Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
28Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
DEC.2185 - Código de Obras Duque de Caxias - RJ

DEC.2185 - Código de Obras Duque de Caxias - RJ

Ratings: (0)|Views: 3,789 |Likes:
Published by Bed Zed
DEC.2185 - Código de Obras Duque de Caxias - RJ
DEC.2185 - Código de Obras Duque de Caxias - RJ

More info:

Published by: Bed Zed on Apr 13, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/11/2014

pdf

text

original

 
DECRETO Nº 2.185 de 04 de dezembro de 1990.
EMENTA
: Dá nova redação ao decreto nº 846 de23 de janeiro de 1974 e dá outras providências.O Prefeito Municipal de Duque de Caxias, usando de sua atribuiçãolegal,
D E C R E T A
CAPÍTULO I
GeneralidadesArt. 1 -
Este Decreto tem por finalidade instituir normas genéricassobre o licenciamento, a execução e a fiscalização de obras, as instalações e exploraçõesde qualquer natureza na área do Município de Duque de Caxias, bem como, fixar anatureza dos materiais a serem empregados.Pagrafo Único - O Poder Executivo promoveas providências no sentido de dotar os Órgãos do Município de estrutura, meios e normasadequadas ao exato cumprimento das disposições deste artigo.
Art. 2 -
Para os efeitos da aplicação deste Regulamento umaconstrução, além de sua definição geral (vide glossário), é caracterizado, pela existênciade conjunto de elementos construtivos, contínuo em suas três dimensões, com um ouvários acessos às circulações ao nível do pavimento de acesso.
Art. 3 -
Para os efeitos de aplicações das normas de regulamento umaedificação além de sua definição (vide glossário), é caracterizada, também, valendo-sedo conceito expresso no artigo 1º.
Art. 4 -
A responsabilidade pelos diferentes projetos, cálculos emmemórias apresentadas para o necessário licenciamento de obras cabe sempre eexclusivamente aos profissionais que assinarem. Da mesma forma a responsabilidade pelaexecução de obras de qualquer natureza será atribuída exclusivamente aos profissionaisque no respectivo projeto, assinarem com essa finalidade .Parágrafo Único - Nos casos onde se fizer desmonte deterreno ou extração de areia de rio ou de terreno, para fins comerciais, industriais ou particulares, exigir-se-á a assinatura de carta ou termo de responsabilidade nos quaisserão fixadas as obrigações por danos eventualmente causadas a terceiros.
Art. 5 -
Às repartições do Município cabe apenas o encargo dosexames de projetos, cálculos e memórias a elas apresentadas para a autorização dolicenciamento das obras decorrentes. Nessa verificação será examinado, nos seus pormenores, o atendimento do que estabelece esta Regulamentação, para o que serãofeitas as exigências do seu cumprimento.
 
