Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
86Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Tcc-completo

Tcc-completo

Ratings: (0)|Views: 18,550 |Likes:
Published by gesiel123

More info:

Published by: gesiel123 on Jun 03, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/11/2014

pdf

text

original

 
RESUMO
O presente trabalho teve como proposta investigar a conscientização do uso deEquipamentos de Proteção Individual (EPI) na construção civil e no ambiente de trabalho.O trabalho teve como objetivo conscientização do uso do EPI, visando a sensibilização dosmesmos quanto à segurança pessoal e coletiva.A coleta de dados se deu através de método de abordagem inloco
 
via entrevista e questionário a funcionários na obra.Através da análise das respostas, pudemos verificar que 100% dos entrevistados não usam oEquipamento de Proteção Individual (EPI), sendo que, muitos não souberam responder o que éEPI, mostrando assim a falta de conhecimento do risco que estão correndo.Tal conscientização pode ajudar a diminuir o alto índice de acidentes na construção civil emobras de pequeno porte em Mongaguá.Palavras-chave: conscientização - uso de EPI.
 
INTRODUÇÃO
Para o bom funcionamento de uma obra, não basta projetar máquinas queminimizem erros humanos. Equipamentos de Proteção Individual exigem papel centralneste cenário, assim como o cuidar de quem opera as máquinas. O relacionamento entreas pessoas e os equipamentos, quando bem planejados e acompanhados deequipamentos que visam proteger o trabalhador, faz com que haja no ambiente ummelhor desempenho, com segurança e conforto. Algumas leis e normas asseguram aotrabalhador seu direito sobre um Equipamento de Proteção Individual, porém, comonem sempre essas diretrizes são cumpridas (em função dos inúmeros acidentes queocorrem nas construções diariamente), faz-se necessária uma maior divulgação acercade tal segurança. Desta forma, este trabalho visa à veiculação de informações sobre esteassunto e da legislação vigente, aos alunos do Curso de Edificações, além de ampliar oconhecimento da saúde e segurança do trabalhador na construção civil de Mongaguá.O uso do EPI está relacionado com a segurança Individual, que é indispensável para segurança dos trabalhadores, mas na pratica não é isso que se vê em obras de pequeno porte em Mongaguá. No primeiro capitulo deste estudo, explicaremos o que são equipamentos de proteção individual (EPI) No segundo capítulo procuramos relatar a importância e necessidade daobservação de como o funcionário se comporta em relação a sua segurança pessoal emseu ofício, em nosso caso a construção civil. No terceiro capítulo relatamos a falta de EPI nas obras e a precária condição detrabalho, através de entrevistas e vídeos. No quarto capítulo, apresentamos o questionário com suas respectivasrespostas, também procuramos analisar os dados coletados. No quinto capitulo, quem deveria fornecer EPI e fiscalizar sobre o seuuso?
 
Objetivos
Ao final deste trabalho queremos mostrar aos leitores um maior conhecimento acerca deEPI, visando alcançar aqueles que almejam atuar como profissionais da ConstruçãoCivil, bem como oferecer-lhes algum conhecimento a respeito dos Equipamentos deSegurança Individual, fundamentais para a saúde física dos profissionais, e mostrar queo uso do EPI é essencial para a saúde do trabalhador.
 

Activity (86)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Rose Franca liked this
Natali Barretto liked this
Denise Bruno liked this
Roberio Araujo Vasco added this note
excelente
Hugo Garcia liked this
Eliana Soares added this note
muito bom, mi tirou duvidas.obgado.
Rodrigo Santos liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->