Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
1Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
BNDES_administ_itemIII_a_IV_vinicius_oliveira_Aula 09.pdf

BNDES_administ_itemIII_a_IV_vinicius_oliveira_Aula 09.pdf

Ratings: (0)|Views: 67 |Likes:
Published by Adriana Oliveira

More info:

Published by: Adriana Oliveira on May 18, 2013
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

03/16/2014

pdf

text

original

 
ADMINISTRAÇÃO (Itens III a VII) – BNDESPROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO
Prof. Vinicius Ribeiro
www.pontodosconcursos.com.br
 
1
Aula 9 (última) – III – Administração Geral: (6. Processo decisório. 7.Poder. 8. Empreendedorismo); VII - Administração da Produção eLogística – 2ª parte; V - Gestão de Pessoas e ComportamentoOrganizacional. 5. Gestão de carreiras. 9. Qualidade de vida notrabalho; IV – Estratégia – 2ª parte; Comentários sobre a questão 24da aula 7; Questões de Revisão.
Olá pessoal, vamos para a nossa última aula? Quero parabenizar a todos porchegarem até aqui. A caminhada não é fácil, mas falta pouco. Vamos manter agarra e a pegada. No entanto, é hora de começar a pensar em descansartambém. Estar descansado no dia da prova para que a concentração esteja nomáximo é fundamental.Mais uma vez, estamos utilizando bancas similares para a assimilação deconhecimento.
III – Administração Geral: (6. Processo decisório. 7. Poder. 8.Empreendedorismo)
 
6. Processo decisório
 A tomada de decisão é uma atividade comum nas empresas. A todo omomento, as pessoas precisam tomar decisões em diferentes graus dedificuldade.À medida que se sobe na hierarquia, aumentam as responsabilidades sobreuma decisão. Por outro lado, essas decisões mais “importantes” não sãotomadas todos os dias. Com relação às decisões dos escalões mais baixos,apesar de serem mais “simples”, são tomadas todos os dias pelas pessoas, ouseja, são mais rotineiras.São dois os tipos de decisões tomadas por gerentes:
 
ADMINISTRAÇÃO (Itens III a VII) – BNDESPROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO
Prof. Vinicius Ribeiro
www.pontodosconcursos.com.br
 
2
 
estruturadas: também chamadas de programadas, essas decisões sãotomadas no dia-a-dia da empresa, em suas rotinas. Uma vez existindoessas rotinas, ou seja, a repetição dos acontecimentos, as decisõesseguem procedimentos e regras estruturadas. Nesse tipo de decisão,problemas como a utilização de critérios pessoais de cada gerente nãoocorrem.
 
não-estruturadas: também chamadas de não-programadas, essasdecisões são pontuais, ou seja, são específicas para o caso em questão,não havendo procedimentos ou regras pré-determinados. Essas decisõesdemandam análises mais complexas por parte dos gerentes.A agilização de um processo decisório se dá com a descentralização, poispermite que mais pessoas decidam, destravando o processo.Podemos destacar três vantagens na descentralização das decisões:1.
 
agilidade (respostas mais rápidas aos clientes);2.
 
independência (estímulo à criatividade de cada decisor, independência deescalões/níveis mais baixos); e3.
 
novas tecnologias (informações em tempo real possibilitam adescentralização, já que os gestores conseguem receber as informaçõesnecessárias).A descentralização tem como consequência a solução de uma situação ondeela ocorre. De qualquer forma, é importante mencionar que essa delegação deresponsabilidade não elimina as incertezas existentes no processo de decisão.Elas sempre irão ocorrer. “Não podemos combinar o jogo com o adversário” (mercado, concorrência).As decisões são proferidas em ambientes com diferentes níveis de incerteza.Quanto menores, melhor. Mas é impossível eliminá-las.O processo decisório envolve as seguintes etapas:
 
ADMINISTRAÇÃO (Itens III a VII) – BNDESPROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO
Prof. Vinicius Ribeiro
www.pontodosconcursos.com.br
 
3
 
Identificação e diagnóstico;
 
Desenvolvimento das alternativas;
 
Comparação entre as alternativas;
 
Classificação dos riscos de cada alternativa;
 
Escolha da melhor alternativa; e
 
Execução e avaliação.Questões.
1) (FCC BAHIAGÁS 2010) Nas organizações, as decisões rotineiras e asdecisões causadas por variáveis diversas são denominadas,respectivamente,a) contínuas e de informações gerenciais.b) de apoio a decisões e não-estruturadas.c) estruturadas e de apoio a decisões.d) recorrentes e de informações gerenciais.e) estruturadas e não-estruturadas.
As rotineiras são estruturadas e aquelas causadas por variáveis diversas sãochamadas de não-estruturadas.
Gabarito: E2) (FUNRIO MPOG 2009 ADAPTADA) A tomada de decisão é umprocesso através do qual se seleciona uma ou mais alternativas deação para se atingir o objetivo desejado. Em relação ao processodecisório, pode-se afirmar que

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->