Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
1Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Gestão Estratégica

Gestão Estratégica

Ratings: (0)|Views: 83 |Likes:
administração descomplicada
administração descomplicada

More info:

Published by: Felipe Pugian Jardim on Jul 24, 2013
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

11/07/2013

pdf

text

original

 
Administração Pública: Professor Rafael Barbosa
Gestão estratégicaDiferença entre Planejamento estratégico e Gestão estratégica
Não podemos confundir Gestão Estratégica com Planejamento Estratégico.O planejamento estratégico é uma ferramenta de definição de objetivos para limitar e orientar as açõesorganizacionais, enquanto a gestão estratégica é uma forma de gerenciar toda a organização com foco em açõesestratégicas em todas as áreas.Planejar é elaborar um bom plano. Gerenciar é fazer o plano, acompanhar e liderar a sua execução, corrigindo asações e o próprio plano quando necessário.
IMPORTANTE:
A gestão estratégica é um conceito bem mais amplo que o de planejamento estratégico.A gestão estratégica permite a visualização mais favorável para a sobrevivência da organização, de modo quedesbloqueia o individualismo dos colaboradores e concentra todos os esforços da empresa para o alcance dos objetivosglobais, atuando constantemente com ações de curto, médio e longo prazo.
O processo de gestão estratégica envolve as seguintes atividades principais:
Diagnóstico organizacional – análise do ambiente externo e interno:
consiste na definição dos objetivosestratégicos e na análise do ambiente interno e externo, através da matriz SWOT, onde são definidos os pontosfracos e pontos fortes do ambiente interno, e as ameaças e oportunidades do ambiente externo.
Formulação da estratégia:
uma boa análise estratégica é a base da formulação da estratégia. Trata-se doscaminhos para alcançar os objetivos. 
Implementação:
momento no qual a estratégia entra em ação.
Acompanhamento e controle da estratégia:
modificar a estratégia ou sua implementação para assegurar que osresultados desejados sejam alcançados.
DICA:
Desse modo, gestão estratégica pode ser vista como uma série de passos em que a alta administração deve realizaras seguintes tarefas:
1.
Analisar oportunidades e ameaças ou limitações que existem no ambiente externo;
2.
Analisar os pontos fortes e fracos de seu ambiente interno;
3.
Estabelecer a missão, visão organizacional e os objetivos gerais;
4.
Formular estratégias (no nível empresarial, no nível de unidades de negócios e no nível funcional) que permitam àorganização combinar os pontos fortes e fracos da organização com as oportunidades e ameaças do ambiente;
5.
Implementar as estratégias;
6.
Realizar atividades de controle estratégico para assegurar que os objetivos gerais da organização sejam atingidos.Negócio, missão, visão de futuro e valores.A primeira fase do planejamento estratégico consiste na definição da missão, que é a razão de ser da organização,na definição da visão, que descreve como a organização pretende ser (idealização), e na definição dos valores, que são ascrenças e princípios básicos de uma organização.
MISSÃO
Conforme o Planejamento Estratégico do TST,
missão é declaração de propósito ampla e duradoura,que individualiza e distingue a razão de ser da organização, definindo elementos essenciais de sua identidadeinstitucional.
 
