Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
242Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

Ratings:

4.67

(3)
|Views: 51,504|Likes:
Published by Luciana

More info:

Published by: Luciana on Apr 06, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

02/21/2014

pdf

text

original

 
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDESISTEMA ÚNICO DE SAÚDESISTEMA ÚNICO DE SAÚDESISTEMA ÚNICO DE SAÚDE 
1.Evolução histórica da organização do sistema de saúde no Brasil e a construção do Sistema Único deSaúde - seus princípios, suas diretrizes e seu arcabouço legal.
2. As normas operacionais do SUS.
3. A questão do controle social.
4. O paradigma da promoção da saúde.
5. A estratégia de saúde da família - sua evolução, seus princípios e sua aplicação.
6. Sistemas de Informação em Saúde (SIA, SIH, SIAB, SIM. SINASC, SINAN, SIPNI, SISPRE-NATAL,HIPERDIA, SISCAM).
7. O pacto pela Saúde.
8. O SUS/DF - estrutura, organização e funcionamento.
 
Evolução histórica da organização do sistema de saúde no Brasil e a construção do Sistema Único de Saúde - seusprincípios, suas diretrizes e seu arcabouço legal.Desde o século passado o sistema de saúde vem sofrendo mudanças que são acompanhadas de transformaçõeseconômicas, socioculturais e políticas;Uma trajetória histórica pode ser aponada por 4 principais tendências:1. SANITARISMO CAMPANHISTA - as campanhas sanitárias era sua principal estratégia (início do século XX até 19452. PERÍODO DE 1945-1960 – período de transição3. MODELO MÉDICO-ASSISTENCIAL PRIVATISTA (hegemônico dos anos 1960 até meados dos anos 1980)4. MODELO PLURAL (vigente) inclui como sistema público o Sistema Único de Sáude-SUSI. SANITARISMO CAMPANHISTA Início do século XX até 1920(modelo de inspiração militar que consistia no estilo repressivo de intervenção médica; tinha um caráter coletivo) Tempo da chamada primeira república (economia: agricultura exportadora cafeeira) Preocupação: sanear os espaços (portos) e controlar as doenças que prejudicassem as exportações (peste, cólera evaríola); Serviços públicos de saúde: dirigido pela Diretoria Geral de Saúde Pública (M Justiça e Negócios Interiores);corresponde hoje ao MS Oswaldo Cruz: adotou o modelo das campanhas sanitárias destinados a combater endemias urbanas -estudou emParis (Instituto Pasteur), investigou um surto de peste bubônica em Santos-SP - vacinação anti-variólica gerouprotestos - Revolta da Vacina; Área assistência individual: ações de saúde privadas Assistência hospitalar pública: caráter de assistência social (hanseníase e tuberculose)II. De 1920 a 1945sanitarismo campanhista continua como principal característica da política de saúde;atividades: campanha contra a tuberculose (1936), combate às endemias; criação em 1942 do SESP (ServiçoEspecial de Saúde Pública);surgem os primeiros embriões do modelo médico-assistencial;surge a assistência previdenciária (Lei Elói Chaves /1923) criava uma caixa de aposentadoria (CAP) para osrespectivos empregados estrada de ferro;? 1926 - amplia para portuários e marítimoscaracterísticas das CAPs: concessão de benefícios pecuniários (aposentadorias e pensões) e prestação de serviços(assistência médica e farmacêutica);profundas mudanças a partir de 1930: GV no poder (ditadura/interventor sobre a sociedade); queda da bolsa deNY; longa crise do café (desvalorização do produto); trabalhadores assalariados (transporte e indústria); criação doMinistério do Trabalho;1933: nasce a estrutura de Previdência Social IAPs (por categoria de trabalhadores) estrutura da sociedade civilp/ interior do aparelho de Estado;implantação do regime de capitalização: da contribuição previdenciária, rigidez p/ concessão de benefícios e ¯dos valores concedidos : vultosos recursos sob o controle do Estado;1930: criação do Min da Educação e Saúde (coordena ações de saúde de caráter coletivo)

Activity (242)

You've already reviewed this. Edit your review.
Ingrid Stefanny liked this
conradolpk liked this
Wescley Soares liked this
Joyce Lira liked this
Andrea Ramos liked this
1 thousand reads
1 hundred reads
Cliciene Pedrosa liked this
18ze88 liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->