Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
30Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
MACROECONOMIA_Exerc 6-10

MACROECONOMIA_Exerc 6-10

Ratings:

5.0

(1)
|Views: 10,720|Likes:
Published by christiano_penna603

More info:

Published by: christiano_penna603 on May 22, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

06/15/2013

pdf

text

original

 
LISTA DE EXERCÍCIOS DEMACROECONOMIAProf. Christiano PennaSEÇÃO 6 – Sistema Monetário: 6.1
São funções da moeda, exceto:(A) meio de lastro.(B) medida de valor.(C) reserva de valor.(D) padrão de pagamento diferido.(E) meio ou instrumento de troca.
6.2
São medidas contracionistas depolítica monetária:I. venda de títulos públicos;II. compra de títulos públicos;III. redução de depósitos compulsórios;IV. elevação de depósitos compulsórios;V. redução da taxa de juros de redesconto;VI. elevação da taxa de juros deredesconto.Analise os itens acima e assinale:(A) se somente os itens I, IV e VI estiveremcorretos.(B) se somente os itens I, III e VI estiveremcorretos.(C) se somente os itens II, IV e VIestiverem corretos.(D) se somente os itens II, III e V estiveremcorretos.(E) se somente o item IV estiver correto.
6.3
Analise as afirmações abaixo, julgue-as verdadeiras ou falsas e assinale aseqüência correta.1. O motivo transação está relacionado ànão-coincidência entre os recebimentos eos pagamentos.2. A expressão “lastro em ouro” refere-seàs barras de ouro guardadas em localseguro que correspondem à parcela dopapel-moeda em circulação.3. O motivo especulação da demanda por moeda está associado à incerteza sobre osrendimentos dos passivos que podem ser adquiridos.4. A demanda por moeda para transação éinfluenciada pela taxa de juros; quantomaior for essa taxa, maior será a demandapor moeda.(A) 1V – 2F – 3F – 4F(B) 1F – 2V – 3V – 4F(C) 1F – 2V – 3F – 4F(D) 1V – 2V – 3F – 4V(E) 1F – 2F – 3V – 4V
6.4
No âmbito dos instrumentos de PolíticaMonetária, observe as seguintes situações:1ª Situação: O Banco Central reduz osdepósitoscompulsórios.2ª Situação: Ocorre venda de títulos dadívida ao público em geral.Nessas duas operações, respectivamente:(A) ocorreu aumento da oferta de moeda enada ocorreu com a oferta de moeda.(B) ocorreu aumento da oferta de moeda eredução da oferta de moeda.(C) ocorreu redução da oferta de moeda eredução da oferta de moeda.(D) ocorreu redução da oferta de moeda enada ocorreu com a oferta de moeda.(E) nada ocorreu com a oferta de moeda eocorreu aumento da oferta de moeda.
6.5
Se os meios de pagamento são ativosque podem ser usados instantaneamente esem restrições de pagamento a terceiros,então, para saber o total de papel-moedaem poder do público, dado que M1 = 1250:(A) PMP = 500 se M1 = 1250.(B) PMP = 550 se M1 = 1250.(C) DBC = 1000, então PMP = 250.(D) DBC = 350, então PMP = 650.(E) DBC = 450, então PMP = 550.
6.6
São instrumentos clássicos de políticamonetária:I. recolhimento compulsório;II. operações de Open Market;III. variação impostos indiretos.Analise os itens acima e assinale:(A) se nenhum item estiver correto.(B) se somente os itens I e II estiveremcorretos.(C) se somente os itens I e III estiveremcorretos.(D) se somente os itens II e III estiveremcorretos.(E) se todos os itens estiverem corretos.
6.7
No tocante a política monetária, caso oBanco Central deseje aumentar aquantidade de moeda em circulação naeconomia, ele poderá ______________ títulos públicos ou _____________________ a alíquota dosdepósitos compulsórios. E, uma elevaçãodas taxas de redesconto tende aprovocar_____________ dos meios depagamento.Assinale a alternativa que complete, naordem, as lacunas acima.(A) comprar – reduzir – contração(B) vender – reduzir – contração(C) comprar – reduzir – expansão(D) vender – aumentar – expansão(E) comprar – aumentar – contração
 
