Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
0Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Legislação do SUS - Sistema Único de Saúde

Legislação do SUS - Sistema Único de Saúde

Ratings: (0)|Views: 152|Likes:
Leis do SUS para concursos públicos.
Leis do SUS para concursos públicos.

More info:

Published by: Gilberlan Carvalho Chaves on Jul 07, 2013
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

01/21/2014

pdf

text

original

 
LEGISLAÇÃO DO SUS
 
Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, aorganização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.O Presidente da República, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei: Disposição Preliminar  Art. - Esta Lei regula, em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde,executados, isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito público ou privado.
TÍTULO I Das Disposições Gerais
 Art. 2º - Asaúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover ascondições indispensáveis ao seu pleno exercício.
§
 1º - O dever do Estado de garantir a saúde consiste na reformulação e execução de políticaseconômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos noestabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviçospara a sua promoção, proteção e recuperação.
 
 Art. - A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, aalimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, otransporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais; os níveis de saúde da populaçãoexpressam a organização social e econômica do País.Parágrafo Único. Dizem respeito também à saúde as ações que, por força do disposto noartigo anterior, se destinam a garantir às pessoas e à coletividade condições de bem-estar físico,mental e social.
TÍTULO II Do Sistema Único de SaúdeDisposição Preliminar
 Art. 4º - O conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituiçõespúblicas federais, estaduais e municipais, da administração direta e indireta e das fundaçõesmantidas pelo Poder Público, constitui o Sistema Único de Saúde-SUS.
§
 1º - Estão incluídas no disposto neste artigo as instituições públicas federais, estaduais emunicipais de controle de qualidade, pesquisa e produção de insumos, medicamentos inclusive desangue e hemoderivados, e de equipamentos para a saúde.
§
 2º - A iniciativa privada podeparticipar do Sistema Único de Saúde-SUS, em catecomplementar.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->