Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
2Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Relatório Festival UFRJ Mar - 2007/2008

Relatório Festival UFRJ Mar - 2007/2008

Ratings:

4.67

(3)
|Views: 276 |Likes:
Published by Gi Maia

More info:

Categories:Types, Research
Published by: Gi Maia on May 11, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/11/2014

pdf

text

original

 
Relatório Festival UFRJ Mar  Atividades, números e desdobramentos
O projeto do Festival UFRJMar, formulado a partir de idéia do Professor Carlos Lessa,objetiva promover uma estratégia de interiorização da UFRJ. A proposta do professorera realizar eventos de extensão capazes de divulgar a produção acadêmica da UFRJ,sobretudo aquelas relativas ao mar e a indústria marítima, em regiões onde a UFRJfosse pouco conhecida. A partir do Festival, iniciaria-se um processo de aproximaçãoda sociedade local e dos governos locais. Aliado a isso, o evento promoveria aintegração da comunidade interna da UFRJ.A experiência indicou o dinamismo da proposta de realização de oficinas para alunose professores da rede pública. As oficinas se tornaram a marca registrada do Festivale, em breve, farão parte do conjunto de atividades permanentes do Museu do Mar.Formuladas, organizadas e realizadas por alunos de graduação e pós-graduação soborientação de professores da universidade, já começam a se institucionalizar comocréditos ou projetos de prática de ensino e outras disciplinas. O Festival UFRJ Mar continua sendo uma importante estratégia de promover ainteriorização e para reverter o quadro de fragmentação da estrutura acadêmica daUFRJ. Pela sua dimensão e complexidade está exigindo a formação de uma equipeque se dedique exclusivamente a sua promoção e realização. Precisa também deinvestimentos permanentes visando à redução do custo e a elevação da qualidade desuas atividades.Desde a sua primeira edição, na Ilha Grande, em dezembro de 2002, já foramrealizados doze eventos; os dois primeiros como projetos piloto e dois como umformato reduzido do Festival:
1
a
Ilha Grande _ dezembro de 2002
2
a
Arraial do Cabo _ outubro de 2003
3
a
Arraial do Cabo _ maio de 2004
4
a
Búzios _ outubro de 2004
5
a
Arraial do Cabo _ maio de 2005
6
a
Cabo Frio _ outubro de 2005
7
a
Cabo Frio _ maio de 2006
8
a
Macaé _ novembro de 2006
9
a
Cabo Frio _ maio de 2007
10
a
Cabo Frio _ maio de 2008Duas edições reduzidas do Festival (participação de cerca de 200 alunos e 50professores e técnicos) aconteceram em Paraty:
Semeando UFRJmar em Paraty _ novembro de 2007
Festa do Mar em Paraty _ setembro de 2008
 
Balanço dos últimos dois anos
Nos últimos dois anos, o Festival deu sinais de maturidade: internamente, houveuma maior integração dos centros e cresceu a participação de alunos de diferentescursos.Nas cidades que sediaram o evento, os efeitos do Festival também puderam sersentidos: estreitaram-se os laços com governo e população locais e seminários forampromovidos objetivando a elaborão de propostas e caminhos para odesenvolvimento local.
Cabo Frio – maio de 2007
Pode-se citar, como marco da consolidação do Festival, a edição, realizada emmaio de 2007, na cidade de Cabo Frio, onde estiveram reunidos cerca de 800 alunosde graduação e pós-graduação da UFRJ e 150 docentes e servidores técnicos eadministrativos, que atenderam a cerca de 40.000 pessoas em quatro dias deatividades. As mais de 50 oficinas mobilizaram alunos e professores de todos osCentros da universidade, consolidando a estratégia de promover a integração daComunidade Acadêmica.Como estratégia de interiorização também alcançou alguns de seus objetivosprincipais: foram assinados convênios na abertura do evento para a criação de umCentro Vocacional Tecnológico para indústria náutica, pesca e turismo, a criação deuma Escola Técnica em consórcio e um Pólo Náutico, também administrado emconjunto com a Prefeitura Municipal de Cabo Frio, marcando o início de atividadespermanentes da UFRJ na região.
Semeando UFRJmar em Paraty – novembro de 2007
O “Semeando...” representa o início da atuação do Núcleo Interdisciplinar UFRJ Marno sul do estado do Rio de Janeiro. O evento surgiu para atender um desejo deaproximação da Prefeitura de Paraty com a UFRJ. A partir daí pensou-se em umaforma de apresentar a universidade à comunidade de Paraty, bem como planejaratividades que permitissem uma presença definitiva da UFRJ na cidade.Com a realização de um “mini festival UFRJmar” e como uma série de seminários,reuniões e palestras, todas as expectativas foram superadas. Foram acertados arealizão da “Festa do Mar”. Participaram do evento cerca de 300 alunos,funcionários e professores da UFRJ. Cerca de 3500 pessoas da cidade participaramdas atividades oferecidas, principalmente alunos e professores da rede municipal deensino.
Cabo Frio – maio de 2008
Na 10ª edição do Festival a novidade foi a participação do Colégio Politécnico daUFRJ, que tinha apenas três meses de atividades na época e mobilizou todos os seusestudantes, que atuaram como monitores de sete oficinas: Folclore, Criação dePersonagens com Materiais Reaproveitáveis, Conhecendo Meu Bairro, ConstruindoTerrário de Manguezal, Construção Naval (Costura e Cola), Capoeira e Pinhole. Oscerca de 90 alunos-monitores pertencem a duas turmas do 6º ano fundamental e auma do 1º ano do ensino médio, todas inauguradas no início do ano letivo de 2008,atenderam cerca de 300 jovens de escolas municipais próximas do CogioPolitécnico.
 
Paraty – setembro de 2008
Neste período foi realizada a Festa do Mar, da qual participaram cerca de 9.000pessoas. As atividades integraram cinco eixos temáticos - Educação Física eDesportos, Saúde, Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente, Letras e Artes.

Activity (2)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->