Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
6Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Adenocarcinoma

Adenocarcinoma

Ratings: (0)|Views: 1,348 |Likes:
Published by Rangel de Sousa

More info:

Published by: Rangel de Sousa on Apr 16, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

01/31/2013

pdf

text

original

 
Adenocarcinoma
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Adenocarcinoma é umcâncer (neoplasiamaligna) que se origina em tecidoglandular . Para ser classificado como um adenocarcinoma, as célulasnão necessariamente precisam fazer parte de umaglândula, contanto que elastenham características secretórias. Esta forma decarcinomapode ocorrer emalguns mamíferos, incluindo humanos.[1]O termo adenocarcinoma é derivado de 'adeno', que significa 'pertencente auma glândula' e 'carcinoma', que descreve um câncer que se desenvolveu em célulasepiteliais.Ele pode se originar inicialmente como umadenoma(um tumor glandular que é benigno).
linfomas
sãotumoresque se iniciam a partir da transformação de umlinfócitono sistema linfático. O prefixo “linfo” indica sua origem a partir datransformação de um linfócito, e o sufixo “oma” é derivado da palavra gregaque significa “tumor”. Os linfomas, inclusive o linfoma de Hodgkin, sãoresultado de um dano aoDNAde um linfócito. Esse dano ao DNA ocorreapós o nascimento e representa, portanto, uma doença adquirida e nãohereditária. Essa alteração ou mutação do DNA do linfócito gera umatransformação maligna: resulta no crescimento descontrolado e excessivo dolinfócito, proporcionando uma vantagem competitiva aos linfócitos malignose àscélulasformadas a partir da multiplicação dos mesmos. O acúmulodessas células em divisão resulta em massas tumorais nos linfonodos e emoutros locais.Os linfomas geralmente têm início noslinfonodosou em aglomerados detecidos linfáticos presentes em órgãos como oestômagoe osintestinos. Em alguns casos, os linfomas podem envolver a medula óssea e o sangue: é possível que eles se disseminem para outros locais. Asleucemiaslinfocíticasse originam e ocorrem principalmente na medula óssea, passando a seguir  para o sangue. Elas podem se espalhar envolvendo os linfonodos.Tradicionalmente existem 2 classificações para a doença:Linfoma de Hodgkin(que já foi chamada de doença de Hodgkin).Linfoma não-Hodgkin(que engloba todos os outros tipos de linfoma)A classificação científica dos tipos de linfoma é mais detalhada.O tratamento envolve uma procura da doença em vários órgãos, chamado deestadiamento e pode ser radioterápico , quimioterápico ou em alguns casos otransplante de medula óssea está indicado.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->