Parágrafo Único - Uma vez enquadrado nos preceitos do presente Decreto, os documentos que constituem os projetos, cálculos e memórias serãovisados pela repartão competente, não cabendo ao Município qualquer responsabilidade pelo mau uso dos mesmos .
Art. 6 -
Dentro de um lote, uma construção ou edificação é isolada dasdivisas quanto a área livre, em torno do volume edificado, é contínua em qualquer queseja o nível do piso considerado.
Art. 7 -
Dentro de um lote, uma constrão ou edificão éconsiderada contígua a uma ou mais diversas, quando a área livre deixar de contornar,continuamente, o volume edificado no nível de qualquer piso
Art. 8 -
Quando num lote houver 2 (duas) ou mais edificações formar-se-á o grupamento de edificações que, conforme suas utilizações, poderá ser residencialou não residencial.
Art. 9 -
Em cada zona ou Área do Munipio, as edificaçõesobedecerão às disposões de uso predominante do solo, do índice de confortohabitacional e afastamentos mínimos fixados na legislação de uso do solo.§ 1º - Todo uso ou edificação existente à data de expediçãoou alteração subsequente deste decreto, mas não em conformidade com ele, será mantidocom as limitações previstas nos Parágrafos seguintes e nos quadros citados neste artigo .§ 2º - Qualquer uso ou edificação que não satisfaça estedecreto, a legislação de uso do solo e suas posteriores alterações não poderá ser :I - Substituído por outro uso não conforme;II - Restabelecido após 6 (seis) meses de descontinuidade;III - Prorrogado, embora concedido temporariamente, anão ser em conformidade com a regulamentação dozoneamento;IV - Reconstituído após avaria que tenha atingido 60%(sessenta por cento ) de sua área de construção. 
Art. 10 -
Em qualquer zona, toda edificação existente ou que soframodificações em 60% (sessenta por cento) de sua área total de construção, a partir davigência deste Decreto, deverá obedecer aos afastamentos mínimos, à altura máxima, aoíndice de aproveitamento da área, ao número de unidades de uso permitidas por lote,fixados para cada zona, tipo de uso, intensidade e forma de uso indicados na legislaçãode uso do solo.Pagrafo Único - Nenhum afastamento ou área deventilação exigidos para qualquer edificação, poderá, durante a sua existência, ser ocupado ou considerado como espaço livre para qualquer outra constrão ouedificação.
Art. 11 -
As áreas de estacionamento de veículos, cobertas ou não,serão previstas nos diferentes lotes.Parágrafo Único - O espaço para o estacionamento deverá permitir o acesso de veículos, do ou para o logradouro, a ser considerado como espaçolivre, associado ao uso ou usos permitidos, a não poderão, em nenhum tempo, ser reduzido, de qualquer forma.
 
CAPÍTULO II
Das Construções e EdificaçõesArt. 12 -
Não poderão ser executadas, sem prévia licença do ÓrgãoMunicipal competente, obras de construção e reconstrução parcial ou total de edificaçãode qualquer natureza, bem como os consertos, reformas e modificações em prédiosexistentes.Parágrafo único - Serão especificadas, na forma desteDecreto, as obras que dependam de simples comunicação e as que independem damesma.
Art. 13 -
Nenhuma construção ou edificação, seja qual for a suanatureza, poderá ser feita sem que seja fornecido, pela repartição Municipal competenteo termo de alinhamento, altura da soleira e as respectivas numerações.
Art. 14 -
Serão reguladas, na forma como prevê este Decreto, ascondições ou obstrução transitória ou permanente de logradouros públicos e vista panorâmica, bem como as relativas as obras de qualquer espécie nas fachadas.
Art. 15 -
O dimensionamento das construções é função das condições peculiares às zonas, bem como dos índices da densidade demográfica e deaproveitamento, obedecendo às condições de segurança, higiene e estética , àsnecessidades de trânsito, transporte, estacionamentos e outros serviços públicos .
Art. 16 -
As obras de acréscimo, quer no sentido vertical , quer nosentido horizontal , modificações ou melhoria das condições higiênicas dos prédiosexistentes serão executadas na forma prevista por este Regulamento, atendendo tambémao que dispõe , nesse particular este regulamento de saúde , saneamento e zoneamento.
Art. 17 -
Nas demolições de qualquer natureza , além das medidas dehigiene e segurança exigida pela Consolidação das Leis de Trabalho e elo CódigoSanitário da secretaria Estadual de Saúde , serão observadas as disposições previstasneste regulamento .Parágrafo Único - Ao verificar - se a paralisação da obra por prazo superior a 2(dois ) meses , o terreno será fechado por muro , passeioconstruído , devendo ser retirado qualquer material cuja queda possa ocasionar acidentes, e fechados os vãos da fachada.
Art. 18 -
Finda a execução de qualquer obra, com observância detodas as prescrições legais, deverá ser pedida e concedida a aceitação pela autoridadefiscalizadora.Parágrafo Único - Verificada a inobservância de qualquer  prescrição legal, o pedido será indeferido e consequentemente aplicada a penalidadecabível.
Art. 19 -
Para a execão de qualquer obra sepermitida aconstrução de andaimes fixos ou suspensos e obrigatórios a construção de tapumes.

Activity (28)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
ilkesamar liked this
Maycon Miguel liked this
Victor Gallo liked this
samplas liked this
PatolinoMarinho liked this
drdomingues liked this
Simone Rozsanyi liked this
Rodrigo Pinheiro liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->