Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
4Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Regulamento Técnico Mercosul Sobre Etiquetagem de Produtos Têxteis

Regulamento Técnico Mercosul Sobre Etiquetagem de Produtos Têxteis

Ratings: (0)|Views: 2,457 |Likes:
Published by Teo Leme

More info:

Published by: Teo Leme on Jun 01, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/24/2012

pdf

text

original

 
MERCOSUL/GMC/RES Nº 33/07REGULAMENTO TÉCNICO MERCOSUL SOBRE ETIQUETAGEM DE PRODUTOSTÊXTEIS(REVOGAÇÃO DA RES. GMC Nº 09/00)TENDO EM VISTA:
O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto e asResoluções Nº 38/98, 09/00 e 56/02 do Grupo Mercado Comum.
CONSIDERANDO:
A importância que existe para os Estados Partes contar com um Regulamento Técnicoharmonizado sobre etiquetagem de produtos têxteis com a finalidade de facilitar o livrecomércio.O benefício que o mencionado Regulamento Técnico proporciona aos consumidores, aexistência de um instrumento que assegure uma clara e correta identificação dacomposição dos produtos têxteis, das dimensões e gramatura dos tecidos, do título dosfios, assim como as características do tratamento, limpeza e conservação dos produtostêxteis ao longo de sua vida útil.Que é necessária a revisão da Resolução GMC Nº 09/00 que aprova o RegulamentoTécnico MERCOSUL de Etiquetagem de Produtos Têxteis a fim de adequá-la aodesenvolvimento dos avanços tecnológicos na matéria.
O GRUPO MERCADO COMUMRESOLVE:
Art. 1 – Aprovar o Regulamento Técnico MERCOSUL sobre “Etiquetagem de ProdutosTêxteis” que consta como Anexo e faz parte da presente Resolução.Art. 2 – Revoga-se a Resolução GMC Nº 09/00.Art. 3 – Os Organismos Nacionais competentes para a implementação da presenteResolução são:Argentina: Ministerio de Economía y ProducciónSecretaría de Comercio Interior Brasil: Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial(Inmetro)Paraguai: Ministerio de Industria y ComercioUruguai: Ministerio de Economía y Finanzas-Dirección General de Comercio -Área de Defensa del Consumidor.
 
Art. 4 – A presente Resolução se aplicará no território dos Estados Partes, ao comércioentre eles e às importações extra-zona.Art. 5 Os Estados Partes deveo incorporar a presente Resolução a seusordenamentos jurídicos nacionais antes de 1/VII/2008.
LXX GMC - Montevidéu, 11/XII/07
2
 
ANEXOREGULAMENTO TÉCNICO MERCOSUL SOBRE ETIQUETAGEM DE PRODUTOSTÊXTEISCAPÍTULO ICONSIDERAÇÕES GERAIS 
1
Para efeito do presente Regulamento cnico, define-se como
 produto
 
têxtil 
aquele que é composto exclusivamente de fibras têxteis ou filamentos têxteis ou por ambos, em estado bruto, beneficiado ou semi-beneficiado, manufaturado ou semi-manufaturado, confeccionado ou semi-confeccionado.1.1Ademais são considerados como
 produto têxtil 
os seguintes:a) aqueles com 80%, no mínimo, de sua massa, constituídos por fibras têxteis oufilamentos têxteis ou ambos;b)os revestimentos de bens que o o xteis. Estes revestimentos devemconter produtos têxteis, no mínimo, em 80% de massa.2As exincias deste Regulamento Técnico não se aplicam aos produtos têxteisacabados que se encontrem dentro da empresa produtora e se destinem àexportação. Estes produtos devem estar embalados e identificadosinequivocamente, diante de uma eventual fiscalização da autoridade competentena empresa.
CAPÍTULO IIDAS INFORMAÇÕES OBRIGATÓRIAS
3Os produtos têxteis de procencia nacional ou estrangeira, destinados acomercialização, deverão apresentar obrigatoriamente as seguintes informações:a) Nome ou razão social ou marca registrada no órgão competente do país deconsumo e identificação fiscal, do fabricante nacional ou do importador ou dequem apõe a sua marca exclusiva ou razão social, ou de quem possua licençade uso de uma marca, conforme o caso.a.1)Entende-se como “identificão fiscalos registros tributários de pessoas jurídicas ou físicas, de acordo com as legislações vigentes dos Estados Partes.b)País de origem. o serão aceitas somente designões através de blocoseconômicos, nem indicações por bandeiras de países.c)Nome das fibras têxteis ou filamentos têxteis e seu contdo expresso empercentagem em massa.d)Tratamento de cuidado para conservão de produto têxtil.e)Uma indicão de tamanho ou dimeno, conforme o caso.
3

Activity (4)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
adrianaroxo liked this
rvg3008 liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->