Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
42Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
05-SEPARAÇÕES DE MISTURA

05-SEPARAÇÕES DE MISTURA

Ratings: (0)|Views: 14,395 |Likes:
Published by nv77vnm

More info:

Published by: nv77vnm on Apr 02, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/10/2014

pdf

text

original

 
Química Geral 
Análise Imediata - Separações de Misturas 
54. (UnB-PAS-1ªEtapa/2000-com adaptações)
Depoisdo sorvete, Pedrinho dá uma cochilada na praia e sonhaque é uma gota d'água. Imagina como seria poder viajarno ciclo da água, fluir rio abaixo, ser capturado pela raizde uma árvore, caminhar e escapar por uma folha,acompanhar os ventos, condensar , fazendo parte dachuva. Viver milhares de aventuras em um corpo humano,atravessar membranas, participar de processos de divisãocelular e ser eliminado pela pele. Eventualmente,descansar em uma geleira por um longo período.Com relação ao ciclo da água e às informações apresentasno texto, julgue os seguintes itens.a) O processo que leva a água a fazer “parte da chuva” éendotérmico.b) O fato “descansar uma geleira” corresponde a umafusão. 
55. (UniCEUB)
Uma amostra de água a –15ºC é tirada deum congelador e colocada em um forno a 13C. Apressão ambiente é 1,0 atm. Nessas condições a água.a) sublima.b) funde e em seguida entra em ebulição.c) entra em ebulição a 130°C.d) se decompõe em gás hidrogênio e oxigênio.e) sedimenta os fragmentos de gelo.
56. (UniCEUB-2º/2000)
A naftalina encontrada nocomércio sob a forma de bolinhas é usualmente utilizadano combate às tras. Com o passar do tempo, elasdiminuem de tamanho até desaparecerem. Este fato éfisicamente, denominado.a) fusão.b) absorção.c) adsorção.d) sublimação.e) ebulição.
57. (UnB-com adaptações)
Especialistas em diversasáreas do conhecimento estudam a química do leite, quese tornou muito importante para a garantia de qualidade epara o desenvolvimento industrial de produtos laticínios. Oleite é composto basicamente de água, lactose, gordura,proteínas, ácidos orgânicos e substâncias minerais. Entreestas, formando sais orgânicos e inorgânicos, apresentam-se teores consideráveis de cloro, fósforo, potássio, cálcio emagnésio e baixos teores de ferro, alumínio, bromo, zincoe manganês. Devido a diversos fatores, incluindo o teor degordura, a densidade do leite, a 15ºC, varia de 1,023 g/mLa 1,040 g/mL e seu pH varia entre 6,6 e 6,8.Com o auxílio das informações apresentadas, julgue oitem a seguir.a) Se o preço do leite for o mesmo tanto em volume (1 L)quanto em massa (1 kg), será mais vantajoso comprá-loem volume. 
58. (Unicamp)
Dois frascos idênticos estãoesquematizados a seguir. Um deles contém uma certamassa de água (H
2
O) e o outro, a mesma massa de álcool(CH
3
CH
2
OH).
Dado:
Usando-se uma bolinha de densidade adequada,fez-se o seguinte experimento:a) Qual das substâncias está no frasco A e qual está nofrasco B? Justifique.b) Considerando a massa das substâncias contidas nosfrascos A e B, qual contém maior quantidade de átomos?Explique.
59. (Fuvest-SP)
Em uma instria, um operáriomisturou, inadvertidamente, polietileno (PE), policloretode vinila (PVC) e poliestireno (PS), limpos e moídos. Pararecuperar cada um desses polímeros, utilizou o seguintemétodo de separação: jogou a mistura em um tanquecontendo água (densidade = 1,00 g/cm
3
), separando,então, a fração que flutuou (fração A) daquela que foi aofundo (fração B).A seguir, recolheu a fração B, secou-se e jogou-a em outro tanque contendo solução salina(densidade = 1,10 g/cm
3
), separando o material queflutuou (fração C) daquele que afundou (fração D). Dados:
PolímeroDensidade (g/cm
3
)(na temperatura detrabalho)
Polietileno (PE)Poliestireno (PS)Policloreto de vinila (PVC)0,91 a 0,981,04 a 1,061,35 a 1,42As frações A, C e D eram, respectivamente:a) PE, PS e PVCb) PS, PE e PVCc) PVC, PS e PEd) PS, PVC e PEe) PE, PVC e PS
60.
Com relação às propriedades da maria e àsmudanças de fase das substâncias puras e das misturas, julgue os itens.a) Um quido homoneo que apresenta ponto deebulição constante é, necessariamente, uma substânciapura.b) Densidade, solubilidade, ponto de fusão e ponto deebulição são propriedades usadas na identificação de umasubstância pura.c) As substâncias puras, durante a mudança de fasemantêm a temperatura constante.d) O ponto de fusão e a densidade são propriedadescaracterísticas de cada substância. Para uma misturaessas propriedades variam conforme a proporção de cadacomponente.e) Colocando-se em um copo água gelada, verificamosapós certo tempo que, exteriormente, o copo ficamolhado. Tal fato é explicado pela evaporação dasgotículas de água do ar.f) Cor, odor, sabor são propriedades químicas.g) As propriedades químicas podem ser usadas comocritério na determinação do grau de pureza dassubstâncias.
61. (Fuvest)
Três panelas, A, B e C, contêm água pura.Em A é adicionada uma colher de areia. Em B é adicionadauma colher de açúcar. Em C nada é adicionado. As trêspanelas e seus conteúdos são aquecidos até a fervura do
www.alcidesquimica.com.br
9
 
