Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
1Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Yin-yang

Yin-yang

Ratings: (0)|Views: 2 |Likes:
Published by Laohu Wuxia

More info:

Published by: Laohu Wuxia on Jun 04, 2013
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/20/2014

pdf

text

original

 
Yin-yang1
Yin-yang
O taijitu, a forma mais conhecida de representaro conceito de yin-yang
(yīnyáng)
.Chinês tradicional
陰 
 
陽 
Chinês simplificado
阴 
 
阳 
PinyinyīnyángCoreana
 
hangul
음양
Coreano hanja
陰 
 
陽 
Coreano romanizado oficialeumyangCoreano romanizadoMcCune-ReischauerŭmyangVietnamitaÂm-DươngJaponês
 
kanji
陰 
 
陽 
Japonês romanizadoin'yō/onmyōTailandês
หยน หยาง
o
อม เอ  ยง
O
yin-yang
são dois conceitos do taoísmo, que expõem a dualidade de tudo o que existe no universo. Descreve asduas forças fundamentais opostas e complementares, que se encontram em todas as coisas. O "yin" é o princípiofeminino, a terra, a passividade, escuridão, e absorção. O "yang" é o princípio masculino, o céu, a luz, atividade, epenetração.
[1]
Segundo essa ideia, cada ser, objeto ou pensamento possui um complemento do qual depende para a sua existência eque por sua vez existe dentro de si. Assim, se deduz que nada existe no estado puro nem tão pouco na passividadeabsoluta, mas sim em transformação contínua. Além disso, qualquer ideia pode ser vista como seu oposto quandovisualizada a partir de outro ponto de vista. Neste sentido, a categorização seria apenas por conveniência. Estas duasforças, yin e yang, seria a fase seguinte do "tao", princípio gerador de todas as coisas, de onde surgem.Esta doutrina é de uso corrente na medicina tradicional chinesa.
 
Yin-yang2
Princípios complementares
Segundo este princípio, duas forças complementares compõem tudo que existe, e do equilíbrio dinâmico entre elassurge todo movimento e mutação. Essas forças são:Yang: o princípio ativo, diurno, luminoso, quente.Yin: o princípio passivo, noturno, escuro, frio.Também é identificado como o tigre e o dragão representando os opostos.Essas qualidades acima atribuídas a cada uma das dualidade são, não definições, mas analogias que exemplificam aexpressão de cada um deles no mundo fenoménico. Os princípios em si mesmos estão implícitos em toda e qualquermanifestação.Os exemplos acima não incluem qualquer juízo de valor, e não há qualquer hierarquia entre os dois princípios.Assim, referir-se a yang como positivo apenas indica que ele é positivo quando comparado com Yin, que seránegativo. Esta analogia é como a carga elétrica atribuída a protons e electrons: os opostos complementam-se,positivo não é bom ou mau, é apenas o oposto complementar de negativo.O diagrama do
Taiji
simboliza o equilíbrio das forças da natureza, da mente e do físico. Yang (branco) e Yin (preto)integrados num movimento contínuo de geração mútua representam a interação destas forças.A realidade observada é fluida e em constante mutação, na perspectiva da filosofia chinesa tradicional. Portanto,tudo que existe contém tanto o princípio Yin quanto o Yang. O símbolo Taiji expressa esse conceito: o Yin dáorigem ao Yang e o Yang dá origem ao Yin.Desde os primeiros tempos, os dois polos arquetípicos da natureza foram representados pelo claro e pelo escuro, peloinflexível e pelo dócil, pelo acima e pelo abaixo.O Yang, o poder criador era associado ao céu e ao Sol, enquanto o Yin corresponde à terra, ao receptivo, à Lua.O céu está acima e esta cheio de movimento.A terra - na antiga concepção geocêntrica - está em baixo e em repouso.Dessa forma, Yin passou a simbolizar o repouso, e Yang, o movimento.No reino do pensamento, Yin é a mente intuitiva, complexa, ao passo que Yang, é o intelecto, racional e claro.Yin é a tranquilidade contemplativa do sábio, Yang a vigorosa ação criativa do rei.
O Hotu representa a geração doTai Chi a partir do vazio
Esse diagrama apresenta uma disposição simétrica do yin sombrio e do yang claro .A simetria, contudo não é estática. É uma simetria rotacional que sugere,de formaeloquente, um continuo movimento cíclico.Os dois pontos do diagrama simbolizam a ideia de que toda vez que cada uma dasforças atinge seu ponto extremo, manifesta dentro de si a semente de seu opostoYin-Yang é uma técnica chinesa que significa lados opostos como o Branco (Yang)tem como figura um tigre e o Preto (Yin) Tem como figura um dragão. Ambos sãoopostos significa que cada força existe bem e mal como podemos ver em seusímbolo achamos um ponto de cada cor em cada lado é o Bem e o Mal.
 
Yin-yang3
Referências
[1]
Grande enciclopédia Larousse
(página 11710). Madri: Planeta.
Ligações externas
O Diagrama do Tai Chi, artigo de Roque E. Severino. (http:/ 
 
 / 
 
www.
 
chinaonline.
 
com.
 
br/ 
 
antigo/ 
 
artesmarciais/ taichichuan/ 
 
diagrama_taichi.
 
asp)

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->