 
6.8
A oferta de moeda representa o totalde moeda disponível dentro de umaeconomia. No caso brasileiro, o BancoCentral (BACEN) é a instituição financeiraresponsável pela emissão da moedanacional, o real. Além dessa atribuição, oBACEN também é responsável pelo (a):(A) política monetária, definindo as políticastributárias postas em prática no Brasil.(B) realização de operações no mercadoaberto, comprando e vendendo títulospúblicos, para regular a quantidade demoeda em circulação na economia.(C) definição da taxa de juros interbancária,aquela cujos indivíduos receberão oupagarão pela remuneração do capital.(D) política fiscal, definindo as taxas de juros a serem utilizadas na economia.(E) realização de operações no mercadoaberto, pelo incentivo direto de novosinvestimentos.
6.9
Por meio de políticas monetárias, oBanco Central pode influenciar a oferta demoeda de uma economia. Assim, assinalea alternativa que não representa uminstrumento de controle monetário.(A) operações no mercado aberto (
open market 
)(B) reservas compulsórias(C) taxa de redesconto(D) redução dos gastos do governo(E) reservas exigidas
6.10
A relação entre a base monetária e osmeios de pagamentos é dada pelomultiplicador monetário. Qual instrumento(mecanismo) o Banco Central utiliza parareduzir a criação de moeda pelos bancos?(A) A venda de títulos no mercado aberto.(B) A compra de títulos no mercado aberto.(C) A redução da taxa de juros básica doredesconto.(D) A redução do depósito compulsório dosbancoscomerciais no Banco Central.(E) O aumento do compulsório dos bancoscomerciais no Banco Central.
6.11
Analise as afirmações abaixo e julgue-as verdadeiras ou falsas. Emseguida, assinale a seqüência correta, decima para baixo.I. A moeda é a única forma aceitável dereserva de valor.II. Dá-se a denominação moeda-papel aoscertificados de depósito, emitidos por casasde custódia, com lastro integral, utilizadocomo meio de pagamento.III. Moeda representativa e moeda-papelsão expressões sinônimas.IV. Mesmo que o Estado garanta o poder liberatório da moeda, a coletividade poderádeixar de nela confiar e de aceitá-la.(A) F – V – V – V(B) V – F – F – F(C) V – V – F – F(D) F – V – F – V(E) V – V – V – V
6.12
Se o Banco Central brasileiro decidir diminuir a oferta monetária por meio deoperações de mercado aberto, o que teráde fazer? (nível M)(A) Comprar títulos públicos.(B) Aumentar os tributos.(C) Aumentar os depósitos à vista.(D) Diminuir os depósitos à vista.(E) Vender títulos públicos.
6.13
Se não existisse uma unidademonetária que cumprisse com as trêsfunções básicas da moeda na economia,os agentes econômicos poderiam enfrentar algumas dificuldades para realizar as suastransações comerciais. Analise asalternativas abaixo e assinale a que estáincorreta.(A) A ausência de uma unidade monetáriatraria para as pessoas dificuldade paratransferir poder de aquisição do presentepara o futuro.(B) A ausência de uma unidade monetáriatraria dificuldade na obtenção de liquidez.(C) A ausência de uma unidade monetárianão acarretaria em transtornos, poisexistem outros mecanismos que substituema moeda com as mesmas funções, como,por exemplo, o vale-refeição.(D) A ausência de uma unidade monetáriatraria o problema da necessidade de duplacoincidência para a realização detransações comerciais.(E) A moeda escritural ou bancária cumprecom todas as funções da moeda.
6.14
Ocorre uma redução dos meios depagamento (M2) quando:(A) o público reduz seus depósitos à vista.(B) o Banco Central reduz a taxa de juros.(C) o Banco Central vende títulos nomercado aberto.(D) os bancos comerciais reduzem suasreservas voluntárias.(E) o Banco Central eleva o depósitocompulsório.
6.15
Analise as afirmativas a seguir:
 