Alcides Ribeiro - Curso Especial de Química 
líquido. Em quais panelas a ebulição ocorrerá na mesmatemperatura? Justifique.
62. (Unicamp)
As curvas de fusão das substâncias A e Bestão representadas na figura a seguir:a) Quais as temperaturas de fusão de A e B?b) A e B misturadas em certa proporção formam umasolução sólida (eutético), que funde em temperaturaintermediária às de A e B puros. Em que intervalo estará oponto de fusão do eutético?
63.
Observe as figuras a seguir:Os gráficos 1 e 2 representam a variação de temperaturade dois sistemas distintos em função do tempo deaquecimento, mostrando as temperaturas em queocorrem as transições de fases. Pela análise dessesgráficos, é correto afirmar que:a) para temperaturas inferiores a T
1
, podem coexistir duasfases em ambos os sistemas.b) no sistema 2 existe uma fase sólida, no ponto A, àtemperatura T
1
; enquanto, no ponto B, existe uma faselíquida, à mesma temperatura.c) representam as transições de fases que podem ocorrerem sistemas que contêm duas substâncias, pelo menos.d) o gráfico 1 representa o comportamento de umamistura eutética.e) acima do ponto D uma única fase vapor emaquecimento em ambos os sistemas.
64. (FTB 2º/2000)
Analise o gráfico a seguir querepresenta a curva de aquecimento de um material, noqual estão representadas as fases (s = sólido; l =líquido, v = vapor):De acordo com a leitura do gráfico, marque o itemincorreto.a) No intervalo de tempo em que ocorre a fuo dasubstância, coexistem a fase sólida e a fase líquida e atemperatura permanece constante.b) 100ºC é o ponto de ebulição do material.c) Se no estado líquido o material for resfriado, entãosolidificará a 0ºC.d) O gráfico é característico de um material constituídopor duas substâncias.e) A temperatura em que o líquido passa a vapor varia emfunção da pressão atmosférica.
65.
Dada a tabela a seguir:
SubstânciaPonto de Fusão(1 atm)Ponto de Ebulição(1atm)
A-180ºC-45ºCB-35ºC30ºCC10ºC120ºCD-60ºC15ºCE70ºC320ºCQual o estado físico de cada substância:a) nas condições ambientais (25ºC, 1 atm)?b) num dia frio, cuja temperatura é de 5ºC?c) num dia quente, cuja temperatura é de 35ºC?
66. (Fuvest)Propriedades dos halogênios (X
2
)
X
2
Ponto defusão (ºC)Ponto deebulição a1 atm (ºC)Potencialderedução(volt)MassaMolar(g/mol)Cl
2
Br
2
I
2
-101,0-7,2113,5-34,559,4184,41,361,060,5470,9159,8253,8Responda às questões, justificando com os dados databela acima.a) Qual o estado físico de cada um dos halogêneos nascondições ambientais?b) Qual dos halogêneos tem maior ponto de ebulição?
www.alcidesquimica.com.br
10
 
