Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
3Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
BOTANICA.pdf

BOTANICA.pdf

Ratings: (0)|Views: 1,596 |Likes:

More info:

Published by: Fabio Dias Magalhães on Aug 25, 2013
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

11/01/2013

pdf

text

original

 
salabioquimica.blogspot.com Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com
 
pag.1
Questões discursivas de Botânica
Organização: Prof. Fabio Dias Magalhães(Ufrj 2002) No ano de 2001, foi publicado um trabalho no qual pesquisadores introduziram em umaalga unicelular o gene responsável por uma proteína de membrana capaz de transportar glicose do meioextracelular para o interior da célula, sem consumo de energia. As algas normais dessa espécie nãodispõem desse tipo de transportador. As algas que receberam o gene (algas transgênicas) tornaram-secapazes de sobreviver e multiplicar-se na ausência de luz, desde que houvesse glicose no meio.1. Na ausência de luz, o que deve ocorrer com a produção de oxigênio pelas algas transgênicas?Justifique sua resposta.2. (Unicamp 93) A figura a seguir mostra o esquema do corte de uma célula, observado ao microscópioeletrônico:a) A célula é proveniente de tecido animal ou vegetal? Justifique. b) Se esta célula estivesse em intensa atividade de síntese protéica, que organelas estariam maisdesenvolvidas ou presentes em maior quantidade? Por quê?3. (Fuvest 98) As leveduras podem viver tanto na presença quanto na ausência do gás oxigênio.a) Que processos de obtenção de energia as leveduras realizam em cada uma dessas situações? b) Em qual das situações a atividade metabólica das leveduras é mais alta? Por quê?
 
salabioquimica.blogspot.com Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com
 
pag.2
4. (Ufrj 96) Nos países de clima frio, a temperatura do ar no inverno é, muitas vezes, inferior a 0°C. Aágua do solo congela, o ar é frio e muito seco. Nesse período, muitas espécies vegetais perdem todas asfolhas.A perda das folhas evita um grande perigo para essas plantas.Que problema a planta poderia sofrer caso não perdesse as folhas? Justifique sua resposta.5. (Ufrj 2003) Dependendo das condições do solo, os vegetais podem destinar a maior parte dosnutrientes obtidos para o crescimento de seus brotos e folhas ou para o desenvolvimento de suas raízes.A figura a seguir mostra duas plantas (A e B) da mesma espécie, que possuem a mesma massa e queforam cultivadas em dois ambientes com diferentes disponibilidades de nutrientes.Identifique qual das plantas se desenvolveu no solo com MENOR disponibilidade de nutrientes.Justifique sua resposta.6. (Unesp 96) Fungos e bactérias têm sido considerados, por muitos, os "vilões" entre os seres vivos.Sabemos, entretanto, que ambos apresentam aspectos positivos e desempenham importantes funçõesecológicas.a) Cite uma forma pela qual bactérias e fungos podem contribuir para a reciclagem de nutrientesminerais. b) Cite um exemplo de conquista científica no combate a infecções que foi possível a partir dautilização de fungos.
 
salabioquimica.blogspot.com Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com
 
pag.3
7. (Unicamp 2001) Até há algum tempo, considerava-se que fungos e bactérias pertenciam ao reinovegetal. Com o reconhecimento das diferenças entre eucariotos e procariotos, as bactérias foramseparadas, mas os fungos permaneceram incluídos no reino vegetal. Mais recentemente, porém,tornou-se claro que os organismos agrupados como fungos definitivamente não são plantas.a) Apresente uma característica comum a bactérias e fungos que permitiu considerá-los como plantas. b) Apresente uma característica das bactérias que demonstra serem elas pertencentes a outro reino.Qual é esse reino?c) Cite duas características das plantas que não são encontradas nos fungos.8. (Udesc 97) Os cogumelos são seres vivos representantes do reino Fungi. Algumas espécies sãocomestíveis, outras alucinógenas e outras, ainda, venenosas. Sobre esses seres, RESPONDA:a) Como ocorre seu processo de nutrição? b) Alguns fungos estão associados a animais ou plantas. COMENTE sobre uma associação de fungoscom outros seres vivos.9. (Ufc 2002) O reino Fungi possui cerca de 70.000 espécies, entre elas fungos de importânciaecológica e/ou econômica.a) Explique, sucintamente, por que os fungos, juntamente com as bactérias heterotróficas, sãoecologicamente tão importantes? b) Por que alguns fungos como 'Aspergillus flavus' e 'A. parasiticus', que crescem em sementesestocadas de milho, trigo e amendoim, são danosos à saúde humana mesmo depois do fungo ter sidoeliminado dessas sementes?c) Planta ou animal? Os fungos não são nem uma coisa nem outra. Cite uma característica dos fungosque se assemelha aos animais e uma outra que se assemelha às plantas.10. (Ufscar 2004) Muitas das características que surgiram ao longo da história evolutiva das plantas permitiram a conquista do ambiente terrestre. Considere os musgos e as samambaias ea) cite uma característica compartilhada por esses dois grupos que torna essas plantas dependentes daágua para a fertilização. b) compare os dois grupos com relação à presença de um sistema vascular para transporte de água enutrientes.11. (Ufal 99) Compare o esporófito de uma samambaia ao esporófito de um musgo.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->