I. A base monetária corresponde ao total demoeda num país. Trata-se da soma dopapel moeda em poder do público mais asreservas bancárias.II. M0 pode ser definido como a moeda(papel-moeda + moedas metálicas) empoder do público.III. M1 pode ser definido como o papel-moeda em poder do público + depósitos àvista + fundos de renda fixa + depósitos depoupança.Assinale:(A) se somente as afirmativas I e II foremverdadeiras.(B) se todas afirmativas forem verdadeiras.(C) se nenhuma afirmativa for verdadeira.(D) se somente as afirmativas I e III foremverdadeiras.(E) se somente as afirmativas II e III foremverdadeiras.
6.16
São operações do Banco Central quepodem reduzir a liquidez da economia:(A) venda de moeda estrangeira ao público,redução das operações de redesconto,elevação dos empréstimos aos governosfederal, estaduais e municipais.(B) compra de títulos pelo governo,elevação das operações de redesconto,redução das taxas de juros.(C) redução dos empréstimos ao TesouroNacional, elevação dos empréstimos aosetor privado, elevação dos empréstimosao Governo Federal.(D) aumento das taxas de juros deredesconto, venda de títulos públicos,redução das taxas de empréstimos aosbancos comerciais.(E) acúmulo de divisas, venda de títulospúblicos, aumento das taxas de juros deredesconto.
6.17
Suponha que João comprou um títulode renda fixa no Banco A, que lhe pagouuma taxa de juros real de 3% em umdeterminado ano. A taxa de juros cobradapelo banco foi de 15% pelo mesmoperíodo. Qual foi a inflação verificada?(A) 12%.(B) 10%.(C) 8%.(D) 6%.(E) 5%.
6.18
Como sabemos, a inflação podeafetar as três funções da moeda de formanegativa. A seqüência crescente de perdadas funções é a seguinte:(A) reserva de valor, unidade de conta emeio de troca.(B) meio de troca, unidade de conta ereserva de valor.(C) unidade de conta, meio de troca ereserva de valor.(D) reserva de valor, meio de troca eunidade de conta.(E) meio de troca, reserva de valor eunidade de conta.
6.19
Qual dos seguintes bens possui astrês funções básicas da moeda no Brasil:meio de troca, unidade de conta e reservade valor?(A) Ouro.(B) Título Público Federal.(C) Debênture.(D) Dólar.(E) Cigarro (dentro de um presídio).
6.20
Se o Banco Central brasileiro decidir diminuir a oferta monetária por meio deoperações de mercado aberto, o que teráde fazer?(A) Comprar títulos públicos.(B) Vender títulos públicos.(C) Aumentar os depósitos à vista.(D) Diminuir os depósitos à vista.(E) Aumentar os tributos.
6.21
As moedas são os ativosnormalmente usados numa determinadaeconomia para comprar bens e serviços, ouseja, possuem a capacidade de ser umativo prontamente disponível e aceito paraas mais diversas transações. Para tanto,ela tem três funções clássicas:(A) forma metálica, papel-moeda e moedaescritural.(B) forma metálica, moeda-mercadoria emoeda escritural.(C) reserva de valor, credibilidade eaceitação no exterior.(D) unidade de conta, reserva de valor ecurso forçado.(E) instrumento de troca, unidade de contae reserva de valor.
6.22
Associe os itens abaixo àsinformações listadas a seguir:1. Títulos Públicos2. Moedas Estrangeiras3. Produto Interno4. Intermediações Financeiras5. Depósitos Compulsórios( ) Divisas internacionais mantidas peloBanco Central, visando operar no mercadocambial.

Activity (30)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
juliana tuc liked this
Ângelo Barros liked this
Josenildo Aquino liked this
Ayrison Pedrosa liked this
Welton Marciel liked this
Juliana Prudente liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->