Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
13Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Paper - Jogos de Faz de Conta

Paper - Jogos de Faz de Conta

Ratings: (0)|Views: 7,817 |Likes:
Published by Flavio Brim
Toda criança gosta de brincar. Tudo o que faz, naturalmente irá se relacionar com o brincar. Na realidade, a brincadeira acompanhará toda a existência daquela criança. Como educadores, a boa notícia é que a brincadeira, o faz de conta, pode ser uma excelente ferramenta pedagógica. A questão é: Como isso se aplica?
Toda criança gosta de brincar. Tudo o que faz, naturalmente irá se relacionar com o brincar. Na realidade, a brincadeira acompanhará toda a existência daquela criança. Como educadores, a boa notícia é que a brincadeira, o faz de conta, pode ser uma excelente ferramenta pedagógica. A questão é: Como isso se aplica?

More info:

Published by: Flavio Brim on Jun 14, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

01/09/2013

pdf

text

original

 
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NO PROCESSOPEDAGÓGICO
Jogos de Faz de Conta
Flavio Aurélio da Silva BrimProfessora: Janaina de Sousa Aragão
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVIPedagogia – Metodologia e Conteúdos Básicos de Comunicação e Artes27/Março/2009 
RESUMO
Toda criança gosta de brincar. Tudo o que faz, naturalmente irá se relacionar com o brincar. Narealidade, a brincadeira acompanhará toda a existência daquela criança. Como educadores, a boanotícia é que a brincadeira, o faz de conta, pode ser uma excelente ferramenta pedagógica. Aquestão é: Como isso se aplica?
Palavras-chave: Criança, Processo Pedagógico, Jogos.
1 INTRODUÇÃO
 Na declaração universal do direito da criança está previsto que toda criança tem “Direito àeducação e ao lazer infantil”. A grande pergunta é: Por que o lazer é importante para a criança? Não é novidade para ninguém que à medida que a criança brinca, ela aprende. Se isso éverdade, como podemos relacionar o “brincar” com o “processo didático”?Como professores, precisamos descobrir a grande ferramenta que temos em nossas mãos para o ensino – “O Brincar”.O “brincar” pode ser agrupado em quatro modalidades básicas: O brincar tradicional, o brincar de faz-de-conta, o brincar de construção e o brincar educativo. Procuraremos dar umaênfase maior para o “brincar de faz-de-conta”.
 
2 A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR 
A palavra lúdica tem sua origem no latim: Ludo significa “brincar”. O dico é umanecessidade humana.Segundo a Enciclopédia Barsa (1997, p.338 – v.8) “A denominação jogo é dada a diversasformas de atividades físicas ou mentais que têm por fim a recreação embora às vezes envolvatambém interesse financeiro”. A palavra jogo vem do latim LOCUS, que significa gracejo, zombariae que foi empregada no lugar de ludus: brinquedo, jogo divertimento, passatempo.A criança brinca para conhecer-se a si própria e aos outros em suas relações recíprocas, paraaprender as normas sociais de comportamento, os hábitos determinados pela cultura; para conhecer os objetos em seu contexto, ou seja, o uso cultural dos objetos; para desenvolver a linguagem e anarrativa; para trabalhar com o imaginário; para conhecer os eventos e fenômeno; que ocorrem asua volta.O brincar é tremendamente importante para a criança. Toda criança gosta de brincar. Acriança aprende brincando. Brincar faz parte do processo de formação da criança. Par a criança, brincar é uma forma prazerosa de aprender. Num primeiro momento a criança irá brincar sozinha, depois de um tempo aprenderá a brincar com sua família e finalmente aprenderá brincar com outras crianças, onde terá momentos dealegria e frustrações.Será através das brincadeiras que a criança se tornará mais ativa, criativa, aprenderá serelacionar com o próximo.A brincadeira é
um instrumento pedagógico, pois prepara e exercita a criança para a vida adulta.Ajuda na formação do seu caráter. Exercita o poder de concentração da criança. Através dessas atividades acriança
fica mais alegre, vence obstáculos, desafia seus limites, despende energia, desenvolve acoordenação motora seu raciocínio lógico, adquire confiança em si mesma e aprimora seusconhecimentos.
2
 
3 Brincar – Uma Linguagem
Precisamos ouvir o que o aluno está dizendo. Uma das formas disso acontecer á através das brincadeiras. Quando a criança esbrincando, ela esfalando. O que precisamos fazer écompreender essa linguagem. Bettelheim afirma que:
“Nenhuma criança brinca espontaneamente para passar o tempo. Sua escolha é motivada por processos íntimos, desejos, problemas, ansiedades. O que está acontecendocom a mente da criança determina suas atividades lúdicas; brincar é sua linguagem secreta, que devemos respeitar mesmo se não a entendemos.” (Bettelheim, 1984, p.105)
4 Brincar – Um Faz de Conta
Vygotsky, se referindo a Piaget afirma “Até a idade de sete ou oito anos o jogo domina a tal ponto o pensamento da criança, que é muito difícil distinguir a invenção deliberada, da fantasia quea criança julga ser verdade” (VIGOTSKY, p.13).Quando a criança está brincando, ela está fazendo de conta que está vivendo a realidade. Elaestá brincando com a realidade. As crianças de 2 à 3 anos tem entre 10 à 17% das brincadeiras comofaz de contas. Já as crianças de 4 à 6 anos esse percentual aumenta para 33.O faz de contas é muito importante para a criança, pois ajuda a criança à: Conhecer o pontode vista da outra criança, desenvolver suas habilidades, desenvolver sua criatividade, aprender acooperar com os outros.O faz de contas ajuda a criaa a desenvolve sua imaginão, desenvolver seusrelacionamentos, tornar-se mais alegre, mais popular. A criança a desenvolver hipóteses, a resolver as questões conflitantes do dia-a-dia. Amplia sua capacidade de ver o mundo. A criança começa adescobrir os papéis da sociedade e a imitá-lo. Aprende a conviver com as regras. Aprende conhecer e desenvolver sua capacidade.
3

Activity (13)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Fernanda Silva liked this
Luciana Brandão added this note
odeio
Lucas Silva liked this
Mayara Scur liked this
Pamela Rodrigues liked this
Thais Favatto liked this
sodeus6298 liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->