Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
19Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Coleção de artigos - Compra e Venda de Imóveis

Coleção de artigos - Compra e Venda de Imóveis

Ratings:

5.0

(1)
|Views: 6,412 |Likes:
Published by Daniel Deusdete
Mais? visite: http://www.JAMAISDESISTA.com.br. Trata-se de uma coleção de artigos que eu juntei na internet sobre a compra e venda de imóveis com principal enfoque na questão dos tributos, pois muita gente mente, descaradamente, ao FISCO ou a CEF e acha isso normal. Será? Você tem temor a Deus?
Mais? visite: http://www.JAMAISDESISTA.com.br. Trata-se de uma coleção de artigos que eu juntei na internet sobre a compra e venda de imóveis com principal enfoque na questão dos tributos, pois muita gente mente, descaradamente, ao FISCO ou a CEF e acha isso normal. Será? Você tem temor a Deus?

More info:

Published by: Daniel Deusdete on Apr 27, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

10/09/2013

pdf

text

original

 
UMA BREVE INTRODUÇÃOMeus caros, não sou autor intelectual de nenhum dos artigos abaixo que eucolecionei quando pesquisava sobre escrituração de imóveis.Cada artigo que eu copiei e juntei estão com a indicação da fonte onde obtive cadaum deles. Para acessá-los na íntegra e conhecer seus respectivos autores, favor visitar suas respectivas homepages. Creio não estar, desta forma, cometendo nenhum crime dedireito autoral. Se alguém se sentir prejudicado com este meu documento, favor entrar em contato por meio de meu blog para que possamos conversar.A única coisa que é de minha autoria é o artigo que coloquei em meu blog:http://eucreioanimaamin.blogspot.como qual transcrevo abaixo (veja o item 7).Meu objetivo é chamar a atenção de cada um para que sejamos verdadeiros emtudo o que fizermos, como nos diz as Escrituras: “
Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; paraque, em tudo, Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder, para todo o sempre. Ámem.
” (I Pedro 4:11).Se você vai vender ou comprar um imóvel, por favor, faça um favor a você mesmo.Se você acha que o governo é ladrão ou trata cada um de nós como ladrões, não useisso para justificar o seu erro. Use o seu voto para mudar isso.Deus abençoe você!
SUMÁRIO
1. A difícil arte de lavrar contratos
Ref.:
 
Em face de ser um assunto por demasiado longo tentarei fazer um esboço o maissintético possível abordando, por conseguinte, o que mais se trabalha nos cartórios que é aVenda e Compra. Tratarei mais diretamente das escrituras públicas, todavia as observaçõessão válidas também para os escritos particulares. Aqueles que quiserem aprimorar seusconhecimentos recomendo ler: “DIREITO NOTARIAL TEORIA E PRÁTICA”, “APLICAÇÃO DODIREITO NA PRÁTICA NOTARIAL E REGISTRAL”, “SERVIÇOS NOTARIAIS E DEREGISTRO”, “INTRODUÇÃO AO DIREITO NOTARIAL E REGISTRAL” e, principalmente, otrabalho do Dr. JOÃO TEODORO DA SILVA, publicado na Revista de Direito Imobiliário do IRIB(Instituto de Registro Imobiliário do Brasil), do qual tirei a maior parte das orientações que aquitentarei esposar.O Código Civil Brasileiro prescreve no seu Artigo 215 os requisitos que devem conter aescritura pública o quê, mutatis mutandi, também vale para os escritos particulares, trazendo aseguinte redação: “salvo quando exigidos por lei outros requisitos a escritura pública deveconter”. Ante a ressalva feita pelo código, devem os profissionais do direito verificar toda alegislação correlata quer seja municipal, estadual ou federal, sob pena de verem seus títulosrecusados pelos Serviços de Registro de Imóveis do país.Mais uma vez peço licença para, transcrever um modelo de escritura pública, que pode,facilmente, ser adaptado para um instrumento particular, elaborado pelo Dr. JOÃO TEODORODA SILVA e por mim adaptado com pequenas modificações que, entretanto, não fazem coisa julgada. Caso algum leitor tenha sugestões para melhorar a peça, serão muito bem vindas. Deantemão já pedimos perdão ao Dr. João Teodoro pelas mudanças aqui insertas e incertas.Para que o leitor não se perca, transcreverei uma parte da escritura e seguidamentefundamentarei de forma bem sucinta o porquê de a mesma dever conter os dados transcritos.Reitero a afirmação acima transcrita: nada aqui faz coisa julgada. A palavra é de todosque tenham os mesmos objetivos que s: prestar um bom servo à sociedade e,conseqüentemente, recuperar o respeito que merecemos pelo nosso trabalho, respeito este,que as “Claíres” vêm tentado vilipendiar. 
Vamos, portanto, ao que interessa:Escritura Pública de Venda e Compra que
outorgam
JOSEFINOGONÇALVES DOS SANTOS e sua mulher, como vendedores, e LARISSAOLIVEIRA SANTOS, como compradora
.
Se é uma venda e compra não pode se tratar de outorgante e outorgado, pois o contratode venda e compra é um contrato com efeitos bilaterais, ou seja, geram obrigações recíprocas para as partes. São chamados pela doutrina de sinalagmáticos, pois a teor do Artigo 481 doCCB, um se obriga a transferir o domínio e o outro a pagar certo preço pela coisa. Portanto emqualquer contrato bilateral ambas as partes seo outorgantes. Caso seja um contratounilateral, a exemplo de uma doação pura, aí sim, seriam outorgante e outorgado. Desta feitanas vendas e compras faça o preâmbulo do seu contrato como demonstramos acima
 
