Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
1Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
IFRJ 2012 concomitante

IFRJ 2012 concomitante

Ratings: (0)|Views: 13|Likes:
Published by Família Urso

More info:

Published by: Família Urso on Sep 06, 2013
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

11/27/2013

pdf

text

original

 
   C   A   D   E   R   N   O    D   E   Q   U   E   S   T    Õ   E   S
2012
Processo Seletivo
Cursos Concomitantes / Subsequentes
Atenção!
Não abra este caderno antes de ser autorizado pelo fiscal.
Você está recebendo um
CADERNO DE QUESTÕES
e um
CARTÃO DE RESPOSTASpersonalizado,
que contém a FOLHA DE REDAÇÃO.O
CADERNO DE QUESTÕES
consta de páginas, numeradas sequencialmente,contendo 25 (vinte e cinco) questões de múltipla escolha, sendo 10 (dez) de Língua Portuguesa e15 (quinze) de Matemática, além da proposta de Redação.
14
(
catorze
)
 
1
local indicado.
 
2
 Ao receber autorização para abrir este caderno, verifique se a impressão, a paginação ea numeração das questões estão corretas.
Caso ocorra qualquer erro, notifique ofiscal
.
 
3
 
4
Leia atentamente cada questão e escolha a alternativa que adequadamente responde acada uma delas. Marque a resposta no
CARTÃO DE RESPOSTAS
, cobrindofortemente, com caneta esferográfica de tinta azul ou preta, o espaço correspondente àletra a ser assinalada, conforme o seguinte exemplo:
 
5
 As respostas
 
serão consideradas
se marcadas no CARTÃO DE RESPOSTAS e aRedação, se transcrita para a FOLHA DE REDAÇÃO. O
CARTÃO DE RESPOSTAS
nãopoderá ser dobrado, amassado, rasurado ou manchado. Em hipótese alguma, haverá asubstituição do referido cartão.
6
 
7
 
8
Os 3 (três) últimos candidatos permanecerão sentados até que todos concluam a provaou que termine o seu tempo de duração, devendo retirar-se juntos.
9
 Ao término da prova, entregue ao fiscal o
CARTÃO DE RESPOSTAS
e o
CADERNODE QUESTÕES
.
10
Você só poderá levar o
CADERNO DE QUESTÕES
se sair do local de realização daprova nos 30 minutos que antecedem o seu término.Verifique se os seus dados estão corretos no
CARTÃO DE RESPOSTAS
e
assine-o
noCada questão de múltipla escolha tem o valor de 4 (quatro) pontos e a Redação, o valor de 20 pontos, totalizando 120 (cento e vinte) pontos. Resolva, primeiramente, asquestões que considerar mais fáceis. Depois, retorne às questões em que vocêencontrou maior dificuldade.Você dispõe de 3 (três) horas para fazer esta prova.Você só poderá sair do local de realização da prova decorridos 60 (sessenta) minutos doseu início.
Instuções
 ACD
 
51015
Texto I
Língua Portuguesa
Tráfico de água doce brasileira
Chico TerraAté pode parecer ficção, mas é coisa séria: estão roubando água doce do Brasil. A hidropirataria
 como é chamado o tráfico de água brasileira para outros países
é um assunto pouco conhecido de muitos,mas já observado e estudado por pesquisadores, inclusive da Petrobras. O assunto é tão sério que hoje umaaudiência pública discute medidas contra o tráfico de água doce de rios brasileiros.De acordo com denúncia da revista jurídica Consulex 310, de dezembro de 2009, é grande o interesse pela fartura da água brasileira, considerando que é mais barato tratar águas usurpadas (US$ 0,80 o metrocúbico) do que realizar a dessalinização das águas oceânicas (US$ 1,50). Logo, a lucratividade do negócio estáno custo do tratamento dessa água. Empresas engarrafadoras, tanto da Europa como do Oriente Médio,trabalham com um custo por litro tratado muito inferior aos processos de dessalinização de águas subterrâneasou oceânicas. Além disso, livram-se do pagamento das altas taxas de utilização das águas de superfícieexistentes, principalmente dos rios europeus. Longe de qualquer sensacionalismo, é preciso observar algunsdados para reflexões mais profundas. Para isso, basta comparar os preços entre os derivados de petróleo, comoa gasolina e o diesel, com o valor da água mineral vendida aqui mesmo no Brasil.Ainda de acordo com a revista, o transporte internacional de água já é realizado por meio de grandes petroleiros, que saem de seus países de origem carregados de petróleo e retornam com água. Exemplo dissosão os navios-tanque que partem do Alasca (Estados Unidos)
primeira jurisdição a permitir a exportação deágua
com destino à China e ao Oriente Médio carregando milhões de litros de água. Estimativas apontamque cada embarcação é abastecida com 250 milhões de litros de água doce para engarrafamento.
IFRJEducação Profissional Técnica de Nível Médio Concomitante ou Subsequente ao Ensino MédioProcesso Seletivo 2012
1
(continua)
Disponível em: <http://www.irancartoon.com/2010/daily/dailyjuly2011/indexday067.htm>.Acesso em: 04 out. 2011.
O texto e as questões desta prova expõem consequências da escassez de um dos principais recursos naturaisdo qual o ser humano depende — a água. As leituras aqui desenvolvidas encaminharão você para o tema daredação a ser produzida.
 
