Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
0Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
pra ft13

pra ft13

Ratings: (0)|Views: 78|Likes:
Published by Hugo Vasconcelos

More info:

Published by: Hugo Vasconcelos on Aug 27, 2013
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/27/2013

pdf

text

original

 
 
Curso
 
 –
Técnico de Higiene e Segurança no Trabalho
Módulo
 –
FT-13 Segurança no trabalho
 –
avaliação e controlo de riscos
Formador 
 
 –
 
Paulo Pereira
 
Formando
 –
Hugo Vasconcelos 06-03-2013Concluído mais um módulo com duração de 50 horas, este completamentetécnico, nos locionado pelo formador Paulo Pereira, abordamos diversosobjetivos em que tivemos que aplicar ao longo das aulas e que muitoenriquecedor foi para mim pois, agora tenho uma visão alargada sobre comoavaliar e controlar possíveis riscos, assim sendo os objetivos que me foilecionado foram:
Avaliar e proceder ao controlo de riscos, de âmbito gerale específico, associados às condições de segurança do trabalho.
Este objetivo apesar de ser um só o conteúdo do mesmo era bastante daí quevou aqui deixar algum dos conteúdos que a meu ver, foram mais importantescomo: os diferentes tipos de risco que existem sendo estes;
Riscos quimicos
,(estes são substancias químicas presentes no ambiente de trabalho e quepodem estar sob o estado; gasoso; poeiras; vapores; fumos; névoas elíquidos).
Riscos biológicos
, estes praticamente podem ser encontrados emtodos os locais de trabalho e são micro-organismos presentes no ambiente dotrabalho que podem trazer doenças de natureza moderada e outras, mesmo,graves.
Riscos Físicos
, passa um pouco por ser uma mistura de todos osriscos que aqui já falei, ou seja tem a ver com equipamento que se vai utilizar ea atividade do mesmo como; Utilização de equipamentos mecânicos portáteis;contacto com fluídos, gases e poeiras; temperaturas extremas, ou seja é todo orisco que exerça ação física e que por sua vez esta ação ser desenvolvida emdiferentes ambientes.
Riscos Ergonómicos
, este é um risco que tem a ver com a postura do trabalhador ao seu posto de trabalho, segundo suasqualidades físicas, mentais e sociais.
Riscos mecânicos
, compreendem osfatores relacionados com o mal planeamento do espaço físico, a inadequação emanutenção de equipamentos e ferramentas, pisos escorregadios oudefeituosos, falta de proteção em máquinas, entalamentos, golpes, projeção deobjetos, etc.
Riscos Elétricos
, contato direto com a fonte de energia; contatoindireto com a fonte de energia; eletricidade estática.
Riscos de INCÊNDIO EEXPLOSÃO:
o risco de incêndio e explosão consubstancia-se quando existemnos locais de trabalho grandes quantidades de materiais com característicasinflamáveis e combustíveis criando assim uma (atmosfera explosiva).
 
 
Riscos PSICOSSOCIAIS
: este risco tem a ver com as características de cadaindividuo e tem a ver com o
ambiente de trabalho
,
o excesso de trabalho
,
fadiga
,
instabilidade laboral
, estes são alguns dos fatores que podem levar aeste risco, que tem a ver com o foro psicológico e que em muitas vezes emsituações de saturação leva á
depressão
.
Riscos de ORDEM E LIMPEZA:
 Aordem e limpeza nos locais de trabalho é uma das medidas mais eficazes naprevenção
 
de acidentes de trabalho e no surgimento e no combate ás doençasprofissionais. Aqui deixei um breve conhecimento que aprendi na aula e a meu ver na minhaárea é de extremamente importante tudo o que se aprendeu neste módulo, poiscomo na reflexão que fiz só abordei os diferentes riscos, pois num local detrabalho como técnico de HST para controlar bem todas as atividades tenhoque saber quais os ricos inerentes das mesmas, daí que conhecendo bemtodos os riscos conseguirei prevenir muito melhor os acidentes de trabalho.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->