Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
911Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Modelo de Projeto Político Pedagógico

Modelo de Projeto Político Pedagógico

Ratings:

5.0

(4)
|Views: 445,023|Likes:
Published by hallany
Modelo de Projeto Político Pedagógico
Modelo de Projeto Político Pedagógico

More info:

Published by: hallany on Apr 16, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

09/20/2013

pdf

text

original

 
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL “OLEGÁRIO BUENO” CHAVANTES – SP – DEZEMBRO DE 2008.
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:1.1 Escola
:
Municipal de Ensino Fundamental “Olegário Bueno”.
1.2 Entidade Mantenedora
:
Secretaria Estadual de Educação
1.3 Grau de Ensino
:
Ensino Fundamental
1.4 Endereço
:
Rua Maestro Carlos Gomes, 551.
1.5 Município
:
Chavantes – SP.
2. APRESENTAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
A Escola foi criada pelo Decreto nº 16 581, de 30 de janeiro de 1981, com o nome deE.E.P.G. “Olegário Bueno” tendo sua instalação ocorrida em 18/02 do mesmo ano. Peladata de sua criação se dar em época de férias escolares, comemoramos simbolicamente,o aniversário de nossa escola no dia 11 de agosto.A partir de 01/01/1999, por determinação legal, todas as escolas da Rede Estadualtiverem que executar mudanças na denominação, passando a denominar-se E.E.“Olegário Bueno”. EM 02 de agosto do mesmo ano, devido á municipalização do ensino,passou a chamar-se E.M.E.F. “Olegário Bueno”.A escola possui alunos com média de 7 a 11 anos de idade, 269 matriculados, sendo241 freqüentes e 28 transferidos.O perfil cio-econômico é bem diversificado, mas a maior parte dos alunosencontra-se situada na renda mínima, 50% dependem de programas da bolsa escola eajuda na aquisição de materiais escolares subsidiados.Apesar de não possuir nenhum portador de necessidades especiais, a escolaapresenta uma estrutura física adequada, em boas condições, assim como os móveisnela contidos.
3. JUSTIFICATIVA
A Escola Municipal de Ensino Fundamental “Olegário Buenotêm comofunção principal respeitar e valorizar as experiências de vida dos educandos ede suas famílias. Temos como propósito fortalecer nos educandos, a posturahumana e os valores aprendidos: a criticidade, a sensibilidade, a contestaçãosocial, a criatividade diante das situações difíceis, a esperança. Queremos
 
deste modo formar seres humanos com dignidade, identidade e projeto defuturo.
4 . DIAGNÓSTICO DA REALIDADE
Vivemos num mundo capitalista, onde se procura obter conhecimentoscom o objetivo de conseguir posição social e retorno financeiro, uma sociedadeque usa a guerra como argumento e faz dela meios para defender interessespolíticos e religiosos. Um mundo conturbado, onde a família, eixo central dasociedade, perde sua identidade, gerando filhos sem valores, sem princípios.As conseqüências da crise global interferem na situão brasileira:menores abandonados, pais desempregados, baixo poder aquisitivo, famíliasdesestruturadas, agricultura prejudicada por anos consecutivos de secas.Nossa comunidade escolar é afetada pelos fatores anteriormentemencionados. Sendo uma comunidade recém formada, passa por dificuldadescom infra-estrutura. Tentando a organização financeira, tentaram váriasopções de cultura, tendo em alguns casos resultados poucos rentosos e decerta forma um desestímulo, e agora, tentam na produção de leite, a aquisiçãode uma renda mensal para custear os gastos mínimos como: energia elétrica,alimentação e vestuário. Quanto à educação, nossa escola tem a missão decompartilhar o conhecimento e estimular o jovem a permanecer no campo,desenvolvendo consciência crítica, de forma que seja capaz de analisar asrealidades rural e urbana, a fim de procurar novas técnicas de produção, derespeito ao meio ambiente em busca de uma agricultura ecológica auto-sustentável. Também desejamos que nossa clientela interfira na sua comunidade,participando das decisões, buscado soluções, mantendo boa convivência,tendo presente em sua vida a religiosidade e os valores morais e éticos.
5. VISÃO DE EDUCAÇÃO, ESCOLA E SOCIEDADE.5.1 Visão de educação
Educação é um dos processos de formação da pessoa humana. Processosatravés do qual as pessoas se inserem na sociedade, transformando-se etransformando a sua realidade.
5.2 Visão de escola
 
Ambiente que leva em conta o conjunto das dimensões da formãohumana, onde o conhecimento é compartilhado e sistematizado, tendo a tarefade formar seres humanos com consciência de seus direitos e deveres.
5.3 Visão de sociedade
Ambiente no qual o indivíduo está integrado, produzindo e reproduzindorelações sociais, problemas e propondo valores, alterando comportamentos,desconstruindo e construindo concepções, costumes e idéias. Onde o naturalseja pensar no bem de todos e não apenas em si mesmo.
6. TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
A escola segue algumas matrizes pedagógicas que norteiam nossa práticae vivências fundamentais neste processo de humanização das pessoas, quetambém chamamos de educação.
6.1 Pedagogia da organização coletiva
Nossa escola tem como desafio permanente difundir novas relações detrabalho, pelo jeito de dividir tarefas e pensar no bem estar do conjunto e dacomunidade escolar.A escola se organiza coletivamente através de novas relações sociais queproduz e reproduz valores, alternando comportamentos, costumes e idéias.Construindo a aprendizagem organicamente coletiva torna o espaço escolaruma janela aberta para a visão de um mundo novo, e de uma cultura depensar no bem de todos.
6.2 Pedagogia do trabalho
Pelo trabalho nossa escola acredita que o educando compartilhaconhecimentos, cria habilidades e forma consciência. Em si o trabalho já é umapotencialidade pedagógica, e a escola torna-o mais plenamente educativo, àmedida que ajudamos nossos educandos a perceber o seu vínculo com asdemais dimensões da vida humana.No cotidiano os educandos desenvolvem trabalhos na horta escolar à fimde vivenciarem os conhecimentos na área da agricultura e ajudarem no autosustento da merenda escolar, cuidam da conservação do ambiente mantendo oespaço da escola limpo, o lixo reciclado, conservação do patrimônio escolar.
6.3 Pedagogia da escolha
Dizemos que há uma pedagogia da escolha á medida que reconhecemosque a comunidade escolar se educa, se humaniza mais quando exercita a

Activity (911)

You've already reviewed this. Edit your review.
Kleisla Santos added this note
valeu! vai me ajudar na elaboração do PPP da minha escola.
Roberto Nogueira added this note
meus documentos
Kelly V. Montes liked this
Dani Mercurio liked this
Marielle Pilar liked this
Raianne Raquel liked this
Ligiane Aquino liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->