Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
28Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
DEC.2185 - Código de Obras Duque de Caxias - RJ

DEC.2185 - Código de Obras Duque de Caxias - RJ

Ratings: (0)|Views: 9,086|Likes:
Published by Bed Zed
DEC.2185 - Código de Obras Duque de Caxias - RJ
DEC.2185 - Código de Obras Duque de Caxias - RJ

More info:

Published by: Bed Zed on Apr 13, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, DOC, TXT or read online from Scribd
See More
See less

04/13/2013

pdf

text

original

 
DECRETO Nº 2.185 de 04 de dezembro de 1990.
EMENTA
: Dá nova redação ao decreto nº 846 de23 de janeiro de 1974 e dá outras providências.O Prefeito Municipal de Duque de Caxias, usando de sua atribuiçãolegal,
D E C R E T A
CAPÍTULO I
GeneralidadesArt. 1 -
Este Decreto tem por finalidade instituir normas genéricassobre o licenciamento, a execução e a fiscalização de obras, as instalações e exploraçõesde qualquer natureza na área do Município de Duque de Caxias, bem como, fixar anatureza dos materiais a serem empregados.Pagrafo Único - O Poder Executivo promoveas providências no sentido de dotar os Órgãos do Município de estrutura, meios e normasadequadas ao exato cumprimento das disposições deste artigo.
Art. 2 -
Para os efeitos da aplicação deste Regulamento umaconstrução, além de sua definição geral (vide glossário), é caracterizado, pela existênciade conjunto de elementos construtivos, contínuo em suas três dimensões, com um ouvários acessos às circulações ao nível do pavimento de acesso.
Art. 3 -
Para os efeitos de aplicações das normas de regulamento umaedificação além de sua definição (vide glossário), é caracterizada, também, valendo-sedo conceito expresso no artigo 1º.
Art. 4 -
A responsabilidade pelos diferentes projetos, cálculos emmemórias apresentadas para o necessário licenciamento de obras cabe sempre eexclusivamente aos profissionais que assinarem. Da mesma forma a responsabilidade pelaexecução de obras de qualquer natureza será atribuída exclusivamente aos profissionaisque no respectivo projeto, assinarem com essa finalidade .Parágrafo Único - Nos casos onde se fizer desmonte deterreno ou extração de areia de rio ou de terreno, para fins comerciais, industriais ou particulares, exigir-se-á a assinatura de carta ou termo de responsabilidade nos quaisserão fixadas as obrigações por danos eventualmente causadas a terceiros.
Art. 5 -
Às repartições do Município cabe apenas o encargo dosexames de projetos, cálculos e memórias a elas apresentadas para a autorização dolicenciamento das obras decorrentes. Nessa verificação será examinado, nos seus pormenores, o atendimento do que estabelece esta Regulamentação, para o que serãofeitas as exigências do seu cumprimento.
 
