Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
44Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Apresentação - Farmacotécnica - Vias de Administração de Fármacos - Via Endovenosa

Apresentação - Farmacotécnica - Vias de Administração de Fármacos - Via Endovenosa

Ratings:

5.0

(2)
|Views: 16,280 |Likes:
Published by Henrique Páros
Apresentação do Trabalho - Tópicos de Farmacotécina - Vias de Administração de Fármacos - Via Endovenosa, para impressão em transparências.

Funciona como um resumo do tema tratado no trabalho, mas também acrescenta algumas ilustrações que facilitam o entendimento de certos aspectos envolvidos no tema abordado.
Apresentação do Trabalho - Tópicos de Farmacotécina - Vias de Administração de Fármacos - Via Endovenosa, para impressão em transparências.

Funciona como um resumo do tema tratado no trabalho, mas também acrescenta algumas ilustrações que facilitam o entendimento de certos aspectos envolvidos no tema abordado.

More info:

Published by: Henrique Páros on Jun 15, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/20/2013

pdf

text

original

 
VIAS DE ADMINISTRAÇÃO DE FÁRMACOSVIA ENDOVENOSA
1. Conceito:
A via de administrão de rmacos conhecida como endovenosa é parte do grupo de vias deadministração denominado de parenteral.O termo parenteral deriva do grego
 para
, que significa “além” e
enteron
, que significa “intestino”, e juntos, indicam algo realizado fora do intestino e não através do sistema alimentar.Os fármacos administrados pela via parenteral são injetados com uma agulha fina no organismo, emvários locais e em várias profundidades.
2. Vantagens e Desvantagens:
A via endovenosa possui vantagens e desvantagens em sua utilização, assim como as demais vias deadministração.Como vantagens podem-se citar:
Não existe absorção do medicamento pelo organismo;
 
Possibilidade de liberação controlada do medicamento no organismo;
Permite a administração de fármacos irritantes;
A administração é possível mesmo sem a cooperação do paciente;
Evita a ação do suco gástrico e o efeito de primeira passagem;
Propicia meios para restaurar o equilíbrio ácido-base e o volume sanguíneo do organismo,além de permitir a manutenção ou reposição das reservas orgânicas nutricionais e de águaem pacientes incapazes de manter uma ingestão adequada.
Entre as desvantagens da via intravenosa estão:
Exige maior aptidão, conhecimento e prática para ser empregada;
É necessário que se mantenha assepsia;
Existe a possibilidade de a aplicação ser dolorosa;
Possui custo elevado;
Não existe recuperação depois que o fármaco é injetado;
Não aceita todos os tipos de medicamentos;
Possibilidade dos fármacos sofrerem efeito de primeira passagem nos pulmões;
Existe a probabilidade de ocorrência de reações desfavoráveis.3. Formas Farmacêuticas Relacionadas:
Por esta via empregam-se preparações aquosas, sendo a sua quase totalidade sob a forma de solução.Secundariamente, esta via serve para administrar suspensões aquosas ou emulsões de óleo em água.Em qualquer destes dois últimos casos, é fundamental que as partículas suspensas ou emulsionadasapresentem diâmetros inferiores a 7µ (via de regra, entre 1 e 2µ). Assim, cada partícula dispersaapresenta um volume inferior ao do glóbulo vermelho e não existe muita razão para temer oaparecimento de fenômenos de embolia ou de trombose.Apesar disto, só em casos extremos se utilizam tais preparações, com receio de que provoquemembolias pulmonares.
 
Normalmente são utilizadas quatro apresentações distintas para os medicamentos injetáveis:
Soluções prontas;
Pós ou liofilizados solúveis para reconstituir ou diluir com solventes;
Suspensões prontas, pós ou liofilizados insolúveis para reconstituir ou diluir com umveículo;
Emulsões e líquidos concentrados para serem diluídos antes da administração.
As embalagens (incluindo suas tampas) dos injetáveis não devem interagir física ou quimicamente coma preparação, para não alterar sua potência ou eficácia.As injeções são acondicionadas em recipientes de dose única, de doses múltiplas ou, mais raramente,em seringas pré-cheias, com ou sem instrumentos especiais para administração.Os recipientes de dose única podem ser ampolas ou frascos-ampola, enquanto que os de dosesmúltiplas são normalmente frascos-ampola.
4. Métodos de Aplicação:
- Apresentação dos Materiais:
Seringas: a
s seringas disponíveis no comércio são estéreis, atóxicas, livres de pirogênios e contémimpresso na embalagem a data de validade, o volume e as medidas da agulha. São produtosdescartáveis e de uso único.
- Seringa padrão:
este tipo de seringa está disponível no comércio em diversas marcas e nostamanhos de 1, 3, 5, 10, 20, 25, 30, 35 e 50mL, e podem vir ou não com as respectivas agulhas.Apresentam algumas diversificações de modelo quanto ao êmbolo, que pode apresentar-se com aextremidade reta ou côncava, e a extremidade de conexão (manúbio) da agulha que pode ser em formapontiaguda ou de rosca (luer-lok = marca registrada).Os frascos-ampola são fechadoscom tampas de borracha parapermitir a penetração de seringassem remoção ou destruição datampa. Após a retirada da agulhado recipiente, a tampa se lacranovamente e protege o conteúdode contaminação. No entanto, érecomendável limitar o número depenetrações realizadas na tampae, assim, proteger o fármacocontra a perda de esterilidade.As ampolas são lacradas sobcondições assépticas e feitas demaneira a ter uma parte maisestreita que pode ser separada docorpo do recipiente semfragmentação do vidro. Após aabertura, o conteúdo da ampolapode ser passado para umaseringa. No entanto, depois deaberta, a ampola não pode ser fechada novamente e qualquer porção não utilizada não poderáser utilizada em momentoposterior.

Activity (44)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Iana Muniz liked this
Adriano Oliveira liked this
Malu Novais liked this
Andri Lima liked this
Anaynna Costa liked this
rochafelipe4865 liked this
Higor Liniker liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->