Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
5Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Exercícios de Reaçõees Químicas

Exercícios de Reaçõees Químicas

Ratings: (0)|Views: 4,466|Likes:
Published by Valéria Vilma

More info:

Published by: Valéria Vilma on Aug 15, 2013
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

12/03/2013

pdf

text

original

 
 1
Exercícios de Aprendizagem
– 
2013
Nome: nº____Professor (a):
Valéria 
Série: Turma: Data: / /2013
Questão 1.
 
(Cesgranrio-RJ) Qual o principal composto formado nareação entre 1 mol de metil-butano e 1 mol de bromo?Explique por quê.
Questão 2.
 
Complete as reações:a) monobromação do metano;b) tetracloração do metano;c) monocloração do propano.
Questão 3.
 
(UCS-RS) Assinale a alternativa que representa,respectivamente, a função orgânica dos compostosapresentados em cada uma das seguintes informações:
• o gás dos isqueiros é representado por H
3
C
CH
2
 
CH
2
 
CH
3
 
• nas farmácias, encontramos um excelente solvente de
gorduras cuja fórmula é H
3
C
CH
2
 
O
CH
2
 
CH
3
.
• o composto
é usado na fabricação dedetergentes.a) Ácido carboxílico, cetona e hidrocarboneto.b) Butano, éster e ácido carboxílico.c) Hidrocarboneto, éter e ácido sulfônico.d) Butano, etoxietano e ácido sulfúrico.e) Hidrocarboneto, hidrocarboneto e ácido.
Questão 4.
 
A reação do propano com cloro gasoso, em presença deluz, produz dois compostos monoclorados. Na reação docloro gasoso com 2,2
 –
dimetilbutano, em presença de luz,o número de compostos monoclorados que podem serformados e que não possuem, em sua molécula, carbonoquiral é:a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5
Questão 5.
 
O produto principal da reação de substituiçãoa) cloreto de tercbutila.b) 1,1 - dicloro-butano.c) 1,2 - dicloro-butano.d) 2-metil-1-cloro-propano.e) 1-metil-2-cloro-propano.
Questão 6.
 
Complete as reações a seguir:
Questão 7.
 
Considere a reação de substituição do butano.O nome do composto X é:a) cloreto de hidrogênio. d) 1,1-dicloro-butano.b) 1-cloro-butano. e) 2,2-dicloro-butano.c) 2-cloro-butano.
 
 2
Exercícios de Aprendizagem
– 
2013
Questão 8.
 
A equação que melhor representa a reação do propenocom brometo de hidrogênio é:
Questão 9.
 
(FU-MG) Em 1933, dois químicos da Universidade deChicago, Kharasch e Mayo, perceberam que, se a adição debrometo de hidrogênio, HBr, a alcenos fosse feita napresença de peróxidos orgânicos, como peróxido debenzoíla ou peróxido de t-butila, mesmo em quantidadesínfimas, ela passaria a ocorrer de maneira inversa à regrade Markovnikov, isto é, o hidrogênio seria adicionado aocarbono menos hidrogenado da dupla. Com base nessainformação, dê o nome dos produtos das reaçõesindicadas abaixo.
Questão 10.
 
(Fuvest-SP) A adição de HBr a um alceno pode conduzir aprodutos diferentes caso, nessa reação, seja empregado oalceno misturado a uma pequena quantidade de peróxido.a) O 1-metilciclopenteno reage com HBr de formaanalógica. Escreva, empregando fórmulas estruturais, asequações que representam a adição de HBr a essecomposto na presença e na ausência de peróxido.b) Dê as fórmulas estruturais dos metilciclopentenosisoméricos (isômeros de posição).c) Indique o metilciclopenteno do item b que forma, aoreagir com HBr, quer na presença, quer na ausência deperóxido, uma mistura de metilciclopentanosmonobromados que são isômeros de posição. Justifique.
Questão 11.
 
(Mackenzie-SP) Considerando a reação entre 2-butino eum mol de moléculas de bromo, é correto afirmar que:a) é uma reação de substituição.b) produz isômeros cis-trans.c) um dos reagentes é um hidrocarboneto saturado.d) a molécula de bromo apresenta ângulo diferente de180°.e) produz 2,2-dibromo-2-buteno.Dado: Br (Z = 35)
Questão 12.
 
