi morto por Saturno (Cronos). Em sua homenagem, Júpiter (Zeus) deu o nome deCáucaso à montanha antes chamada "Montanha de Bóreas". No alto do Cáucaso, Prometeu foi supliciado.
Cavalo de Tróia
- Cavalo oco de madeira por meio do qual os Gregos conseguiram penetrar em Tróia, cidade queresistiu ao assédio durante dez anos. Construindo-o por conselho de Minerva (Atena), em seu interior esconderam umgrande número de guerreiros. Deixaram-no junto às muralhas da cidade e fingiram partir. Persuadidos por Sínon, que sefazia passar por desertor Grego, os Troianos trouxeram o cavalo para dentro da cidade. À noite, os gregos saíram de seuinterior, e saquearam e incendiaram Tróia.
Cecrope
- Rei mítico da Ática. Quando Atenas foi fundada, Cecrope foi escolhido como árbitro entre a escolha do Deusprotetor da cidade e acabou por escolher Minerva (Atena).
Cefeu
- Filho de Belo, rei da Etiópia. Esposou Cassiopéia com quem teve Andrômeda. Após sua morte foi colocadoentre os astros.
Centauros
- Filhos de Centauro e uma égua. Seres com busto de homem e corpo de cavalo. Eram brutos e violentos,apenas Quirão e Folo não possuíam este caráter turbulento, sendo hospitaleiros, bons e sábios.
Cérbero
- Filho de Tifão e Equidna, era um cão de três cabeças e cauda de serpente. Guardião dos infernos, ficava dooutro lado do Aqueronte, impedindo que qualquer ser vivo penetrasse no inferno, ou qualquer morto saísse.
Cerinita
- Cerva morta por Diana (Ártemis).
Ceres
(Deméter) - Filha de Saturno (Cronos) e Cibele (Réia), é a Deusa da vegetação e da terra, personificando a terranutritiva. Era responsável pelas colheitas.
u
(Urano) - Filho e esposo da Terra (Gaia), com ela teve os Titãs, os Ciclopes e os Hecatônquiros. Ver Terra p/ mais. 
Cibele
(Réia) - Uma das Titânias, casou-se com seu irmão Saturno (Cronos) com quem teve os Deuses Olímpicos.
Ciclopes
- Gigantes de um olho só. Eram de quatro espécie : os uranianos, filhos da Terra (Gaia) e Céu (Urano), comenorme habilidade manual; os ferreiros, que mais tarde trabalhariam com Vulcano (Hefestos); os construtores, a quem seatribuia as construções primitivas; e os pastores, gigantes brutais que possuiam rebanhos e devoravam humanos que seaventurassem por suas terras. O mais temível Cíclope foi Polifemo, um Ciclope pastor, derrotado mais tarde por Ulisses. 
Cicno
- Filho de Marte (Ares) e Pelópia, Atacava e matava os viajantes e oferecia os restos à Marte (Ares). Foi morto porHércules (Héracles), incitado por Apolo pois a maioria dos viajantes eram peregrinos para seu templo.http://www.geocities.com/Mykas0/

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->