Alcides Ribeiro - Curso Especial de Química 
67.
Considere os seguintes materiais:a) Etanol (álcool etílico) i) Vinagreb) Álcool hidratadoj) Coca-colac) Água dos riosk) Guaraná (refr.)d) Pólvoral) Amálgamae) Salitrem) Mercúriof) Ouro 18 quilatesn) Ferrog) Latao) Gasolinah) Leite p) MetanoQuais são substâncias puras e quais são misturas?
68.
Considere a aparência das misturas, analise assituações apresentadas e assinale a alternativa queidentifica as misturas homogêneas.I) Mistura de água e sílica.II) Mistura de água e óleo.III) Mistura de água e álcool.IV) Mistura não saturada de água e cloreto de sódio.V) Mistura de nitrogênio e hidrogênio.a) somente I e IIb) somente III, IV e Vc) somente Vd) nenhuma situaçãoe) todas as situações
69. (Uneb)
Açúcar refinado, maionese, e sal de cozinhaiodado constituem, respectivamente:a) mistura homogênea, mistura heterogênea e substânciacomposta.b) substância composta, substância composta e misturahomogênea.c) substância composta, mistura heterogênea e misturahomogênea.d) substância simples, substância composta e colóide.e) nda
70.
(Vunesp) O gráfico representa a curva deresfriamento, temperatura em função do tempo, de umasubstância pura utilizada como combustível, à pressão de1 atmosfera.Explicar o fenômeno que ocorre em cada região da curvaindicada pelas letras A, B, C, D e E.
71. (Fuvest)
ArLatãoIodoNaftalenoGás carbônico Ouro 18 quilatesSe esses materiais forem classificados em substânciaspuras e misturas, pertencerão ao grupo das substânciaspuras:a) ar, gás carbônico e latão.b) iodo, ouro 18 quilates e iodo.c) gás carbônico, latão e iodo.d) ar, ouro 18 quilates e naftaleno.e) gás carbônico, iodo e naftaleno.
72. (Mack)
Assinale a alternativa correta:I) prego enferrujado.II) ar filtrado.III) 6 x 10
23
moléculas de água.IV) álcool etílico 96,0ºGL.V) gás amônia (NH
3
).São substâncias puras:a) II e Vb) III e Vc) I e IIId) II e IVe) II, III e V
73. (Fuvest)
Aço, etanol e ozônio representamrespectivamente:a) substância composta, mistura azeotrópica e substânciasimples.b) substância composta, mistura e substância simples.c) mistura, substância composta e substância simples.d) mistura, substância simples e substância composta.e) eutético, azeotrópico e substância simples.
74. (Uneb)
Aquecendo-se continuamente uma substânciapura, à pressão constante, quando se observa a passagemdo estado sólido para líquido, a temperatura do sistema:a) é constante e igual ao ponto de ebulição.b) é constante, mesmo depois que todo o sólido tenhadesaparecido.c) é constante enquanto há sólido.d) aumenta gradativamente.e) aumenta até acabar todo o sólido.
Leia o texto seguinte para responder à questão 75.
O rótulo de uma garrafa de água mineral indica a seguintecomposição química provável, em mg/L:Bicarbonato de bário0,04Bicarbonato de estrôncio0,01Bicarbonato de cálcio4,04Bicarbonato de magnésio2,16Bicarbonato de potássio13,88Óxido de alumínio0,13Óxido de silício30,00
75. (UnB)
Com base no texto e considerando que, emuma análise laboratorial, foi encontrado um resíduo após aevaporação de uma amostra da água mineral, julgue ositens a seguir.a) A garrafa contém uma solução cujo solvente é o óxidode hidrogênio.b) O resíduo mencionado poderia ter sido obtido tambémpelo processo de decantação.c) Pela composição química fornecida, conclui-se que essaágua mineral é formada por 7 elementos químicos.d) A massa provável de resíduo obtida na evaporação de100 mL de água será de 5,026 mg. 
76. (UniCEUB)
A destilação secada madeira permiteobter um combustível que é:a) o metanolb) o etanolc) o óleo dieseld) a gasolinae) o hidrogênio
77. (UEBA)
A obtenção industrial do oxigênio (PE =-183ºC) e do nitrogênio (PE = -196ºC) é feita pordestilão fracionada do ar. Comprimindo-se o ar
www.alcidesquimica.com.br
11

Activity (42)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
andresmedeiros liked this
Emerson Ribeiro liked this
Alaíde Silva liked this
Jemusu Go Takano liked this
Jemusu Go Takano liked this
Chico Silva liked this
Chico Silva liked this
Marcely Silva liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->