Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
13Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
57-SINOPSES DAS REAÇÕES ORGÂNICAS 3

57-SINOPSES DAS REAÇÕES ORGÂNICAS 3

Ratings: (0)|Views: 1,266 |Likes:
Published by nv77vnm

More info:

Published by: nv77vnm on Apr 02, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/10/2014

pdf

text

original

 
Química Orgânica 
Sinopse das reações orgânicas III 
965. (Vunesp)
Um óleo vegetal combina-se com umcerto elemento em presença de níquel finamente dividido(catalisador) e converte-se em gordura sólida (margarina).Qual é o elemento que reage com o óleo e como sedenomina a reão? Escrever a equação química doprocesso.
966.
Algumas espécies de moscas desenvolveram umaenzima que converte DDT em DDE, atenuando muito oefeito tóxico do primeiro. O mesmo DDE tem, entretanto,para outros organismos, maior toxidez e, o que é pior,degrada-se no meio ambiente mais dificilmente do que oDDT. Veja a seguir as estruturas dessas duas substâncias.a)Qual reagente deve ser utilizado para podermosconverter o DDE em DDT?b)Explique por que uma solução de bromo (coloraçãocastanha) pode ser utilizada, a frio e no escuro, paradiferenciar as estruturas do DDT e DDE.
967.
Acroleína é o nome usual de uma substância que seforma, quando o óleo é utilizado por muito tempo nafritura de alimentos. É ela um dos principais responsáveispelo odor característico de óleo muito usado. O nomeoficial da acroleína é propenal. Equacione a ração de hi-drogenação catalítica dessa substância.
968.
O cheiro característico da canela se deve àsubsncia conhecida como cianamaldeído, cujanomenclatura oficial é 3-fenil-propenal. Equacione areação de adição de bromo à dupla ligação etênica dessasubstância.
969.
Toda reação ou transformação química é, naverdade, um rearranjo de átomos; assim, para que ocorrauma reação, é necessário que as ligações entre os átomosdos reagentes sejam rompidas e que se estabeleçamoutras reações, formando nova arranjo entre os átomos,originando os produtos.Sobre as reações orgânicas, julgue os itens.a)As reações de adição são reações característicasde compostos saturados. Neste tipo de reação,acorre a troca de um átomo da molécula orgânicapor outro átomo ou grupo de átomos.b) A hidratação do eteno produz o etanal.c) A reação que acorre entre o propino e o bromo (Br
2
)pode produzir dois isômeros, cis e trans.d) A adição de 1 mol de ácido clorídrico ao propileno levaà formação do 2-cloropropeno.e) A adição de brometo de hidrogênio ao 3,4-dimetil-2-penteno produz o 4-bromo-3,4-dimetil-pentano.
970. (Vunesp)
Um álcool pode ser obtido pela reaçãoentre um alceno e ácido sulfúrico, em um processo deduas etapas. A primeira etapa envolve um ataque do íonH
+
a dupla ligação do alceno, ocorrendo sua adição aoátomo de carbono mais hidrogenado (Regra deMarkonikoff). A segunda etapa envolve a reação dehidrólise do composto formado na primeira etapa,obtendo-se o álcool correspondente e regenerando o ácidosulfúrico.Escreva:a)as equações balanceadas das duas etapas da reação,quando o alceno utilizado é o propeno;b)o nome e a fórmula estrutural do álcool obtivado noprocesso.
www.alcidesquimica.com.br 164

Activity (13)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Edelian Geber liked this
Luis Henrique liked this
Caroline Alves liked this
Yuri Giles liked this
Jonas Montagna liked this
rcardosoferreira liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->