Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
1Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Textos Finais Blog Grupo

Textos Finais Blog Grupo

Ratings: (0)|Views: 45 |Likes:
Published by abrunhosa58

More info:

Published by: abrunhosa58 on Jun 04, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/15/2009

pdf

text

original

 
História do Desenho
O desenho tem sido um meio de manifestação estético e uma linguagemexpressiva para o homem desde os tempospré-históricos. Neste período,porém, o desenho, assim como a arte de uma forma geral, estava inserido emum contexto tribal-religioso em que acreditava-se que o resultado do processode desenhar possuísse uma "alma" própria: o desenho era mais um ritualmístico que um meio de expressão. À medida que os conceitos artísticosforam, lentamente, durante aAntiguidadeseparando-se dareligião, o desenho passou a ganhar autonomia e a se tornar uma disciplina própria. Não haveria,porém, até oRenascimento, uma preocupação em empreender um estudosistemático e rigoroso do desenho enquanto forma de conhecimento.A partir doSéculo XV, paralelamente à popularização dopapel, o desenho começou a tornar-se o elemento fundamental da criação artística, uminstrumento básico para se chegar à obra final (sendo seu domínio quase umavirtude secundária frente às outras formas de arte). Com a descoberta esistematização daperspectiva, o desenho virá a ser, de facto, uma forma deconhecimento e será tratado como tal por diversos artistas, entre os quaisdestaca-se Leonardo da Vinci.
 
A representação dohomem vitruviano, como imaginado por Leonardo da Vinci, é um dos desenhos mais conhecidos do mundo.
Homem Vitruviano
OHomem Vitruviano é um desenho famoso que acompanhava as notas que Leonardo da Vincifez ao redor do ano1490num dos seus diários. Descreve uma figura masculina desnuda separadamente e simultaneamente em duasposições sobrepostas com os braços inscritos numcírculoe numquadrado. A cabeça é calculada como sendo um oitavo da altura total. Às vezes, o desenhoe o texto são chamados de Cânone das Proporções.O desenho actualmente faz parte da colecção/colecção daGalleriedell'Accademia(Galeria da Academia) emVeneza,Itália.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->