Administração Pública: Professor Rafael Barbosa
Nesta fase é que se determina a razão de ser de uma organização, o porquê dela existir. É nesta etapa também queo
negócio
da empresa é definido e a identidade da organização se torna mais clara.A missão deve ser clara e conter a razão da empresa, o que ela faz. Segundo Martinho Almeida, a missão é a razãode ser da entidade e serve para delimitar seu campo de atuação, como também para indicar as possibilidades de expansãode suas ações.A missão orienta e delimita as ações organizacionais de forma atemporal, pois deve ser “cumprida”. Ela serve paraauxiliar na identificação das competências necessárias para o alcance dos objetivos da empresa.Definir a missão leva as seguintes ações:
Análise e revisão dos propósitos atuais da organização
: identifica se os objetivos atuais da organização sãofatores críticos de sucesso organizacional;
Definição do propósito principal
: não pode ser muito amplo para que a organização corra o risco de perder o foco,e também não pode ser muito restrito para não limitar excessivamente as ações organizacionais;
Finalmente,
a missão deve ser escrita
e ser repassada para os demais integrantes e interessados da organizaçãoda forma mais clara possível, para que todos entendam as definições organizacionais.
IMPORTANTE:
A Missão do Poder Judiciário como um todo é a seguinte: realizar justiça. Já a missão do TST é:
“Pacificaras relações trabalhistas por meio da uniformização jurisprudencial e da prestação jurisdicional acessível, célere eefetiva.”VISÃO
Segundo o Planejamento Estratégico do TST,
visão de Futuro refere-se à imagem instigante do futurodesejado para a organização num dado horizonte de tempo, geralmente de longo prazo; conjunto compartilhado deintenções estratégicas, desafiantes, porém plausíveis, relativas a esse futuro.
Nesta etapa, formula-se uma projeção de como a organização pretende estar no futuro conforme os interesses eanseios dos interessados (colaboradores, fornecedores, clientes, sociedade).A Visão nada mais é que lançar um olhar para o futuro com o fim de enxergar a realidade a ser construída, comconvicção de que, mesmo havendo inúmeros obstáculos a serem transpostos, a tarefa é factível e a vontade e disposiçãopara alcançar os resultados são de tal forma consistentes que não se pode ter dúvidas quanto à viabilidade de sucesso doempreendimento.
DICA:
A visão descreve com clareza um futuro almejado pelos interessados da organização, buscando ser flexível àsmudanças ambientais.
A visão não é uma adivinhação, é um misto de racionalidade e desejo
, que busca deixar claro como aorganização pretende estar no futuro.A visão deve:
Ser positiva;
Expressar uma situação futura ambiciosa e possível;
Trabalhar com cenários possíveis.
IMPORTANTE:
A Visão do Poder Judiciário é a seguinte: ser reconhecido pela Sociedade como instrumento efetivo de justiça, equidade e paz social.
A Visão do TST é: “Ser reconhecido perante a sociedade como instituição de referênciana pacificação das relações trabalhistas.”
 
Administração Pública: Professor Rafael Barbosa
VALORES
Conforme o Planejamento Estratégico do TST,
valores são crenças, costumes e idéias em que a maioria daspessoas da organização acredita. Os valores permeiam todas as atividades e relações existentes na organização edesta com os clientes. Constituem uma fonte de orientação e inspiração no local de trabalho. São elementosmotivadores que direcionam as ações das pessoas na organização, contribuindo para a integração e a coerência dotrabalho.
Os valores são elaborados pela cúpula administrativa, revelando as preferências e ideologias pessoais doscomponentes da alta administração. Os valores orientam as atitudes de toda a organização em qualquer atividadeorganizacional.Augustinho Paludo menciona que
valores são princípios, crenças, normas e padrões,
que orientam ocomportamento e atuação da organização, e que devem ser internalizados e incorporados em sua cultura.
DICA:
Valores são virtudes que orientam a organização em uma visão única a ser praticada e compartilhada por todos osmembros da organização.São características dos valores:
Os valores afastam o individualismo e aumentam a sinergia entre os membros da organização;
Favorecimento da comunicação;
Aumenta o espírito de lealdade, o otimismo e comprometimento dos funcionários;
É fator crítico de sucesso para o fortalecimento da organização.
São essenciais para o pensamento estratégico e não podem ser reduzidos a simples palavras de efeito.As principais palavras-chaves dos valores são:
Ética;
Honestidade;
Excelência;
Compromisso;
Responsabilidade;
Trabalho;
Valorização dos funcionários.
IMPORTANTE: São atributos de valor do Judiciário os seguintes:
 a) credibilidade;b) acessibilidade;c) celeridade;d) ética;e) imparcialidade;f) modernidade;g) probidade:h) responsabilidade Social e Ambiental;i) transparência.
Os valores do TST são os seguintes:Comprometimento -
Atuar com dedicação para alcance dos objetivos.
Efetividade -
Realizar ações com qualidade e eficiência de modo a cumprir sua função institucional.
Ética -
Agir com honestidade, integridade e imparcialidade em todas as ações.
Inovação
- Apresentar e implementar novas idéias direcionadas à resolução de problemas e ao aperfeiçoamento contínuodos serviços.
Responsabilidade social e ambiental
- Promover ações voltadas à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente.
Transparência -
Praticar ações com visibilidade plena no cumprimento das atribuições.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->