Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword or section
Like this
20Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Material Online UNIP 2009

Material Online UNIP 2009

Ratings:

5.0

(1)
|Views: 21,842|Likes:
Published by edson_gomes_28
Pra galera UNIP 2009
Pra galera UNIP 2009

More info:

Categories:Types, School Work
Published by: edson_gomes_28 on Apr 13, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, DOC, TXT or read online from Scribd
See More
See less

06/24/2013

pdf

text

original

 
COMUNICAÇÃO APLICADA
Título :
B1 - Introdução à Comunicação
Conteúdo
:
Videoaula
Assista à videoaula clicando no monitor ao lado.
 
Olá, alunos.
 
Eu sou o professor João Bueno, professor da disciplina Comunicação e Expressão. Por que nós temos queestudar comunicação e expressão no curso de comunicação? O objetivo principal dessa disciplina édesenvolver as habilidades da escrita e da fala nos alunos. Por que isso? Porque qualquer profissional quevai disputar o mercado de trabalho necessita de ter um desenvolvimento da escrita e da fala. Pra gentecomeçar a estudar essa disciplina, nós vamos estudar alguns conceitos: o conceito de signo, o conceito desímbolo, o conceito de linguagem e finalmente o conceito de texto, como construir um texto com coesão ecom coerência.
 
Título :
B1 - A comunicação
Conteúdo
:
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
Ao realizar este curso
on-line
é importante que você se inteire de todas as informaçõesrelativas aos conceitos expostos. Portanto, leia atentamente os textos, antes de realizar ostestes de interpretação e as atividades. Para facilitar o seu trabalho, os conteúdos sãoapresentados em formato resumido. No final da aula, você encontrará uma bibliografia básicaque lhe auxiliará no aprofundamento dos conceitos.Esta disciplina tem o objetivo de trabalhar com os alunos os diversos gêneros textuais esistemas de comunicação.Ao realizar este curso é importante que você se inteire de todas as informações relativas aosconceitos expostos. Portanto, leia atentamente os textos, antes de realizar os testes deinterpretação e as atividades. Para facilitar o seu trabalho, os conteúdos são apresentados emformato resumido. No final da aula, você encontrará uma bibliografia básica que lhe auxiliaráno aprofundamento dos conceitos. Esta disciplina tem o objetivo de trabalhar com os alunos osdiversos gêneros textuais e sistemas de comunicação.Ao realizar este curso é importante que você se inteire de todas as informações relativas aosconceitos expostos. Portanto, leia atentamente os textos, antes de realizar os testes deinterpretação e as atividades. Para facilitar o seu trabalho, os conteúdos são apresentados emformato resumido. No final da aula, você encontrará uma bibliografia básica que lhe auxiliaráno aprofundamento dos conceitos. Esta disciplina tem o objetivo de trabalhar com os alunos osdiversos gêneros textuais e sistemas de comunicação.
1
 
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
 Aula 1: Trabalhando com textos. Os diversos tipos de linguagem. O que são signos? O que sãosímbolos? O que são conceitos? Coerência e coesão textual. Exercícios de fixação.Aula 2: Trabalhando com textos argumentativos. Conceituação de textos, artigo de jornal,narração e descrição, textos descritivos não-literários, textos descritivos literários, descrição depessoas. Exercícios de fixação.Aula 3: O texto dissertativo: Técnica de argumentação. Objetividade e subjetividade.Exercícios de fixação.Aula 4: Técnicas de leituras visuais — Percurso visual, o tempo, a finalidade do texto visual ea percepção. Análise de um audiovisual. Exercícios de fixação.Aula 5: Técnica de fichamento de textos e resumos. Indicações bibliográficas precisas,informações sobre o autor, breve resumo do livro ou do artigo, citações extensas, citaçõespessoais. Exercícios de fixação.Aula 6: Confecção de um relatório: estrutura, tipos de relatório: de estudo ou de pesquisa; deocorrência; de atividades. Exercícios de fixação.Aula 7: Planejando um projeto em forma de texto. Introdução, Levantamento de Literatura,Problema, Hipótese, Objetivos, Justificativa, Metodologia, Cronograma, Recursos, Anexos,Referências, Glossário. Exercícios de fixação.Aula 8: Organização de seminário ou exposição oral. Os gêneros de exposição escolar oral eprodução científica. A pesquisa, escolha e organização da forma de apresentação,demonstração de conhecimentos, capacidade de síntese e habilidade de despertar o interessedo público. Exercícios de fixação.
INTRODUÇÃO
 Este curso pretende trabalhar com as diversas formas de comunicação que se apresentam emnossa sociedade.Hoje em dia percebemos que estamos cercados de palavras, de imagens, de sons, que sãoresponsáveis pelos diversos tipos de comunicação e expressão dos seres humanos.Podemos destacar os seguintes tipos de expressão: textos jornalísticos, textos literários,
2
 
teatro, cinema, arquitetura, moda, pintura,fotografia, escultura, música e as múltiplasformas de símbolos que movem nossa sociedade.Nós aprendemos desde a infância a entender e a usar os símbolos, criando diversos tipos delinguagens. É a partir desse conhecimento que podemos resolver os problemas do nossocotidiano. Sem a compreensão dos símbolos, não conseguimos registrar nossas experiências eisso inviabiliza toda comunicação.Agora, vamos introduzir alguns conceitos importantes para o nosso estudo:
Videoaula
Assista à videoaula clicando no monitor ao lado.
O que são os símbolos?
 Símbolos são signos que podem ser usados para representar um objeto ou trazer umainformação na ausência desse objeto ou da fonte de informação. Um símbolo é um modo depensar em alguma coisa. O símbolo transforma o “ausente” em uma coisa que existe nopresente. As diferentes línguas humanas, as nossas artes, a linguagem da matemática emuitas outras formas de comunicação têm natureza essencialmente simbólica. Os símbolosnão precisam ter relações diretas com as formas dos objetos. Por exemplo: a palavra flor nãotem qualquer semelhança com o objeto flor existente na natureza.
Videoaula
Assista à videoaula clicando no monitor ao lado.
3

Activity (20)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Maria D Vieira liked this
Lucas Diniz liked this
Willian Faria liked this
welderlemes3090 liked this
Felipe Alberto liked this
Thiago Camargo liked this
s405050 liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->