Welcome to Scribd. Sign in or start your free trial to enjoy unlimited e-books, audiobooks & documents.Find out more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
4Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
REFLEXÕES (5) NA PRIMEIRA CARTA DE JOÃO (2.7-11)

REFLEXÕES (5) NA PRIMEIRA CARTA DE JOÃO (2.7-11)

Ratings: (0)|Views: 302|Likes:
Published by ELI ROCHA SILVA

More info:

Published by: ELI ROCHA SILVA on Jun 03, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/11/2014

pdf

text

original

 
REFLEXÕES (5) NA PRIMEIRA CARTA DE JOÃOCAPÍTULO 2. 7-11
(v.7) Amados, não vos escrevo mandamento novo, mas um mandamento antigo, quetendes desde o princípio. Este mandamento antigo é a palavra que ouvistes.
1.João dá aos seus leitores um tratamento afetuoso, íntimo, que mostrava de fato oque ele sentia por aqueles crentes; ele os chama de “Amados”. Muitas pessoastêm, por viverem o ambiente da igreja, de chamar alguns irmãos de amados.
2.
O apóstolo não estava escrevendo a respeito de nenhum mandamento novo, masantigo; os seus leitores tinham, ou já conheciam desde o princípio da fé cristã; elesaprenderam o mandamento do amor; mas o amor era tão antigo, a ponto deremontar ao princípio de todas as coisas.
3.
O mandamento do amor foi ensinado pelo próprio Jesus aos seus primeirosdiscípulos (João 15.12). Em certo sentido, o mandamento que João leva os seusleitores a refletirem, era novo para eles, mas ao mesmo antigo para o apóstolo, pois fora ensinado pelo próprio Jesus. Em outras palavras, diríamos que João nãoinovou, mas trouxe à memória dos novos crentes, aquilo que ele mesmo recebera.
(v.8) Contudo é um novo mandamento que vos escrevo, o qual é verdadeiro nele e emvós; porque as trevas vão passando, e já brilha a verdadeira luz.
1.
O mandamento é novo na forma como deve ser aplicado e praticado na igreja. Omandamento é verdadeiro, é factual, na Cabeça (Nele) e no corpo (em vós). Aigreja deve vivenciar esse novo mandamento (mas antigo) que é o amor.
2.
O mundo que vivia em trevas viu brilhar a luz, e esta luz é o próprio Cristo (João1.4-9). A que veio ao mundo vai brilhando de forma individual em cada crente, pois o achegar-se para a luz é decisão pessoal (João 3.19-21).
1

Activity (4)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
lucafeleite liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->