Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
60Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
COMO PREGAR A PALAVRA?

COMO PREGAR A PALAVRA?

Ratings:

4.5

(2)
|Views: 15,802 |Likes:
Published by Fleur du Monde
Pequenos lembretes para pregadores iniciantes.
Pequenos lembretes para pregadores iniciantes.

More info:

Published by: Fleur du Monde on Jun 03, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/19/2013

pdf

text

original

 
APOSTILA DE HOMILÉTICA:
COMOPREGARAPALAVRA?
INTRODUÇÃO:
 
Se o povo cristão quiser manter um testemunho ativo nesta geração, e se crentes emCristo desejarem crescer e tornar-se cristãos maduros e eficientes, então é da maior importância que os pastores, mestres e outros líderes providenciem para o seu povo o “leitesincero da Palavra” mediante mensagens centralizadas na Bíblia e dela derivadas.Com este princípio em mente, mostro-lhes o caminho mais viável que, somado àsaulas práticas e teóricas os habilite para os grandes desafios do Reino.
1-PRINCIPAIS TIPOS DE SERMÕES BÍBLICOS
Há muitos tipos de sermões e vários meios de classificá-los. Provavelmente a formamenos complicada seja a classificação em TEMÁTICOS, TEXTUAIS e EXPOSITIVOS.Estudaremos a preparação de mensagens bíblicas examinando estes três tipos principais, priorizando o sermão EXPOSITIVO.
2- DEFINIÇÃO DO SERMÃO TEMÁTICO
Sero temático é aquele cujas divisões principais derivam do tema,independentemente do texto. Isso significa que o sermão temático tem início com um temaou tópico, e que suas partes principais consistem em idéias derivadas desse assunto.Os versículos nos quais se fundamentam as divisões principais devem ser, em geral,extraídos de porções bíblicas mais ou menos distantes umas das outras.
2.1. Exemplo de Sermão Temático
A fim de compreendermos com maior clareza a definição trabalharemos juntos numesboço simples. Escolheremos como tema, “
 Razões Para A Oração Não Respondida”
. Note que não estamos usando um texto, mas um tema bíblico.Meditando em várias partes das Escrituras referentes ao nosso tema e trazendo-as àmente, encontramos textos como os seguintes, os quais indicam por que, com frequência, aoração fica sem resposta: Tg 4:3, Sl 66:18, Tg 1:6-7, Mt 6:7, Pv 28:9 e I Pd 3:7. É neste ponto que uma boa Bíblia de referência e uma concordância bíblica completa, ou umaBíblia dividida em tópicos, são de valor inestimável.Com a ajuda destas referências bíblicas descobrimos as seguintes causas para aoração não respondida.“RAZÕES PARA A ORAÇÃO NÃO RESPONDIDA”:l. Pedir mal - Tg 4:32. Pecado no coração - Sl 66:183. Duvidar da Palavra de Deus - Tg 1:6,74. Vãs repetições - Mt 6:75. Desobediência à Palavra - Pv 28:96. Procedimento irrefletido nas relações conjugais - I Pd 3:7
 
Aqui temos um esboço temático bíblico, cujas divisões principais derivam do tema
 ,“Razões Para A Oração Não Respondida
”, e são sustentados por um versículo da Bíblia.2.2.
Unidade De Pensamento
É preciso observar que, segundo o exemplo acima, o sermão temático contém umaideia central, a saber, “
 Razões Para a Oração Não Respondida
”. Podemos pensar muito emoutros fatores importantes referentes à oração, tais como o seu significado, sua importância,seu poder, seus métodos e os seus resultados obtidos. Contudo, a fim de nos mantermosfiéis à definição do sermão temático, devemos basear no tema as partes principais doesboço, isto é, devemos limitá-lo à ideia contida no tema.2.3.
Princípios Básicos da Preparação de Esboços Temáticos
As divisões principais devem vir em ordem lógica ou cronológica.Exemplo: “VERDADES ABSOLUTAS REFERENTES A CRISTO”1. Ele é Deus manifesto na carne - Mt 1:232. Ele é o Salvador dos homens - I Tm 1:153. Ele é o Rei vindouro - Ap 11:15Observe que este esboço está em ordem cronológica. Jesus Cristo, Filho de Deus, primeiramente se encarnou, depois foi à cruz e deu a vida para tornar-se nosso Salvador, ealgum dia virá para reinar como Rei dos reis e Senhor dos senhores.
3- O SERMÃO TEXTUAL
 No sermão textual temos um tipo de discurso diferente do sermão temático. Nesteiniciamos com um texto; naquele, começamos com um tema. Observe com cuidado adefinição do sermão textual.Sermão textual é aquele no qual as divisões principais são derivadas de um textoconstituído de uma breve porção da Bíblia. Cada uma dessas divisões é usada como umalinha de sugestão, e o texto fornece o tema do sermão.3.1.
Exemplo de Esboço de Sermão Textual
Como primeiro exemplo, tomemos Esdras 7:10, que diz: “Porque Esdras tinhadisposto o coração para buscar a lei do Senhor e para a cumprir e para ensinar em Israel osseus estatutos e os seus juízos”. Muitas vezes é útil consultar uma tradução moderna a fimde se obter um significado mais claro da passagem.Examinando com cuidado o texto, observamos que o versículo todo tem comocentro “
O Propósito Do Coração De Esdras”
, e assim traçamos as seguintes divisões doversículo:“O PROPÓSITO DO CORAÇÃO DE ESDRAS”1. Estava disposto a conhecer a Palavra de Deus

Activity (60)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
adenilton1966 liked this
Clodoaldo Gomes added this note
otimo!
Brauna Filho added this note
EU, ACREDITO QUE VOU APRENDER MUITO COM ESSA DISCIPLINA OU A CIÊNCIA OU A ARTE DE ELABORAR E EXPOR O SERMÃO.
Brauna Filho added this note
AMÉM, GOSTEI MUITO HOMILÉTICA E BOM DE MAIS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Jussa Cassamo liked this
Davi Oliveira liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->