(Unifesp) A identificação dos produtos formados naozonólise (seguida de hidrólise na presença de zinco) deum alceno permite identificar a estrutura do compostooriginal, pois sabe-se que:
• carbono primário ou secundário da dupla
-ligação produzaldeído;
• carbono terciário produz cetona.
 Um alceno forneceu como produto desse tratamentoapenas propanona como produto final. Este compostodeve ser o:a) hexeno-3. d) 2-metil-buteno-2.b) 2-metil-penteno-1. e) 2,3-dimetil-buteno-2.c) 2-metil-penteno-2.
Questão 13.
 
Na equação a seguir, as funções orgânicas a quepertencem os compostos A e B são:a) ácido carboxílico e aldeído.b) éter e aldeído.c) cetona e álcool.d) hidrocarboneto e ácido carboxílico.e) cetona e aldeído.
Questão 14.
 
(Unicentro-PR) Um composto é submetido à oxidaçãoenergética e produz gás carbônico, água e ácido metil-propanóico. Assinale a alternativa que apresenta oreagente que sofre este processo.a) 2-penteno d) 1-pentenob) 2-metil-1-buteno e) 2-metil-2-butenoc) 3-metil-1-buteno
Questão 15.
 
Os principais produtos obtidos pela oxidação do buteno-2com KMnO
4
em meio ácido e em meio básico são,respectivamente:
Questão 16.
 
(Vunesp) O ozônio (O
3
) reage com um
alceno
formandoum composto X que, por sua vez, reage com água,resultando em dois produtos orgânicos, segundo asreações do esquema a seguir:a)
 
Escreva as fórmulas estruturais dos dois produtosorgânicos finais quando o alceno é 2-metilbuteno.b)
 
Identifique as funções orgânicas dos dois produtos finaisda reação.
Questão 17.
 
Determine o número de compostos diferentes formadospela substituição de 1 H por 1 Cl nos seguintes alcanos:
 
 3
Exercícios de Aprendizagem
– 
2013
Questão 18.
 
A reação entre
A
orgânico e
B
inorgânico produziu, alémde HCl, uma mistura dos seguintes compostos: 1-clorobutano e 2-clorobutano. A respeito dessa reação:I.
 
Escreva as fórmulas estruturais planas dos produtosorgânicos.II.
 
Indique qual dos compostos orgânicos apresentacarbono quiral.III.
 
Identifique o tipo de isomeria plana existente entre osprodutos orgânicos.IV.
 
Escreva as fórmulas dos reagentes.V.
 
Sabendo que a facilidade de substituição do H é C
terciário
 > C
secundário
> C
primário
, indique o produto orgânicoformado em maior quantidade e equacione a reação deformação desse produto.
Questão 19.
 
Escreva a fórmula estrutural e o nome do compostoorgânico que completa corretamente as equações a seguir:
Questão 20.
 
Equacione as reações a seguir, indicando a fórmulaestrutural do principal produto orgânico formado.a) (mono) bromação do metilpropano;b) (mono) nitração do propano;c) (mono) sulfonação do benzeno;d) (mono) cloração do cicloexano;e) benzeno + cloreto de etila;f) benzeno + brometo de propanoíla
Questão 21.
 
Hidrocarbonetos que apresentam dupla ligação podemsofrer reação de adição. Quando a reação é feita com umhaleto de hidrogênio, o átomo de halogênio se adiciona aocarbono insaturado que tiver menor número dehidrogênios, conforme observou Markovnikoff. Usandoesta regra, dê a fórmula e o nome do produto que seforma na adição de:
Questão 22.
 
Na primeira etapa da reação de alcanos com cloro ocorre atroca de apenas um átomo de hidrogênio por átomo decloro. Considerando somente esta etapa, quantoshidrocarbonetos clorados diferentes podem se formar aoreagirem 2-metilpropano e cloro?a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5
Questão 23.
 
Observe as reações de adição dadas aos seguintes alcenos:Assinale a opção que contém APENAS a(s) reação(ões) queobedece(m) à Regra de Markovnikov:a) II. b) V. c) I e III. d) II e IV. e) IV e V.
Questão 24.
 
Na reação representada por
A
pode ser substituído pora) propeno. d) propano.b) propino. e) ciclopropeno.c) propadieno.
Questão 25.
 
Assinale as proposições CORRETAS. Encontre, na relação aseguir, os produtos da adição de 1 mol de HBr a 1 mol decada um dos seguintes reagentes:a)
 
propenob)
 
propino(01) 1,2-dibromopropano(02) 2-bromopropano(04) 1,2-dibromopropeno(08) 2-bromopropeno(16) 1-cloro-2-bromopropano(32) 1,2,3-tribromopropano(64) 1,1,1-tribromopropano

Activity (5)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
Valéria Vilma liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->