Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
3Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
TCC sobre ergonomia

TCC sobre ergonomia

Ratings: (0)|Views: 3,326 |Likes:
Published by klebergarcia
trabalho pronto de tcc realizado na secretaria da escola
trabalho pronto de tcc realizado na secretaria da escola

More info:

Categories:Types, School Work
Published by: klebergarcia on Apr 24, 2013
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/31/2013

pdf

text

original

 
8
INTRODUÇÃO
O tema foi escolhido por acreditar que a ergonomia é um passoimportante para o bem-estar do colaborador e para mostrar na prática o queaprendeu-se na teoria, não existe lugar melhor do que o ambiente escolar paraaplicá-la.
 
De acordo com Dul & Weerdmeester (1995), a Ergonomia estudavários aspectos ligados ao trabalho ou ao cotidiano das pessoas: a postura eos movimentos corporais (a pessoa sentada ou em pé, empurrando, oupuxando, ou levantando objetos), fatores ambientais (ruídos, vibrações,iluminação, temperatura, umidade, pressões, etc.), dispositivos de controle einformação, etc. Dentre esses aspectos estudados pela Ergonomia, a postura eo movimento das pessoas têm sido motivo de constantes preocupações dosergonomistas, seja em postos de trabalho ou mesmo nas atividades nãolaborais. A ergonomia vem contribuindo diretamente nos ambientes de trabalhono mundo atual, nas mais diversas atividades. Neste trabalho procura-serelatar, informar, melhorar e conscientizar os trabalhadores da Secretaria daEtec Padre Carlos Leôncio da Silva que é possível trabalhar com maior segurança e conforto, dando ênfase nas posturas, condições, técnicas e ritmosde trabalho que ofereçam uma melhoria na qualidade de vida dos mesmos,evitando futuras doenças ocupacionais.
 
9
1 HISTÓRICO
Este capítulo apresentará o embasamento ao trabalho e consistirá nahistória da saúde e segurança do trabalho que de acordo com aDECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS em 10 de dezembrode 1948, no Artigo III: Toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e àsegurança pessoal e no Artigo XXIII no parágrafo 1º: Toda pessoa tem direitoao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis detrabalho e à proteção contra o desemprego. Ou seja, sempre procurandoqualidade de vida.
1.1 História da Segurança do Trabalho no Mundo
O êxito de qualquer atividade empresarial é diretamente proporcional aofato de se manter a sua peça fundamental: o trabalhador em condições ótimasde saúde. As atividades laborativas nasceram com o homem. Pela suacapacidade física e raciocínio, o homem conseguiu, através da sua história,criar uma tecnologia que possibilitou sua existência no planeta.Uma revisão dos documentos históricos relacionados à Segurança doTrabalho permitirá observar muitas referências a riscos do tipo profissionalmisturados aos propósitos do homem de alcançar a sua maioridade.Na antiguidade, a maioria dos trabalhos era desenvolvidomanualmente, uma prática que é encontrada em muitos trabalhos nos dias dehoje.
 
10
Hipócrates em seus escritos que datam de quatro séculos antes deCristo fez menção à existência de sofrimento físico e moral entre trabalhadores,mineiros e metalúrgicos.Plínio, O Velho, que viveu antes do advento da era Cristã, descreveudiversas moléstias do pulmão entre mineiros e envenenamento advindo domanuseio de compostos de enxofre e zinco. Galeno, que viveu no século II, fezvárias referências a moléstias profissionais entre trabalhadores das ilhas domediterrâneo.Georgius Agrícola, em 1556, publicava o livro "De Re Metallica", ondeforam estudados diversos problemas relacionados à extração de mineraisargentíferos e auríferos, e à fundição da prata e do ouro. Esta obra discute osacidentes do trabalho e as doenças mais comuns entre os mineiros, dandodestaque à chamada "asma dos mineiros". A descrição dos sintomas e a rápida evolução da doença pareceindicarem sem sombra de dúvida, tratarem de silicose (Doença resultante dainalação da poeira da sílica que se fixa nos pulmões).Em 1697 surge a primeira monografia sobre as relações entre trabalhoe doença de autoria de Paracelso: "Von Der Birgsucht Und Anderen Heiten".São numerosas as citações relacionando métodos de trabalho e substânciasmanuseadas com doenças. Destaca-se que em relação à intoxicação pelomercúrio, os principais sintomas dessa doença profissional foram por eleassinalados.Em 1700 era publicado na Itália, um livro que iria ter notávelrepercussão em todo o mundo. Tratava-se da obra "De Morbis ArtificumDiatriba" tradução as doenças dos trabalhadores de autoria do médicoBernardino Ramazzini que, por esse motivo, é denominado o "Pai da Medicinado Trabalho". Nessa importante obra, verdadeiro monumento da saúdeocupacional são descritas cerca de 100 profissões e os riscos específicos decada uma. Um fato importante é que muitas dessas descrições são baseadas

Activity (3)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
Hugo Garcia liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->