Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
4Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
cadeia alimentar

cadeia alimentar

Ratings: (0)|Views: 4,348 |Likes:
Published by AndreaBarreto

More info:

Published by: AndreaBarreto on Aug 25, 2013
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

09/27/2013

pdf

text

original

 
Notas de Aula 
 
Ensino Médio
 
3o Bimestre / 2013 - Professora: Andréa Barreto
BIOLOGIA
 Cadeia AlimentarTodos os seres vivos precisam de energia paraproduzir as substâncias necessárias àmanutenção da vida e à reprodução. Os seresvivos obtêm a energia basicamente de duasmaneiras: Os clorofilados, através da energia doSol, e os não-clorofilados, a partir daalimentação dos clorofiladosA matéria está constantemente ciclando dentrode um ecossistema, ou dito de outra forma, oque os seres vivos retiram do ambiente, elesdevolvem.Tem sido assim desde do início da existência davida da terra, até os dias de hoje. Trata-se deum ciclo eterno.Além da matéria, a energia também passa portodos os componentes de um ecossistema, sóque, no entanto, enquanto a matéria circula, aenergia flui.
 Aula:Data:
 
 Fluxo de energia nos ecossistemasA luz solar representa a fonte de energiaexterna sem a qual os ecossistemas nãoconseguem manter-se. A transformação(conversão) da energia luminosa para energiaquímica, que é a única modalidade de energiautilizável pelas células de todos os componentesde um ecossistema, sejam eles produtores,consumidores ou decompositores, é feita atravésde um processo denominado fotossíntese.Portanto, a fotossíntese - seja realizada porvegetais ou por microorganismos - é o únicoprocesso de entrada de energia em umecossistema.A cada nível trófico há uma perda de energiapara o ambiente:Nível Trófico:1. O conjunto de indivíduos que se nutre nomesmo patamar alimentar, ou seja, alimentam-se basicamente dos mesmos nutrientes e estãocolocados em um mesmo nível trófico.2. Os produtores estão colocados no 1.° níveltrófico.
Data:Data:Data:
 
3. Os consumidores primários, aqueles que sealimentam dos produtores, são herbívoros econstituem o 2.° nível trófico. 4. Osconsumidores secundários compõem o 3.° níveltrófico, sendo os carnívoros.5. Após esses, existe o 4.° nível trófico, eassim por diante.6. Os decompositores ocupam sempre o últimonível da transferência de energia, formando umgrupo especial que degrada tanto produtoresquanto consumidores.Outro aspecto importante é o fato de que aquantidade de energia disponível diminui àmedida que é transferida de um nível tróficopara outro. Assim, nos exemplos dadosanteriormente de cadeias alimentares, ogafanhoto obtém, ao comer as folhas daárvore, energia química; porém, esta energia émuito menor que a energia solar recebida pelaplanta. Esta perda nas transferências ocorremsucessivamente até se chegar aosdecompositores.Fluxo de Matéria e Energia
Como a energia utilizada não e
       ́
reaproveitadapelos seres vi
vos, diz
-
se que o fluxo de energia
num ecossistema e
       ́
unidirecional.
Contrariamente a
        ̀
energia, que se transfere numfluxo unidirecional, a matéria circula nosecossistemas de uma forma cíclica e continua.Nos ecossistemas, a matéria orgânica circulados produtores para os consumidores e regressaao solo e regressa ao solo, sob a forma dematéria mineral, pela ação dos decompositores.No solo, esta matéria mineral fica disponívelpara os produtores, ocorrendo um novo ciclo.
Data:Data:

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->