Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
23Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Avaliação formal 1 bim 1º ano PROVA A

Avaliação formal 1 bim 1º ano PROVA A

Ratings:

5.0

(1)
|Views: 3,338 |Likes:
Published by wagnerboamorte6160

More info:

Published by: wagnerboamorte6160 on Apr 19, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/11/2014

pdf

text

original

 
AVALIAÇÃO CONTÍNUA – ARTES – 1º ANO – 2º bimestre/2007QUESTÃO 1 – Qual a função da arte na Pré-história? _________________________________________________________________________________________  _ QUESTÃO 2 – Após as leituras realizadas e o conteúdo trabalhado em sala de aula, qual seria a melhor definição para a arte pré-colombiana.
 _________________________________________________________________________________________  _________________________________________________________________________________________  __ 
QUESTÃO 3 – Qual o traço marcante na arquitetura das civilizações maias, incas, e astecas. _________________________________________________________________________________________  _ QUESTÃO 4 – A cerâmica produzida pelos incas obedecia a alguns critérios. Como eram as decorações?
 _________________________________________________________________________________________  _ 
QUESTÃO 5 – O cotidiano assumido como programação, orientado pelo marketing e pela publicidade, pelatecnologia e pelo informacional é sinônimo de rotina. No entanto é justamente contra o rotineiro, o previsível, orepetitivo, que o projeto de mudar a vida se coloca. “Não basta pretender alcançar o cotidiano, mas é necessário, para conhecê-lo verdadeiramente, querer transformá-lo”.Viver é comprometer-se numa crescente consciência, sendo curioso, ativo, sensível, fecundo earrojado, comprometendo-se pessoalmente, decodificando os códigos formais, dando-lhes movimentos e novafunção. E o artista descobre em si e no meio que o cerca formas e movimentos fundamentais de essencialidade.(H.Lefene – Filosofia do cotidiano)Com base no texto acima, julgue os itens.1.( ) Ver é um exercício de construção perceptiva onde os elementos selecionados e o percurso visual podemser educados..2.( ) Os defensores da cotidianidade não pretendem fazer surtir o extraordinário do ordinário.
 
3.( ) Os pintores costumam dizer que, ao olhar, sentem-se vistos pelas coisas e que ser é experiência mágica.4.( ) Conhecer as imagens que nos rodeiam significa também ampliar as possibilidades de contado com arealidade.5.( ) A dimensão de visualidade tem suas raízes no mundo cultura. A expressão visual vem se ampliando nodomínio das linguagens artísticas e através do próprio imaginário cultural.6.( ) A educação do ver, do observar, significa desvelar as nuanças e características do próprio cotidiano.QUESTÃO 6 – Os Kadiwéu, que habitam uma região próxima ao Rio Paraguai, em Mato Grosso do Sul, produzem uma pintura elaborada. Seus desenhos geométricos revelam grande equilíbrio e beleza. Além docorpo, suporte próprio da pintura Kadiwéu, esses desenhos são usados em peças de couro, esteiras e abanos, quetorna inconfundíveis seus próprios objetos. Os finos desenhos corporais realizados pelos Kadiwéu constituem-se em uma forma notável da expressão de sua arte. São os Kadiwéu que apresentam uma pintura corporal maiselaborada Os primeiros registros dessa pintura datam de 1560, pois ela impressionou fortemente o colonizados eos viajantes europeus. Mais tarde foi analisada também por vários estudiosos, entre os quais Lévi-Strauss,antropólogo francês que esteve entre os índios brasileiros em 1935.a) Quais eram os MOTIVOS geralmente utilizados na pintura corporal desta tribo? b) E quanto ao ESTILO? Havia diferença entre a pintura do corpo e a do rosto?QUESTÃO 7 – Antes que os colonizadores europeus chegassem à América, a sua cultura já existia encontrava-se em desenvolvimento. Onde hoje é o Alasca, os Estados Unidos, o México, o Peru, ricas civilizações jáexistiam e produziam arte.Marque a alternativa INCORRETA após julgar os itens seguintes relacionados à arte pré-colombiana.1.( ) Geralmente as construções e os objetos artísticos estavam relacionados a rituais religiosos e mágicos.2.( ) O desenho interessante e original das máscaras influenciou (e ainda influencia) artistas em todo o mundo.3.( ) Os Incas viveram até cerca do século X onde hoje é o México. Eles construíram maravilhosos templos e pirâmides de até 74 metros de altura, decorados em relevo.4.( ) A arte em prata, a cerâmica, a cestaria e a tecelagem foram amplamente trabalhadas pelos Incas.5.( ) A pintura maia era feita em grandes murais coloridos nos palácios e as cenas retratavam motivosreligiosos e históricos.
 
QUESTÃO 8 – EQUILÍBRIO – Está relacionado à necessidade do homem de perceber as coisas de acordo como centro de gravidade da Terra. De modo a consegui-lo as coisas são geralmente dispostas em torno de um eixo.O equilíbrio depende tanto da disposição das formas quanto da cor, como também de fatores associativos e psicológicos como no caso dos pontos perceptivos. O MOVIMENTO também está presente na música, nas artescênicas e nas artes visuais. Na música pode ser dado pelo andamento (se uma música é mais rápida ou lenta, eas variações entre uma e outra) e pelo ritmo. O estudo do movimento dos corpos nos permite tomar consciênciadeles e conhecer as várias possibilidades de utilizá-los em benefício próprio.Com relação ao movimento expressivo no teatro, julgue os itens com C ou E.1.( ) O corpo é matéria-prima para o exercício da linguagem cênica.2.( ) O trabalho teatral tem no movimento corporal do ator o centro irradiador das ações físicas originadas dasenergias interiores criadoras.3.( ) O ator que consegue concentrar em si e em seus movimentos todo o fenômeno do teatro, pode representar  para uma platéia vazia.4.( ) A expressividade do ator na interpretação do texto dramático, aliada aos demais elementos teatrais(cenário, figurinos, luz, som, etc.) agregados à execução do espetáculo cênico dão fora ao equilíbrio harmôniconecessário à recepção da cena.5.( ) A palavra é a forma mais eficiente de comunicação que o ator possui para representar bem seu personagem, sendo o corpo um elemento considerado secundário. A voz é a base do teatro.6.( ) Uma interpretação coerente e unificada pressupõe a exploração das expressões faciais, dos gestos e davoz.QUESTÃO 9 – Para que serviam as MÃOS EM NEGATIVO feitas no período pré-histórico?QUESTÃO 10 – O Brasil possui inúmeros e valiosos sítios arqueológicos em seu território, porém, não recebemdas autoridades o devido valor. O Estado que possui o maior número de cavernas com vestígios de ArteRupestre é Minas Gerais, porém, somente uma das grutas com sinais dos povos que viviam na região é tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), é a Gruta chamada de Cerca Grande. No Sudoeste do estado do Piauí, no município de São Raimundo Nonato, está localizado o maisimportante sítio arqueológico do Brasil, onde em 1978 uma equipe franco-brasileira encontrou vestígiosarqueológicos datando de aproximadamente 6.000 a.C. – provavelmente viveram na região caçadores-coletoresnômades que deixaram nas paredes das cavernas seus vestígios.

Activity (23)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Igor Balduino liked this
272910 liked this
Laiane Maia liked this
Sirlene Ribeiro liked this
Cristina Gomes liked this
Carlos Henrique liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->