Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
65Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Como Ler Partituras

Como Ler Partituras

Ratings:

5.0

(1)
|Views: 6,328|Likes:
Published by Sidneycomvoce

More info:

Published by: Sidneycomvoce on May 12, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

09/18/2014

pdf

text

original

 
Como ler partituras
As notas musicais (e outros sinais) são apresentadas por símbolos e escritassobre uma pauta chamada PENTAGRAMA, que contém cinco linhas e quatroespaços. As linhas bem como os espaços da pauta são contadas de baixopara cima.
Pentagrama ou Pauta
Nem sempre a pauta é suficiente para conter todas as notas, acrescentam-se então outras linhas e espaços que denominamos de suplementaressuperiores ou suplementares inferiores.
Veja o exemplo dessas linhas suplementares abaixo:
Observação
: As linhas e espaços superiores contam-se de baixo para cimae quando inferiores, contam-se de cima para baixo. Não existe limites paraas linhas suplementares superiores e inferiores, mas geralmente só secostuma usar 5 linhas.
Clave
Clave é um sinal que se coloca no princípio da Pauta para dar nome ? snotas.Nas músicas de piano e usam-se duas claves a de Sol e Fá e nas músicaspara teclado usa-se apenas a Clave de Sol por que a clave de fá ésubstituída pelas cifras.Vamos conhecer agora essas claves:
 
Clave de Sol
A Clave de Sol é usada para os sons agudos e alguns dos instrumentos,cujos sons são anotados na Clave de Sol são: clarinete, flauta, harmônica(gaita).. No teclado e piano ela é usada geralmente para tocar a melodia.
Clave de Fá
A clave de fá por sua vez é utilizada por instrumentos graves comocontrabaixo, trombone, fagote, tuba etc…No piano ela é usada para mostraras notas mais graves da música, que no teclado é substituído por cifras.
Veja agora aonde estão localizadas todas as notas nessas claves:
Notas ou figuras musicais
As figuras musicais são sinais que estabelecem a duração do som e do silêncio.Chamam-se também Valores. Os valores podem ser Positivos e Negativos.
Valores positivos – São as figuras das notas, que representam duração do som.Valores negativos – São as figuras de pausas que representam duração do silêncio
.
Veja abaixo o diagrama que mostras as principais figuras e seus valores:
 
Compasso
Um trecho musical consta de partes iguais chamadas compassos, que sãoseparados por linhas verticais denominadas Barras ou Travessões.No final de um trecho usa-se colocar 2 Travessões:
Travessão duploSignos de compasso
Quase sempre compassos são representados por frações ordinárias, sendoque o numerador indica ? quantidade dos valores que entram no compassoe o denominador a qualidade.Os compassos podem ser
Binários, Ternários e Quarternários
, e os maisusados são:
Valores das Notas e Pausas
Vamos aprender agora os valores das notas e pausas. As notas representam o Som, e asPausas o silêncio. Elas tem o mesmos valores.Os valores das notas e pausas abaixo, referem-se ao compasso quartenário (4/4, C ou 4).

Activity (65)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Iara3009 liked this
Jhonata Cunha liked this
Rafael Campos liked this
Chico Buarque liked this
Eduardo Lima liked this
Joao Octavio liked this
Rejane Amaral liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->