Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
22Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Banco de Dados I

Banco de Dados I

Ratings:

4.5

(2)
|Views: 5,305|Likes:
Published by diegoruggeru

More info:

Published by: diegoruggeru on Jan 25, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

11/10/2012

pdf

text

original

 
 
TeoriaDeBases de dados
Paulo Leocádio
 
Índice
 
Teoria de Bases de Dados 
2
A informática na empresa
Ao longo dos tempos a informática deixou as áreas exclusivamente técnicas ecientíficas para se tornar uma ferramenta de uso geral em qualquer sector da actividadehumana. Se há uns anos atrás o grande problema residia na limitação à quantidade ecapacidade de processamento de informação que era possível tratar num computador, hojeem dia a tecnologia permite ultrapassar isso, criando, no entanto, um outro problema que éa qualidade dessa informação.As novas tecnologias permitem também explorar melhor as capacidades docomputador. A informação deixou de ser apenas texto (símbolos ou caracteres), e passou aincluir imagens e sons. Abrem-se novos campos para a exploração dos sistemas deinformação.Sendo as empresas os locais onde mais intensivamente se utiliza a informática, étambém nelas que as necessidades e quantidades de informação são maiores. O aumentode potência dos sistemas informáticos, assim como a sua aplicação a todos as áreas daempresa, proporciona quantidades de informação gigantescas quando comparadas comalguns anos atrás.A necessidade das organizações em possuir um sistema de gestão mais eficaz torna-as cada vez mais dependentes da informação existente e dos métodos para a tratar. Otempo das enormes e fastidiosas listagens de computador já passou, hoje a informaçãotem de ser compreensível, completa, fácil e rápida de obter.
É num contexto de necessidade de informação cada vez maior que se insere oaparecimento dos Sistemas de Gestão de Bases de Dados (SGBD). Estes sistemas são umconjunto de programas que fazem uma gestão autónoma da informação, de acordo comum modelo preestabelecido e adaptado à empresa.
 Deste modo vários programas concebidos em diferentes linguagens, por diversosprogramadores e executando funções específicas, podem aceder à mesma informação.Esta deixa de ser propriedade dos departamentos da empresa e é agora encarada comouma entidade única e autónoma à qual vários e diferentes utilizadores recorrem.
Paulo Leocádio

Activity (22)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Zuleica Tavares liked this
Isabel Pedro liked this
Diego Carvalho liked this
Lucas Berg liked this
faelmd5 liked this
celinha1978 liked this
fs_abreu liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->