Em 13 (treze) de novembro de 2002 (dois mil e dois), neste Ofício de Notas,situado na Av. Inclinada, 33, Centro, Pitangui, Estado de Minas Gerais,
Dispensa qualquer comentário. Inciso I do Parágrafo 1º do Artigo 215 do CCB.
lavro esta escritura que, perante mim, comparecem, como vendedores,JOSEFINO GONÇALVES DOS SANTOS, empresário, portador da Cédula deIdentidade Registro n. 77777777, inscrito no CPF sob o n. 888888888-88, e suamulher, MARIA DA CONCEIÇÃO DE CAMPOS CORDEIRO, do lar, portadora daCédula de Identidade Registro n. 55555555, inscrita no CPF sob o nº 666666666-66, ambos brasileiros, casados sob o regime de Comunhão Universal de Bens,em 27 de janeiro de 1979, com Pacto Antenupcial registrado sob o n. 1000, Livro3-B, no Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Pitangui-MG, residentes edomiciliados na Avenida Sobe e Desce, n. 201, Bairro Ladeirão, neste Município;e como compradora, LARISSA OLIVEIRA SANTOS, brasileira, estudante,portadora da Cédula de Identidade Registro n. 11111111, inscrita no CPF sob o n.2222222, casada sob o regime de Comunhão Parcial de Bens, em 25 de janeirode 2000, com CARLOS EDUARDO SANTOS, inscrito no CPF sob o n. 9999999,residentes e domiciliados na Praça dos Assustados, 100, Bairro da Saudade,neste Município.
Qualificação das partes
 Artigo 215 do CCB:Nome, nacionalidade, estado civil, profissão, domicílio e residência das partes e demaiscomparecentes, com a indicação, quando necessário, do regime de bens do casamento, nomedo outro cônjuge e filiação; Artigo 176 da Lei de registros Públicos. Tanto a matrícula quanto o registro devem conter os seguintes requisitos:Nome, domicílio e nacionalidade do proprietário, bem como:Tratando-se de pessoa física, o estado civil, a profissão, o número de inscrição noCadastro de Pessoas Físicas do Ministério da Fazenda ou do Registro Geral da cédula deidentidade, ou à falta deste, sua filiação;Tratando-se de pessoa jurídica, a sede social e o número de inscrição no Cadastro Geral de Contribuintes do Ministério da Fazenda;Em Minas Gerais temos, ainda o Provimento 54/78 que estabelece o seguinte:Salvo quando exigidos por lei outros requisitos, a escritura pública conterá:

Activity (19)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Ronaldo Morais liked this
William_Bitter liked this
Junior Luiz liked this
Edy Robert liked this
Daniel Deusdete liked this
Luiz Ritter liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->