Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
9Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
PROJETO PEDAGÓGICO - A AGUA - IMPORTANCIA PARA OS ANIMAIS DOMESTICOS

PROJETO PEDAGÓGICO - A AGUA - IMPORTANCIA PARA OS ANIMAIS DOMESTICOS

Ratings:

4.5

(2)
|Views: 9,576 |Likes:
Published by james_jps8979
PROJETO PEDAGÓGICO - A ÁGUA - A IMPORTACIA DA AGUA PARA OS ANIMAIS DOMÉSTICO - CRECHE - CAMPO ALEGRE DE LOURDES - BA
PROJETO PEDAGÓGICO - A ÁGUA - A IMPORTACIA DA AGUA PARA OS ANIMAIS DOMÉSTICO - CRECHE - CAMPO ALEGRE DE LOURDES - BA

More info:

Published by: james_jps8979 on Jun 03, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as RTF, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

03/22/2013

pdf

text

original

 
EDITADO POR: JAMES PEREIRA DOS SANTOS
ENTREVISTA E ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO DO ESTÁGIOII
Nome do (a) aluno (a): Afonso Feitosa TorresInstituição de Ensino/Local do Estágio: Creche Municipal Jose ArlindoAlmeida Dias – Bairro Outro LadoEstado: Bahia Município: Campo Alegre de LourdesNível/Ano/Turma de estagio e faixa etária dos alunos: Estágio II, Módulo08, estágio nível ensino infantil/03-04/2009, alunos com idade de 03anos.
Relato e analises das atividades de entrevistas e observaçõesrealizadas na turma de estágios
EntrevistaEscola: Creche Jose Arlindo Almeida DiasEstagiário: Afonso Feitosa TorresRegente/entrevistada: Sirléia Duate e Carliene Luz de Brito.Aos 20 dias do mês de março de 2009, na Creche Municipal Jose ArlindoAlmeida Dias, eu Afonso Feitosa Torres, iniciei o meu estagio II,entrevistando a professora e sua auxiliar, as mesmas informaram-meque utilizam como motivação cantos, dramatizações, historinhas eutilizam como material didático: cartaz, lápis de cera, quebra cabeça,livros diticos e massa de modelar. Tendo como resultado umaaprendizagem lenta, devido às crianças ser matriculadas obedecendo asuas faixas etárias e não seus conhecimentos. As mesmas trabalhamcom as seguintes matérias: Português, Ciência, Matemática e Religião.As orientadoras realizam um trabalho de inclusão/integralização deforma ampla, onde envolve todos os alunos, fazendo a juão ecolocando em grupo os que sabem mais com os que sabem menos,realizando debates entre eles. A professora e a auxiliar orientam osalunos dizendo que todos são iguais sem distinção de: raça, cor, sexo enecessidades especiais. As mesmas o alicerçadas na teoria docontrutuvismo, e embasadas na prática pedagógica de Piaget. De formaque executam atividades de campo, palestras e oficinas, onde ascrianças observam e valorizam a sua aprendizagem.
 
Estágio de observação
Escola: Creche Municipal Jose Arlindo Almeida DiasEstagiário: Afonso FeitosaRegente: Sirléia Duate e sua auxiliar Carliene Luz de Brito BritoObservei na sala da professora e sua auxiliar, onde a sala é de tamanhoadequando para a quantidade de alunos existente. As mesas e ascadeiras eram suficientes para atender as necessidades das crianças. Nasala existem 16 alunos e os mesmos são com idade geral de 03 anos, nototal de 07 meninos e 09 meninas. Nas paredes tinha janelas queventilavam o suficiente para o bem estar, e para também ajudar nailuminão dentro das salas. Existem cartazes (letras do alfabeto,higiene bucal, orações), retratando para despertar o interesse dosalunos, a sala ainda dispõe de uma estante onde era colocado oslivrinhos e os todos os matérias didáticos dos professores e trabalhosdos alunos, a escola oferece um tio para desenvolver aulasrecreativas (jogos e brincadeiras), dispõe também de uma sala de TV eDVD onde as professoras podem realizar tarefas diversas. As professorassão bastante atenciosas e carinhosas com todas as crianças.Durante as aulas observei que a professora é bem comprometida com aaprendizagem de seus alunos realizando varias atividades em grupo eindividual, sempre preocupada com a diversidade em sala tanto naexposição do conteúdo quanto no tratamento dedicado a cada um. Adisposição das carteiras em círculo desenvolve a segurança, promovemà educação em sala de aula e ainda combate as conversas paralelas. Osalunos sempre estão realizando atividades extras de perguntas, fazendoalgumas delas. Ao serem questionados sobre os assuntos trabalhados,os mesmos se mostram comprometidos e interessados. A professoratem sempre demonstrado segurança e passa muita confiança aos alunosdesenvolvendo a criatividade dos mesmos com atividades prazerosas edesafiadoras, levando os a pensar sobre o que aprenderam e tambémsobre o que ainda tem que aprender.As professoras iniciaram as aulas as 14h00min da tarde, com asseguintes atividades: rezam, cantam, e em seguida apresentam umagravura contendo a cor vermelha, explorando a mesma e depoisentregaram um desenho para cada criaa, para elas pintarem o
 
EDITADO POR: JAMES PEREIRA DOS SANTOS
desenho com esta cor, e depois por volta das 15h00min às professorascolocam os alunos em fila para que fosse recebido o lanche, e após fazeresta refeição foi para sala de vídeos, assistirem um vídeo de musicas ehistorinhas. E as 16h00min h eles foram tomar banho, logo em seguida jantaram, após isso saíram em companhia dos seus paisNa aula seguinte as mesmas professoras abordaram novamente o temada aula anterior, (que era a cor vermelha), usando atividades comdiferentes.Na quarta-feira (25/03/2009), elas exploraram uma nova cor – foi à corverde – tendo como objetivo desenvolver a coordenação motora, cadaaluno pintou em uma folha com a cor verde.Na quinta-feira, as mesmas professoras revisaram o conteúdo da aulaanterior acompanhado de atividades rotineiras, fazendo com que osalunos pintassem nos desenhos com as cores abordadas durante asemana.Na sexta feira, houve uma palestra, no pátio da creche, ministrada porHerbert Batista, com o tema de religião, abordando as faces da vida emfamília e na escola, como por exemplo, o respeito e considerações quedevemos ter com o próximo, enfatizaram que devemos amar a Deusacima de tudo.O objetivo deste estágio foi de ampliar os conhecimento e desenvolver opapel do docente em formação dentro da sala de aula. Permitindo que oestagiário tenha uma maior percepção de como atuar na educaçãoinfantil.

Activity (9)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
gostei muito deste projeto pois este é também o nosso objetivo trabalhar com as nossas crianças!
Juh Gonçalves liked this
Beatriz Silva liked this
Fabiane Lemos liked this
angeladelima liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->