Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
10Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
O Chamado da Graça - Moisés

O Chamado da Graça - Moisés

Ratings:

5.0

(2)
|Views: 2,918|Likes:
Published by robert paiva

More info:

Published by: robert paiva on Jun 02, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

02/03/2013

pdf

text

original

 
 1
Ministério Internacional Rios de Água Viva
204 Main St - Marlborough, MA 01752
2009 
Moisés, O Príncipe de Israel
Chamado pela Graça de DeusEx. 3:1-10
Introdução:
Somos inclinados a pensar que o chamado de Deus é algo reservado apenas para algunsprofetas, pregadores e apóstolos famosos. Já dizia um certo preletor em uma de suas ministrações:Quando alguém é chamado por Deus, ele se transforma. Passa a falar diferente, o vocabulário mudae até sua aparência fica diferente. Não sei porque, mas eu consigo identificar um pregador chamadopor Deus no meio de uma multidão de pessoas.
 
Mas o que eu gostaria de afirmar para todos nestanoite é que Deus não chama apenas aqueles que são apóstolos, evangelistas, pastores ou missionários.Como filhos de Deus e ovelhas do seu pastoreio, fomos chamados por ele. Deus tem nos chamado parasaírmos do duro trabalho para o descanso, da morte para a vida, da escravidão para a liberdade, dastrevas para a luz, da dor que há neste mundo para a paz que há na comunhão com o Seu filho Jesus.
Ef. 1:18
“ 
sendo iluminados os olhos do vosso coração, para que saibais qual seja a esperança da sua
vocação e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos”.
 
Ef. 4:1
 
“Rogo
-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes
chamados” 
.
II Ts 1:11 diz
 
“Pelo que também rogamos sempre por vós, para que o
nosso Deus vos faça dignos da sua
vocação e cumpra com poder todo o desejo de bondade e toda obra de fé” 
.
II Tm. 1:9 diz
 
“que nos salvou e chamou com uma santa vocação, não segundo as nossas obras, mas
segundo o seu próprio propósito e a graça que nos foi 
dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos”.
 Deus não nos chama apenas para a salvação, Ele nos chama também para o serviço. Ele tem umchamado único, um propósito único e uma missão para cada um de seus filhos. Deus tem um chamadopara voce ser líder e um líder de multidões.Existe três tipos de pessoas que faço questão de mencionar:
 
 2
Ministério Internacional Rios de Água Viva
204 Main St - Marlborough, MA 01752
2009 
Primeiro
, aqueles que estão cumprindo seu chamado. São pessoas que entendem seus dons e suashabilidades. São pessoas que estão apaixonadas por Jesus. Estão determinados a viver dentro da visãode Deus e a pagar o preço exigido.
Segundo
, aqueles que estão cientes do seu chamado. Eles sabem o que Deus quer que eles façam, massimplesmente não se decidiram a fazer. O problema deste tipo de pessoa não é falta de conhecimento,mas de obediência.
Terceiro
, aqueles que estão ainda procurando pelo seu chamado. Muitos se enquadram aqui. Quereme desejam ser obedientes, mas não sabem exatamente o que fazer. Se você for esta pessoa, não sesinta tão mal assim. Moisés tinha 80 anos de idade quando ele entendeu plenamente o seu chamado.Pode ser que você esteja na fase da preparação. Deus está primeiramente te preparando para depoisvocê poder ser usado para cumprir sua missão através do chamado em sua vida.Quando estudamos a vida de Moisés, percebemos este príncipe lutando com o chamado de Deus paraa sua vida. Podemos recordar de como Deus trabalhou para livrá-lo quando ele era apenas umacriança. Como ele cresceu no palácio de faraó e como ele tentou interferir a favor de seu povo, oshebreus. Nesta passagem que fala a respeito do seu chamado por Deus, encontramos Moisés jácasado com Zípora, filha de Jetro, sacerdote de Midiã. Encontramos nesta passagem das Escrituras amaneira como Deus preparou Moisés, as circunstâncias que envolveram o seu chamado e podemosassim tirar algumas lições práticas e pronfundas para aplicarmos em nossas próprias vidas.
I.Preparações para o Chamado de Deus.Pastoreando Ovelhas No Deserto (v.1)
Deus não chama ninguém para o serviço enquanto não estiver preparado. Deus nunca vai te chamarsem antes te capacitar para esta missão. Moody um dos pregadores mais conhecidos da história,declarou
que “Moisés
passou 40 anos pensando que era alguém, 40 anos aprendendo que não era
ninguém, e 40 anos aprendendo o que Deus pode fazer com um “ninguém”.
Com a idade de 40 anos Moisés tinha tudo que poderíamos imaginar numa pessoa que poderia serescolhida como um líder libertador. Ele havia sido criado pela filha de faraó, tinha recebido uma alta
 
 3
Ministério Internacional Rios de Água Viva
204 Main St - Marlborough, MA 01752
2009 
educação com os melhores professores universitários da época, e estava muito bem entrosado nascamadas mais altas da sociedade egipcía.Mas como ser chamado com a idade de 80 anos depois de ter passado 40 anos peregrinando nodeserto, cuidando de ovelhas que não eram suas? O potencial de liderança com certeza poderia nãomais existir. Qualquer sonho de libertar o seu povo provávelmente tinha extinguido-se do seu coração.O interessante é que quando Moisés pensava que poderia estar qualificado, na realidade ele nãoestava. Foi quando Moisés achava que não mais era qualificado, é que ele verdadeiramente estava.Por que o nosso Deus é mestre em capacitar aqueles que pensam que não são e que não podem.
A.
Deus usou “ovelhas” pa
ra preparar Moisés
,
V. 1 diz “apascentava Moisés o rebanho…” 
 
Não existe ocupação mais humilde nas Escrituras do que a de um pastor. Jesus falou desta humildadequando Ele usou esta metáfora. Ele diz em Jo. 10:14
Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas,
e elas me conhecem”.
Hebreus 13:20 se refere a Ele como
o grande pastor das ovelhas”.
 Parte desta humildade em torno do nascimento de Jesus foi que o seu nascimento foi anunciado apastores. O maior rei de Israel, Davi, cuidava das ovelhas de seu pai antes de ser escolhido para lideraro povo de Deus. Ele teve que ser um pastor antes que se tornasse rei.Para um israelita se tornar um pastor era uma coisa comum, já estavam acostumados porque faziaparte da cultura em que viviam. Mas para um homem que foi criado nos palácios do Egito se tornar umpastor era algo totalmente diferente. Moisés teve que descer muito nos degraus da escada dahumildade.
Gen. 46:34 “…todo pastor de ovelhas é abominação para os egípcios”.
 Moisés estava fazendo aquilo que ele aprendera a desprezar.
Um pastor era “uma abominação”
paraos egípcios porque ele exalava o mau cheiro das ovelhas. Não somente as ovelhas tinham um maucheiro, como destruíam as pastagens da terra. Eram totalmente estúpidas e dependentes de alguémpara liderá-las. Razão pela qual Deus usa ovelhas como uma ilustração do seu povo.Deus preparou Moisés para liderar o povo de Deus, primeiro permitindo que ele liderasse o rebanhode seu sogro. Salmos 77:20 diz:
“Guiaste o teu povo, como a um rebanho, pela mão de Moisés e de Arão.” 
 

Activity (10)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Natallia C. Rgt liked this
Geovana Saraiva liked this
Carol Gomes liked this
LanaAbade liked this
evandroshatran liked this
robert paiva liked this
alciomar liked this
alciomar liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->