Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
27Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
BIOSSEGURANÇA

BIOSSEGURANÇA

Ratings: (0)|Views: 8,127|Likes:
Processos de Esterilização de Materiais Instrumentos e Equipamentos na Área de Saúde
Processos de Esterilização de Materiais Instrumentos e Equipamentos na Área de Saúde

More info:

Published by: Paulo Francisco Pereira on May 13, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, DOC, TXT or read online from Scribd
See More
See less

06/12/2013

pdf

text

original

 
BIOSSEGURANÇA
PROCESSOS DE ESTERILIZAÇÃODE MATERIAIS INSTRUMENTOS EEQUIPAMENTOS NA ÁREA DE SAÚDE
Paulo Francisco PereiraTecnólogo em Segurança do TrabalhoMarço / 2009 
 
PROCESSOS DE ESTERILIZAÇÃO DE MATERIAIS INSTRUMENTOS EEQUIPAMENTOS NA ÁREA DE SAÚDEINTRODUÇÃO
Desde os primórdios das atividades referentes à área de saúde, o ser humano tem-se batidocom o fator infecção, sendo freqüentemente derrotado. Essas derrotas porém, vêm, através dahistória, diminuindo em mero devido ás atenções que gradualmente foram sendodispensadas à limpeza, à higiene, às boas condições ambientais e alimentares, evoluindo paraa desinfecção e a esterilização de materiais hospitalares, entre outros fatores não menosimportantes.Desinfecção, esterilização e acondicionamento apropriado de lixo hospitalar tornaram-sefatores de importância capital no tocante ao controle de infecção hospitalar, garantindocondições para a recuperação dos pacientes, bem como para a segurança dos mesmos e dasequipes de profissionais de saúde envolvidos nas atividades hospitalares.Esterilização é a eliminação ou destruição completa de todas as formas de vida microbiana,sendo executada nos próprios hospitais através de processos químicos ou físicos.
CONCEITO DE ESTERILIZAÇÃO
Esterilização é o processo de destruição ou eliminação total de todos os microorganismos naforma vegetativa e esporulada, através de agentes físicos ou químicos.O mais antigo e mais conhecido agente esterilizante é o calor. O calor e o vapor são meiosclássicos de esterilização, tendo sido utilizado desde o princípio da história da transmissão dedoeas. O calor seco é relativamente lento. Necessita de altas temperaturas para suaaplicação. Entretanto, o calor seco penetra em todos os materiais. Para esterilização por calor seco, utilizamos a estufa (forno de Pasteur), sob uma temperatura de 160ºC – 170ºC por 75minutos.A outra forma de esterilização é o calor úmido, através do vapor. Este processo é mais rápido,sendo necessário o tempo de 20 minutos a uma temperatura de 121ºC, utilizando-seAutoclave.A esterilização química é utilizada para materiais que não suportam as altas temperaturasempregadas nos processos a vapor e calor seco. O principal produto químico usado é oglutaraldeído
 
(cidex).
CLASSIFICAÇÃO DOS MÉTODOS DE ESTERILIZAÇÃOProcesso Físico:
. Vapor Saturado sob Pressão (Autoclavação). Calor Seco (Estufa ou Forno de Pasteur)
Processo Físico-Químico
. Agente Químico sob Pressão
 
Processo Químico ou Esterilização a Frio
. Glutaraldeído. Formaldeído
PROCESSO FÍSICO DE ESTERILIZAÇÃOEsterilização por Vapor Saturado sob Pressão (Autoclavação)
O vapor quente sob pressão é o método mais usado para esterilização de materiais médicos-hospitalares do tipo crítico. É não tóxico , de baixo custo e esporicida. Por esses motivos,deve ser usado para todos os itens que não sejam sensíveis ao calor e a umidade. O calor úmido destrói os microorganismos por coagulação e desnaturação irreversíveis de suasenzimas e proteínas estruturais. Este tipo de processo é realizado em autoclaves. 
Esterilização por Calor Seco (Estufa)
Este método e reservado somente aos materiais sensíveis ao calor úmido. Guarda suasvantagens na capacidade de penetração do calor e na não corrosão dos metais e dosinstrumentos cortantes, sendo porém método que exige tempo de exposição para alcançar, por oxidação dos componentes celulares.
PROCESSO FÍSICO-QUÍMICO DE ESTERILIZAÇÃOAgente Químico sob Pressão (Óxido de Etileno)
É quase que exclusivamente utilizado para esterilização de equipamento que não pode ser autoclavado. A efetividade do processo depende da concentração do gás, da temperatura, daumidade e do tempo de exposição. Age por alcalinização de proteínas, DNA e RNA. Asdesvantagens para sua aplicação são o tempo necessário para efetivar o processo, o custooperacional e os possíveis riscos aos pacientes e aos profissionais envolvidos. Apresenta potencial carcinogênico e mutagênico, genotoxidade, podendo alterar sistema reprodutor enervoso, e ainda, causar sensibilização aos profissionais envolvidos no processo, devendohaver supervisão médica constante nos mesmos.
PROCESSO QUÍMICO OU ESTERILIZAÇÃO A FRIOGrutaraldeído
Dialdeído Saturado, é largamente aceito como um desinfetante de alto vel e
quimioesterilizador
. Sua solução aquosa necessita de pH alcalino para eliminar esporos bacterianos. Age alterando os ácidos desoxirribonucléico e ribonucléico, bem como a síntese protéica dos microorganismos. É mais comumente usado como desinfetante de alto nível paraequipamento médico, como endoscópios, transdutores, equipamentos de anestesia e de terapiarespiratória e de hemodiálise. Sua concentração apresenta-se como uma solução tóxica para a pele, mucosas e olhos. As precauções para o manuseio consistem no uso de EPIs e namanutenção da solução em recipientes fechados após uso.

Activity (27)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Jacelly Tamara liked this
Luanna Guido liked this
Marcus Pelosi liked this
Nathana Costa liked this
Priscila Aragão liked this
Ribeiro Neto liked this
Ribeiro Neto liked this
Rosana Brito liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->