Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
64Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Aula 01 Desenvolvimento Interpessoal

Aula 01 Desenvolvimento Interpessoal

Ratings:

5.0

(1)
|Views: 12,568 |Likes:
Published by Rhumanos

More info:

Published by: Rhumanos on Jun 12, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/15/2013

pdf

text

original

 
Organizacao do Trabalho e Comportamento OrganizacionalSandra Maria Lopes de Souza
Aula 01 Desenvolvimento Interpessoal
É um estudo muito especial, que abrange o próprio grupo, suas características de constituição efuncionamento. Analisando o indivíduo, como membro desse grupo, seu próprio papel, sua personalidade e atuação, e seu significado ou conseqüências para os demais membros e para ogrupo como um todo. (Moscovici, 2008)Pode ser orientado para três níveis de conseqüências:
O individual,
O grupal e
O organizacionalO nível individual: o foco predominante é intrapessoal e interpessoal, na forma de par ou grupo.Trabalham-se: – As motivações, – Objetivos pessoais, – A problemática de inter-relação, de afetividade e intimidade, – Auto-conhecimento e conscientização, habilidades de percepção, diagnose e comunicação paraexpressão verbal e emocional, e feedback O nível grupal: o foco é interpessoal,intragrupal e grupal, na forma de par ou grupo de 2, subgrupose grupo total.Trabalham-se: – As motivações, – Objetivos comuns ao conjunto e – Vários subconjuntos como:
Problemática do poder;
Autoridade controle e influência social;
Aperfeiçoa habilidades de comunicação efetiva,
feedback, e diagnostica e administra conflitos de liderança e em grupo.O nível organizacional: o foco predominante é o sistema a organização como um todo.Trabalham-se:
As motivações e objetivos individuais,
Grupais e organizacionais,
Problemática de diferenciação e integração de subsistemas.
Amplia e aperfeiçoa a capacidade de trabalho em equipe,
Diagnóstico,
Administração de conflitos inter-grupais,
Competência interpessoal de comunicação interdependência e integração.
Aula 01 Comportamento Organizacional
ConceitosÉ o comportamento humano no local de trabalho, a interação entre as pessoas e a organização em si,tem como metas principais explicar, prever e controlar o comportamento. (Dubrin, 2003)É o campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre ocomportamento dentro das organizações com o propósito de aplicar este conhecimento em prol doaprimoramento da eficácia de uma organização. (Robbins, 1999)1
 
É o estudo e a aplicação do conhecimento de como as pessoas agem dentro de qualquer organização, (ex: negócios, governo, escolas e organizações de serviços).
Comportamento relacionado a:
•Cargos, •Trabalhos,•Absenteísmo, •Rotatividade,•Produtividade, •Desempenho humano e Gerenciamento.
Concordância geral que CO inclue:
•Motivação, •Comportamento interpessoal,•Estrutura e processos de grupo, •Aprendizagem,•Desenvolvimento e percepção de atitude, •Processos de mudanças,•Conflito, •Dimensionamento e pressão do trabalho.
Comportamentos relacionados a trabalho:
•Trabalhadores felizes = trabalhadores produtivos•Trabalhadores produtivos = chefes amigáveis, confiáveis e acessíveis•Líderes com comportamento constante = melhores líderes•Todos querem trabalho desafiador?•Você tem que amedrontar um pouco os colegas de trabalho?•Todos são motivados por dinheiro?•Equipes mais eficazes estão livres de conflitos?CONSIDERA-SE –Comportamento das pessoas, –Processo de gestão, –Contexto organizacional onde ocorre o processo de gestão, –Interações com ambiente externo onde a organização é parte.
Aula 01 Conceitos de Grupo
GrupoConsiste em pessoas que trabalham juntas, mas podem realizar suas tarefas sozinhas.(Spector, 2006)Grupo de trabalhoÉ um grupo que interage, principalmente, para partilhar informação e tomar decisões que ajudemcada membro a se desempenhar dentro de sua área de responsabilidade. (Robbins, 1999)É a união de duas ou mais pessoas que interagem umas com as outras e dividem algumas tarefas,visando objetivos inter-relacionados. (Spector, 2006)
Aula 01 Classificando grupos de trabalho
GRUPOS FORMAIS
Definidos pela estrutura da organização, com missões de trabalho designadas estabelecendotarefas.Comportamento são estipulados pelas metas organizacionais e dirigidos em direção a elas.Exemplo:Membros que compõem uma tripulação de vôo de uma empresa de aviação.2
 
GRUPOS INFORMAIS
São alianças que não são formalmente estruturadas nem determinadas organizações.Formados naturalmente no ambiente de trabalho em resposta à necessidade de contato social.Exemplo:Dois funcionários que almoçam juntos regularmente.
GRUPOS DE COMANDO
Determinado pelo organograma da organização. Composto de subordinados que se reportamdiretamente a um diretor.Exemplo:Diretor de uma escola e seus professores.
GRUPOS DE TAREFAS
Determinados pela organização, para completar alguma tarefa. Os limites não são determinados pelo superior hierárquico imediato, podendo cruzar relação de comando.Exemplo:Um aluno de faculdade é acusado de um delito no campus, isso pode exigir comunicação ecoordenação entre o escrivão e, o diretor de segurança e o orientador do aluno.Observação: todos os grupos de comando também são grupos de tarefas.
GRUPOS DE INTERESSE
Pessoas que podem ou não estar alinhadas em grupos comuns de comando ou tarefa podem afiliar-se para atingir objetivo específico, sendo que todos tem interesse.Exemplo:Empregados que se reúnem para ter seu período de férias alterados, para apoiar um colega que foidemitido ou a fim de buscar melhores condições de trabalho.
Aula 02 Estrutura de Grupo
Grupos de trabalho não são turmas desorganizadas, eles têm estrutura que molda o comportamentodos membros e torna possível explicar e prever o comportamento individual dentro do grupo, comodesempenho do próprio grupo. Para tanto há algumas variáveis estruturais.
CONCEITOS
Papéis NormasCoesão do grupoPerda do processoEnvolvimento de equipeModelo mental de equipe
Papéis
Cada indivíduo desempenha seu papel.Identidade do papel: atitudes e comportamentos reais coerentes com um papel, criando a identidadedo papel.Percepção do Papel: visão de como deve agir em uma situação.Expectativas do Papel: definidas pela forma de como os outros acreditam que se deve agir emdeterminada situação.Conflito do Papel: quando o indivíduo é confrontado por expectativas de papel divergentes.
Normas
Padrões aceitáveis de comportamento que são compartilhados pelos membros do grupo.3

Activity (64)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
rafinhapac liked this
Macega liked this
trblhltrr liked this
Gilmar Silva De Andrade added this note
Texto muito bom, parabéns!
hlcosta liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->