Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
11Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Elementos Maquina 46elem

Elementos Maquina 46elem

Ratings:

4.5

(2)
|Views: 224|Likes:
Published by Profissional SENAI

More info:

Published by: Profissional SENAI on Jun 07, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

02/16/2014

pdf

text

original

 
46
AULA
 
46
A U L A
Introdução
supervisor de uma área da indústria cons-tatou que algumas máquinas apresentavam ruídos e superaquecimento.O mecânico de manutenção desmontou as máquinas e constatou que,devido ao entupimento dos bicos das engraxadeiras, a graxa não penetrava nosmancais e, por isso, não os lubrificava.Trocaram as engraxadeiras e o problema foi sanado.Veja como os dispositivos usados para lubrificação são importantes. Nasduas próximas aulas, você vai conhecer os sistemas de lubrificação com perdatotal do lubrificante, juntamente com os dispositivos usados nesse sistema.
Conceito de sistema de perda total
Nesse sistema, o lubrificante não pode ser utilizado novamente. Por isso,usa-se a expressãoperda totalperda totalperda totalperda totalperda total, ao contrário do que ocorre no sistema selado, emque o lubrificante pode ser reaproveitado várias vezes.No sistema de perda total são empregados os seguintes dispositivos:almotolia, copo graxeiro, pistola graxeira, pistola de óleo, pincel, espátula, copoconta-gotas, copo com vareta, copo com mecha (tipo sifão), copo com mecha(tipo tampão), lubrificador mecânico.Vamos estudar cada um desses dispositivos.
Almotolia
Pode ser do tipo comum ou do tipo bomba. Ambas devem ser mantidaslimpas e com os bicos desobstruídos.Na lubrificação por almotolia, é importante que os pontos de lubrificaçãosejam mantidos limpos e protegidos sempre que possível.
Lubrificação II
 
46
AULA
Copo graxeiro
O copo graxeiro pode ser manual ou automático. O copo manual faz a graxachegar ao ponto de aplicação por meio do rosqueamento da tampa ou do êmbolo.O copo automático usa a pressão de uma mola para a aplicação, evitando aatenção freqüente do operador.Além do reenchimento e da limpeza, pouca atenção é requerida por essescopos. Porém, podem ocorrer problemas por falta de lubrificação, se o mancalaquecer a ponto de provocar o escorrimento livre da graxa. Dessa maneira, elavaza pelas extremidades do mancal e o copo se esvazia rapidamente.
almotolia comumalmotolia tipo bomba^^
 
46
AULA
Pistola graxeira
A aplicação de graxa com pistola graxeira é simples quando se usam pistolascom acionamento manual. Entretanto, a aplicação torna-se complexa quando seusa ar comprimido ou bombas elétricas para forçar a entrada de graxa nosmancais.Os pontos de aplicação constituídos pelos bicos graxeiros (engraxadeiras)devem ser limpos antes de se aplicar o conector da pistola, a fim de evitarimpurezas nos mancais.As engraxadeiras possuem uma mola que atua numa esfera. Dessa forma,fica vedado o escape de graxa e a entrada de sujeiras. A graxa entra sob pressãoe força a esfera para trás. Assim, vence a força da mola. Ao cessar a entrada degraxa, a vedação é restabelecida.
engraxadeira direitaengraxadeira em esquadro de45 grau

Activity (11)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
jdraposo7460 liked this
kueryx liked this
Joao Paulo liked this
decelsiusman9395 liked this
faadalves liked this
wilstermancosta liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->