Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
1Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Candidíase em Aves - São Camilo

Candidíase em Aves - São Camilo

Ratings: (0)|Views: 334 |Likes:

More info:

Published by: São Camilo Biotecnologia on Jul 29, 2013
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/30/2013

pdf

text

original

 
 
Grupo São Camilo – Divisão Biotecnologia
Telefone (44) 3029-9660atendimento@scbiotec.com.brwww.scbiotec.com.br – Mariná - Paraná
Candidíase em Aves
Em nossas aves, a Candidíase é geralmente causada por um fungo oportunista conhecidocomo
Candida albicans
. Além da
Candida albicans
, outras espécies de fungos do gêneroCandida também já foram encontradas causando doenças em aves, como
Candidatropicalis
,
Candida glabrata
,
Candida parapsilosis
,
Candida krusei 
e
Candida lusitaniae
.A presença de Candida no ambiente é bastante comum e em pequenas quantidades podeser encontrada no sistema digestivo de aves sadias. Por isso é bastante importantecontrolar seus níveis no criadouro, pois como veremos, em algumas situações, essa Candida presente em pequenas proporçõespode causar doença.
Quem está sujeito à Candidíase?
Devido ao seu sistema imunológico ainda em formação os filhotes são os mais acometidos. Aves adultas sob tratamento comantibióticos por longo período, ou que sofrem desnutrição ou estresse também são suscetíveis.
Um capítulo especial sobre prevenção com antibióticos.
É comum em nossos criatórios a prática indiscriminada do uso de antibióticos como preventivo. Esta forma de uso é muitoperigosa pelo fato principal de criar microorganismos resistentes aos antibióticos. Além disso, você pode causar um problemaainda maior, porque normalmente antibióticos tem ação específica para cada tipo de agente patológico (causador da doença),então ao usar antibiótico sem saber o que se está combatendo você pode estar agravando o problema ao usar o antibióticoerrado para aquele patógeno que você nem sabe qual é.
No caso da Candidíase funciona assim:
antibióticos alteram a flora normal do sistema digestivo, ou seja, além de matar asbactérias causadoras de doença, também matam as bactérias boas que auxiliam no funcionamento do organismo e dessa formaabrem espaço para microorganismos patogênicos, sendo a Candida um dos primeiros aaproveitar a oportunidade.
O que a Candidíase causa?
Nos psitacídeos a Candida provoca a formação de placas esbranquiçadas na cavidade oral(Orofaringe) e crostas nos cantos (comissura) do bico. A candidíase afeta todo o aparelhodigestivo das aves, mas tem por referência o papo, causando o acúmulo de alimento efermentação, mas nem sempre é assim, pois pode ocorrer emagrecimento do animal comoresultado de uma Síndrome de Má Absorção.Normalmente os sinais clínicos (sinais da doença) são muito discretos e passamdespercebidos. Somente casos severos em filhotes ou aves muito debilitadas podem aparecer, como: penas arrepiadas,diminuição do crescimento, desidratação e, às vezes, diarreia. Como é uma doença oportunista, normalmente secundária,muitas vezes seus sintomas ficam mascarados pelos sinais da doença primária.
Quais órgãos são afetados?
A gravidade das lesões são variáveis e são mais comumente encontradas no papo, depois na boca, esôfago, proventrículo(moela) e com menos frequência no intestino. A Candidíase também já foi encontrada infectando a pele, o sistema respiratório,o sistema nervoso central e outros órgãos.
Como acontece a transmissão?
A Cândida é normalmente encontrada no ambiente, incluindo comida estragada. Por isso, frutas e vegetais frescos não podemser deixados por longos períodos de tempo na gaiola.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->