Parágrafo Único - Uma vez enquadrado nos preceitos do presente Decreto, os documentos que constituem os projetos, cálculos e memórias serãovisados pela repartão competente, não cabendo ao Município qualquer responsabilidade pelo mau uso dos mesmos .
Art. 6 -
Dentro de um lote, uma construção ou edificação é isolada dasdivisas quanto a área livre, em torno do volume edificado, é contínua em qualquer queseja o nível do piso considerado.
Art. 7 -
Dentro de um lote, uma constrão ou edificão éconsiderada contígua a uma ou mais diversas, quando a área livre deixar de contornar,continuamente, o volume edificado no nível de qualquer piso
Art. 8 -
Quando num lote houver 2 (duas) ou mais edificações formar-se-á o grupamento de edificações que, conforme suas utilizações, poderá ser residencialou não residencial.
Art. 9 -
Em cada zona ou Área do Munipio, as edificaçõesobedecerão às disposões de uso predominante do solo, do índice de confortohabitacional e afastamentos mínimos fixados na legislação de uso do solo.§ 1º - Todo uso ou edificação existente à data de expediçãoou alteração subsequente deste decreto, mas não em conformidade com ele, será mantidocom as limitações previstas nos Parágrafos seguintes e nos quadros citados neste artigo .§ 2º - Qualquer uso ou edificação que não satisfaça estedecreto, a legislação de uso do solo e suas posteriores alterações não poderá ser :I - Substituído por outro uso não conforme;II - Restabelecido após 6 (seis) meses de descontinuidade;III - Prorrogado, embora concedido temporariamente, anão ser em conformidade com a regulamentação dozoneamento;IV - Reconstituído após avaria que tenha atingido 60%(sessenta por cento ) de sua área de construção. 
Art. 10 -
Em qualquer zona, toda edificação existente ou que soframodificações em 60% (sessenta por cento) de sua área total de construção, a partir davigência deste Decreto, deverá obedecer aos afastamentos mínimos, à altura máxima, aoíndice de aproveitamento da área, ao número de unidades de uso permitidas por lote,fixados para cada zona, tipo de uso, intensidade e forma de uso indicados na legislaçãode uso do solo.Pagrafo Único - Nenhum afastamento ou área deventilação exigidos para qualquer edificação, poderá, durante a sua existência, ser ocupado ou considerado como espaço livre para qualquer outra constrão ouedificação.
Art. 11 -
As áreas de estacionamento de veículos, cobertas ou não,serão previstas nos diferentes lotes.Parágrafo Único - O espaço para o estacionamento deverá permitir o acesso de veículos, do ou para o logradouro, a ser considerado como espaçolivre, associado ao uso ou usos permitidos, a não poderão, em nenhum tempo, ser reduzido, de qualquer forma.
 
CAPÍTULO II
Das Construções e EdificaçõesArt. 12 -
Não poderão ser executadas, sem prévia licença do ÓrgãoMunicipal competente, obras de construção e reconstrução parcial ou total de edificaçãode qualquer natureza, bem como os consertos, reformas e modificações em prédiosexistentes.Parágrafo único - Serão especificadas, na forma desteDecreto, as obras que dependam de simples comunicação e as que independem damesma.
Art. 13 -
Nenhuma construção ou edificação, seja qual for a suanatureza, poderá ser feita sem que seja fornecido, pela repartição Municipal competenteo termo de alinhamento, altura da soleira e as respectivas numerações.
Art. 14 -
Serão reguladas, na forma como prevê este Decreto, ascondições ou obstrução transitória ou permanente de logradouros públicos e vista panorâmica, bem como as relativas as obras de qualquer espécie nas fachadas.
Art. 15 -
O dimensionamento das construções é função das condições peculiares às zonas, bem como dos índices da densidade demográfica e deaproveitamento, obedecendo às condições de segurança, higiene e estética , àsnecessidades de trânsito, transporte, estacionamentos e outros serviços públicos .
Art. 16 -
As obras de acréscimo, quer no sentido vertical , quer nosentido horizontal , modificações ou melhoria das condições higiênicas dos prédiosexistentes serão executadas na forma prevista por este Regulamento, atendendo tambémao que dispõe , nesse particular este regulamento de saúde , saneamento e zoneamento.
Art. 17 -
Nas demolições de qualquer natureza , além das medidas dehigiene e segurança exigida pela Consolidação das Leis de Trabalho e elo CódigoSanitário da secretaria Estadual de Saúde , serão observadas as disposições previstasneste regulamento .Parágrafo Único - Ao verificar - se a paralisação da obra por prazo superior a 2(dois ) meses , o terreno será fechado por muro , passeioconstruído , devendo ser retirado qualquer material cuja queda possa ocasionar acidentes, e fechados os vãos da fachada.
Art. 18 -
Finda a execução de qualquer obra, com observância detodas as prescrições legais, deverá ser pedida e concedida a aceitação pela autoridadefiscalizadora.Parágrafo Único - Verificada a inobservância de qualquer  prescrição legal, o pedido será indeferido e consequentemente aplicada a penalidadecabível.
Art. 19 -
Para a execão de qualquer obra sepermitida aconstrução de andaimes fixos ou suspensos e obrigatórios a construção de tapumes.

Activity (28)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
ilkesamar liked this
Maycon Miguel liked this
Victor Gallo liked this
samplas liked this
PatolinoMarinho liked this
drdomingues liked this
Simone Rozsanyi liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->