Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
18Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Evolução do trabalho das mulheres - Carlos

Evolução do trabalho das mulheres - Carlos

Ratings:

3.8

(5)
|Views: 7,194 |Likes:
Published by Leonor Neves Alves

More info:

Published by: Leonor Neves Alves on Jun 13, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/16/2013

pdf

text

original

 
Tudo se iniciou com a I e II Guerras Mundiais em que as mulheres tiveram que assumir a posiçãodos homens no mercado de trabalho. Com a consolidação do sistema capitalista no século XIX, algumasleis passaram a beneficiar as mulheres. Mesmo com estas conquistas, algumas explorações continuarama existir. Com um acrescimento dos trabalhadoras entre 1976 e 2002, as mulheres vêm desempenhandoum papel muito mais relevante do que os homens no crescimento da população economicamente activa.Elas estão se especializando, através de estudos e qualificação profissional, promovendo assim, ummelhor planeamento familiar e conquistando maior respeito e admiração, pois estão cada vez maisconquistando uma posição actuante, dentro e fora de casa.Consideradas ainda, peças fundamentais na administração do lar, as mulheres acumulamfunções, tornando-se essenciais tanto no âmbito familiar como para o mercado de trabalho. Mas, mesmocom as evoluções e conquistas da mulher no mercado de trabalho, ela ainda não está numa condição devantagem em relação aos homens, pois continua existindo muito preconceito e discriminação,principalmente em relação à desigualdade salarial entre homens e mulheres.
HISTÓRICO
A conquista da mulher por um espaço no mercado de trabalho, começou no início do século XIX,quando a sociedade acreditava que o homem era o único provedor das necessidades da família, tendo amulher a função de cuidar do lar e educadora dos filhos. As mulheres quando ficavam viúvas oupertenciam a uma classe mais pobre tinham que sustentar seus filhos com actividades que lhes dessemum retorno financeiro. Dentre as principais actividades realizadas, destacam-se: a fabricação de docespor encomendas, o arranjo de flores, os bordados e as aulas de piano. Além de serem pouco valorizadasessas actividades eram mal vistas pela sociedade, o que dificultava a conquista das mulheres por umespaço no mercado de trabalho. Mesmo assim, algumas conseguiram transpor as barreiras do papel deser apenas esposa, mãe e dona do lar.A conquista da mulher por um espaço no mercado de trabalho começou de facto com a I e IIGuerras Mundiais (1914-1918 e 1939-1945, respectivamente), quando os homens foram para as frentesde batalha e as mulheres passaram a assumir os negócios da família e a posição dos homens nomercado de trabalho. Mas a guerra acabou, e com ela a vida de muitos homens que lutaram pelo país.Alguns dos que sobreviveram ao conflito foram mutilados e impossibilitados de voltar ao trabalho. Foinesse momento que as mulheres sentiram-se na obrigação de deixar a casa e os filhos para levar adianteos projectos e o trabalho que eram realizados pelos seus maridos.
1867
- Primeiro Código Civil. Os direitos das mulheres tiveram progressos, nomeadamente no que dizrespeito à situação de esposas e de mães e à administração de bens.
1889
- Primeira mulher médica:
Elisa Augusta da Conceição de Andrade
- Faculdade de Medicina deLisboa.
1890
- É autorizado o acesso das raparigas aos liceus públicos.
1918 -
Um decreto lei autoriza às mulheres o exercício da profissão de advogada.
 
1931
- O direito de voto é concedido às mulheres com um grau universitário ou com o secundárioconcluído. Os homens podiam votar desde que soubessem ler e escrever.
1935 -
Pela primeira vez três mulheres têm assento na Assembleia Nacional.
1970 -
Criação do "Grupo de Trabalho sobre a Participação das Mulheres na Vida Económica e Social",sob a presidência de Maria de Lourdes Pintassilgo.
1971 -
Primeira mulher no governo: Maria Teresa Lobo, Sub-secretária de Estado da Segurança Social.
1974
- As mulheres podem aceder pela primeira vez à magistratura, ao serviço diplomático e a certasposições na administração local, que lhes estavam interditas. São abolidas todas as restrições ao direitoao voto Primeira mulher ministra:
Maria da Lourdes Pintasilgo
, Ministra dos Assuntos Sociais.
1979
- Primeira mulher nomeada Primeira Ministra:
Maria de Lourdes Pintasilgo.1980
- Primeira mulher nomeada Governadora Civil:
Mariana Calhau Perdigão
(Évora)Portugal ratifica a"Convenção das Nações Unidas sobre a Eliminação da Todas as Formas de Discriminação contra asMulheres.
1981
- Nova lei sobre a nacionalidade. Prevê um tratamento igual para os dois sexos.
1983
- A prostituição deixa de ser punida, mas os que a encoragem, facilitem ou explorem são punidos. Otráfico internacional da prostituição é também punido.
1997 -
É desenvolvido um "Plano Global para a Igualdade de Oportunidades Mulheres/Homens". Sãoalargados os prazos em que o aborto, dentro de certas condições, é legal.
A MULHER NO MERCADO DE TRABALHO ATUAL
A sociedade, actualmente, apresenta várias oportunidades de crescimento profissional, as quaisestão sendo disputadas por profissionais cada vez mais qualificados. Para se destacar é preciso ser cadavez melhor nas actividades que lhe são atribuídas. É preciso conhecer todos os aspectos relacionadoscom o ramo da empresa que se trabalha, para poder aplicar os conhecimentos em benefício da empresa,podendo gerar assim resultado positivos.Mulheres vêm sendo um diferencial quando actuam no mercado de trabalho, tornando o lugar que trabalham mais harmonioso e desenvolvendo funções com um melhor desempenho, já que estascaracterísticas fazem com que elas tratem os assuntos de forma mais organizada e detalhada.Com estas características as mulheres estão conseguindo, cada vez mais, conciliar os trabalhosda vida pessoal com a profissional. O que antes era considerado um obstáculo, actualmente éconsiderado como um grande desafio. A sua participação no mundo dos negócios e a própriaindependência financeira vêm mudando a forma como os produtos e serviços são desenvolvidos ecomercializados.

Activity (18)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
Israel Hamed liked this
Rogerio Santos liked this
Nilta Moreira liked this
Mayara Castro liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->