Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
1Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
BNDES_administ_itemIII_a_IV_vinicius_oliveira_Aula 01.pdf

BNDES_administ_itemIII_a_IV_vinicius_oliveira_Aula 01.pdf

Ratings: (0)|Views: 22|Likes:
Published by Adriana Oliveira

More info:

Published by: Adriana Oliveira on May 18, 2013
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/03/2014

pdf

text

original

 
ADMINISTRAÇÃO (Itens III a VII) - BNDESPROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIROAula 1 - V - Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional (8.Cultura e clima organizacional. 4. Gestão do desempenho. 10.Motivação)
Olá pessoal, gostaram da aula demonstrativa? Foi top? Qualquer dúvida quetiverem, não deixem de utilizar o nosso fórum. Vamos juntos nesta caminhadapara o BNDES. Não quero ver desânimo, ok?Quero combinar uma coisa com vocês. Sei que temos muitas matérias paraestudar durante o curso e aquelas que estudamos no começo podem seresquecidas no momento da prova, caso o aluno não faça uma revisão doconteúdo.Então, a partir da aula 5, irei sempre colocar questões de matérias jáestudadas. Isso contribuirá para a fixação do conteúdo. Além disso, aquelesque sentirem dificuldades na questão poderão perceber as maiores dificuldadesque estão tendo. Ok?
8. Cultura e clima organizacional.
Cultura
A cultura, em uma empresa, envolve o conjunto de valores, hábitos, crenças,atitudes, comportamentos e relacionamentos daqueles que compõem aorganização. Nesse sentido, é fácil perceber a peculiaridade de cadaorganização nesse aspecto.O que quero dizer é que, com todo um histórico de vivência e experiência deuma empresa, é praticamente impossível que duas organizações possuamculturas iguais, ou até mesmo parecidas. Vejamos as dimensões das culturas.
Valores Organizacionais:
são a filosofia da empresa, mostrando comoas coisas devem ser.
Prof. Vincius Ribeiro
www.pontodosconcursos.com.br
1
 
ADMINISTRAÇÃO (Itens III a VII) - BNDESPROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIROCultura Gerencial:
reflete os valores quando se trata de autoridade, ouseja, relaciona-se com os estilos de liderança.
• Heróis Organizacionais:
são personificações de padronização devalores.
Histórias e mitos da organização:
é a reflexão dos valores traduzidaem narrativas com folclores que tratam de façanhas obtidas pelos heróis,geralmente os fundadores da organização.
Tabus e rituais de organização:
tabus são limites, padrões aceitáveisde comportamento. Rituais são cerimônias, homenagens aos heróis,premiações.
Símbolos culturais:
são artefatos materiais, como um brasão,logotipo, marcas, vestuário, cores, leiautes, etc.Quando estudamos cultura organizacional, devemos ter em mente seus 3níveis de divisão. Vejamos:
• Artefatos:
constituem o primeiro nível, sendo o mais superficial, visívele perceptível. Os artefatos são tudo aquilo que conseguimos perceber(vendo, ouvindo ou sentindo) ao deparamos com uma organização:produtos, serviços, vestuário, maneira de falar, símbolos, histórias, etc.
• Valores compartilhados:
o segundo nível pode ser definido como osaspectos determinantes para as pessoas e que geram os motivos pelosquais elas fazem o que fazem, servindo de justificativa para todos osmembros. É o famoso "aqui sempre fizemos dessa maneira", tomandopela acepção não pejorativa do termo.
• Pressuposições básicas:
o terceiro nível é mais íntimo, profundo eoculto. São crenças inconscientes, percepções, sentimentos, ou seja,naquilo que os funcionários da empresa acreditam.Nas organizações, podemos encontrar culturas conservadoras, que são maisrígidas com relação a mudanças. Nesse tipo de empresa, a cultura não sofregrandes alterações ao longo do tempo, independente do momento vivenciado,seja uma crise, seja uma revolução tecnológica.
Prof. Vincius Ribeiro
www.pontodosconcursos.com.br
2
 
ADMINISTRAÇÃO (Itens III a VII) - BNDESPROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO
Por outro lado, existem as culturas adaptativas, mais flexíveis e inovadoras.Em empresas com esse tipo de cultura, à medida que a realidade vai setransformando, a cultura organizacional vai tomando nova forma, adaptando-se às alterações do mundo moderno.É preciso destacar que não existe o certo nem o errado nos dois tipos decultura. Se por um lado parece ser interessante adaptar às novas realidades,uma cultura forte e sem muitas mudanças também pode trazer segurança parao futuro empresarial.Assim, é preciso analisar se a postura empresarial, seja inovadora ouinflexível, está sendo eficaz para enfrentar o mercado e obter êxito. Essaanálise mostrará que aqui vale o clichê "cada caso é um caso", cada mercado éuma história.Um tópico importante quando falamos em cultura é o poder. Tendo em vista aglobalização da economia mundial, que influencia diretamente o dia-a-dia deuma empresa, podemos fazer a seguinte conclusão: poder não é só aquilo quese manifesta no interior da organização. As influências externas tambématuam nos resultados de uma empresa.O ser humano necessita da interação social e, quando ele se isola dasociedade, ele perde o contato com o poder. No contexto organizacional, noinício, o poder é centralizado nas mãos dos fundadores/proprietários.À medida que a empresa cresce, o poder vai migrando, vai sedescentralizando. Além da descentralização, a influência externa passa aacontecer.À medida que as empresas ficam interdependentes (influenciadasexternamente), as influências na organização aumentam. Se compararmoscom a cultura, essa representa algo interno, relacionando-se com a imagemque a organização reflete no ambiente.
Prof. Vincius Ribeiro
www.pontodosconcursos.com.br
3

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->