A hidropirataria também é conhecida dos pesquisadores da Petrobras e de órgãos públicos estaduais doAmazonas. A informação desse novo crime chegou, de maneira não oficial, ao Instituto de Proteção Ambientaldo Amazonas (IPAAM), órgão do governo local. Segundo a Consulex 310, a ausência de fiscalização facilita ocontrabando da água brasileira que é feita por petroleiros na foz do rio ou já dentro do curso de água doce.Somente o local do deságue do Amazonas no Atlântico tem 320 km de extensão e fica dentro do território doAmapá. Nesse lugar, a profundidade média é em torno de 50m, o que suportaria o trânsito de um grande naviocargueiro. O contrabando é facilitado pela ausência de fiscalização na área.Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Amazônia é considerada a grandereserva de água do planeta para os próximos mil anos. Cálculos apontam que 12% da água doce de superfíciese encontra no território amazônico. Mas algumas estimativas são menos conservadoras e defendem que 26%da água do planeta estaria aqui. Apenas 3% dos dois terços de água de nosso planeta são de água doce, issosem excluir o percentual encontrado no estado sólido, como nas geleiras polares e nos cumes das grandescordilheiras, e acrescido das águas subterrâneas. Atualmente, a água em estado líquido representa menos de1% desse total disponível. Existem previsões que dizem que, num período entre 100 e 150 anos, as guerrassejam motivadas pela detenção dos recursos hídricos. Por esse prisma, a região Amazônica
por ter a maior  bacia de água existente na Terra e deter a mais complexa rede hidrográfica do planeta, com mais de milafluentes
se torna um ponto estratégico. As águas amazônicas representam 68% de todo o volume hídricoexistente no Brasil. Entre 1970 e 1995, a quantidade de água disponível para cada habitante do mundo caiu37% e, atualmente, cerca de 1,4 bilhão de pessoas não têm acesso à água limpa. Segundo a Water World Vision,somente o Rio Amazonas e o Rio Congo podem ser qualificados como limpos.
2025
30
35
Texto I
(continuação)
Disponível em: < http://www.portosenavios.com.br/site/noticiario/navegacao/3856-trafico-de-agua-doce-brasileira-e-tema-de-audiencia-publica-em-brasilia> Acesso em: 04 out. 2011. (Adaptação)
Questão 1
O objetivo do texto “Tráfico de água doce” é(A) demonstrar o valor da água brasileira em mercados exteriores.(B) defender que a água brasileira não seja consumida no exterior.(C) delatar a intransigência do governo brasileiro com outros países.(D) denunciar o tráfico de água doce potável de que o Brasil é vítima.
Questão 2
O tom inicial da reportagem presume certa surpresa ao iniciar uma análise do tema da matéria.Assinale a passagem que melhor representa tal surpresa com relação ao tráfico de água doce do Brasil.(A)
 Até pode parecer ficção, mas é coisa séria: estão roubando água doce do Brasil.
(linha 1)(B)
O assunto é tão sério que hoje uma audiência pública discute medidas contra o tráfico de água doce derios brasileiros.
(linhas 3-4)(C)
 Longe de qualquer sensacionalismo, é preciso observar alguns dados para reflexões mais profundas.
 (linhas 11-12)(D)
Segundo a Water World Vision, somente o Rio Amazonas e o Congo podem ser qualificados como limpos.
 (linhas 37-38)
IFRJEducação Profissional Técnica de Nível Médio Concomitante ou Subsequente ao Ensino MédioProcesso Seletivo 2012
2

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->