Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
40Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Comportamento Organizacional aula10

Comportamento Organizacional aula10

Ratings: (0)|Views: 9,761|Likes:
Published by Rhumanos

More info:

Published by: Rhumanos on Apr 09, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

02/23/2013

pdf

text

original

 
Comportamento Organizacional - UVB
Faculdade On-line UVB
80
Aula 10Indivíduos e grupos emsíntese
Objetivos da aula:
 Esta aula tem como objetivos principais:Discutir as relações entre indivíduos e grupos nas organizações;Refletir sobre as principais questões referentes ao comportamentode indivíduos e grupos do ponto de vista do trabalho doadministrador.
Se realmente entendemos o problema, a resposta virá dele, porque aresposta não está separada do problema
.(Krishnamurti)Nas últimas aulas, estivemos estudando o comportamento deindivíduos e grupos nas organizações. Podemos dizer, de um lado,que o comportamento de cada indivíduo constrói o comportamentogrupal e a “soma” dos comportamentos de cada grupo determina aação da organização.Por outro lado, o ambiente e a organização influenciam oscomportamentos sejam dos grupos, seja de cada indivíduo. Assim,não podemos falar de modelos lineares de causa-e-efeito; temosque considerar indivíduos, grupos e organização como sistemas emconstante inter-relação.Nesta aula, vamos procurar sintetizar os conteúdos vistos até estemomento, enfatizando exatamente as relações indivíduo-grupo erefletindo sobre as implicações destas dinâmicas para o trabalhodo administrador.
 
Comportamento Organizacional - UVB
Faculdade On-line UVB
81
Características pessoais
A influência das características pessoais sobre o desempenho doindivíduo é uma questão da mais alta importância. As característicasda personalidade são os parâmetros do comportamento, logo o seuestudo pode ajudar na previsão do comportamento e desempenhodo indivíduo.O estudo sistemático dos traços de personalidade pode reduzirsignificativamente os problemas decorrentes da inadequaçãodo indivíduo à função. O administrador pode buscar traços depersonalidade que indiquem adequação do indivíduo às funções deum determinado cargo; maior ou menor conformismo, criatividade,iniciativa, disciplina, etc.É claro que não se pode prever o desempenho de uma pessoa emuma determinada função apenas pelos seus traços de personalidade.É preciso considerar outros fatores, como formação, experiência,habilidades, etc.Um aspecto importante a considerar é a questão das emoções.Existem indivíduos mais e menos emotivos e/ou propensos amanifestar suas emoções. E existem funções que podem exigir doindivíduo uma supressão quase completa de expressões emocionais,em outras a expressão é permitida ou até desejável.De uma forma geral, as organizações procuram limitar ou excluir asmanifestações emocionais do ambiente de trabalho, considerandoo possível impacto negativo das emoções sobre o desempenho. Épreciso manter em mente, porém, que as emoções e sentimentospodem ser parte do trabalho e favorecer o desempenho.
 
Comportamento Organizacional - UVB
Faculdade On-line UVB
82
Alguns teóricos do comportamento enfatizam a importânciado estudo aprofundado dos traços de personalidade para apredição do comportamento e do desempenho. Outros chamam aatenção para o fato de que um mesmo indivíduo pode apresentarcomportamentos muito diferentes em organizações diferentes(empresa, igreja, clube, comunidade, etc).Há sempre a considerar a questão da adaptação do indivíduo acada situação. As pessoas não são “prisioneiras” de uma estruturafixa de personalidade, emoções e comportamentos; na verdade,o ser humano mostra grande capacidade de adaptação e osregulamentos e normas da organização terão grande influênciasobre o comportamento individual.
Valores e atitudes
As atitudes dos indivíduos influenciam seus comportamentos atémais do que os traços de personalidade. Por sua vez, as atitudes sãoem grande parte resultado dos valores fundamentais do indivíduo.De uma forma geral, os administradores devem ter bem clarosos valores fundamentais da organização e buscar colaboradorescujos valores estejam, tanto quanto possível, alinhados com osda organização. A satisfação e a produtividade tendem a crescerquando o colaborador se sente adaptado à organização, reduzindoassim a rotatividade e o absenteísmo.Existe muita polêmica quanto a se os administradores podeminfluenciar positivamente a satisfação dos seus colaboradores como trabalho. Alguns estudos parecem indicar que a satisfação podeser uma característica inata e estável de determinados indivíduos.Isto reduziria a atuação do administrador sobre a satisfação aoato da contratação; tudo se resumiria a identificar e atrair pessoas“naturalmente satisfeitas” para a organização.

Activity (40)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Bruna Tabosa liked this
robsonbispo liked this
trick614 liked this
Juliane Souza liked this
Suelywic liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->