Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
160Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
A importancia da administração financeira dentro da empresa

A importancia da administração financeira dentro da empresa

Ratings:

4.0

(1)
|Views: 96,574|Likes:
Published by anderson12df

More info:

Published by: anderson12df on Jun 23, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

07/23/2013

pdf

text

original

 
A importância da administração financeira dentro da empresaA importância da administração financeira dentro da empresa
Resumo:
Este trabalho esta mostrando, qual a importância da administração financeira dentrode uma empresa aonde esta sendo analisados, e estudados os métodos de comogerenciar área financeira dentro de uma empresa sendo ela pequena ou micro, e degrande valor, aonde visualizamos a importância e a estrutura de um departamentofinanceiro. Compreender em detalhes administração financeira, seus componentesprimordiais e sua integração para produzir resultados empresariais edesenvolvimento de negócios ou atividades comerciais já iniciados. Na verdade afunção financeira dentro de uma empresa esta diretamente relacionada com adecisão de se fazer um investimento e à decisão de se fazer um financiamento, semesquecer que estas duas funções principais estão interligadas.
Palavras chave:
Administração financeira e empresa.
Introdução:
A administração financeira é uma ferramenta ou técnica utilizada para controlar daforma mais eficaz possível, no que diz respeito à concessão de crédito para clientes,Planejamento e análise de investimentos e, de meios viáveis para a obtenção derecursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre odesenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando osmelhores caminhos para a condução financeira da empresa.Tal área administrativa pode ser considerada como o sangue ou a gasolina daempresa que possibilita o funcionamento de forma correta, sistêmica e sinérgica,passando o oxigênio ou vida para os outros setores, sendo preciso circular constantemente, possibilitando a realização das atividades necessárias, objetivandoo lucro, maximização dos investimentos, mas acima de tudo, o controle eficaz daentrada e saída de recursos financeiros, podendo ser em forma de investimentos,empréstimos entre outros, mas sempre visionando a viabilidade dos negócios, queproporcionem não somente o crescimento, mas o desenvolvimento e estabilização.Administração financeira cuida de planejamento, analise de investimentos, políticade crescimento, financiamento, contabilidade, etc.
(Lima Netto, 1978).
É por falta de planejamento e controle financeiro é que muitas empresas quebramno terceiro ano de sua existência, apresentando insuficiência e inexistência desuporte financeiro para sua organização, sendo indiscutivelmente necessárias deinformações do Balanço Patrimonial, no qual se contabiliza estes dados na gestãofinanceira, se analisando detalhadamente para a tomada de decisão.
 __________________________________________________________________________ 
 
Pelo beneficio, que a contabilidade proporciona à gestão financeira e pelo íntimorelacionamento que se tem de interdependência é que se confunde, muitas vezes, acompreensão e distinção dessas duas áreas, já que as mesmas se relacionamproximamente e geralmente se sobrepõem.Portanto o objetivo deste estudo é analisar o a importância da administraçãofinanceira dentro da empresa.Conforme
Patrícia Liz - SEBRAE/SP
,
 
a gestão financeira é um conjunto de ações eprocedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controledas atividades financeiras da empresa. O objetivo é melhorar os resultadosapresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio por meio da geraçãode lucro líquido. No entanto, é muito comum que empresas deixem de realizar umaadequada gestão financeira. Muitas vezes, as atividades são iniciadas com pequenadimensão e, conforme os negócios se desenvolvem.Uma correta administração financeira permite que se visualize a atual situação daempresa. Registros adequados permitem análises e colaboram com o planejamentopara aperfeiçoar resultados.
A falta da administração financeira adequada pode causar os seguintesproblemas:
Não ter as informações corretas sobre saldo do caixa, valor dos estoques dasmercadorias, valor das contas a receber e das contas a pagar, volume das despesasfixas e financeiras. Isso ocorre porque o é feito o registro adequado dastransações realizadas;o saber se a empresa estendo lucro ou prejzo em suas atividadesoperacionais, porque não é elaborado o demonstrativo de resultados;Não calcular corretamente o preço de venda, porque não são conhecidos seuscustos e despesas;Não conhecer corretamente o volume e a origem dos recebimentos, bem como ovolume e o destino dos pagamentos, porque não é elaborado um fluxo de caixa, umcontrole do movimento diário do caixa;Não saber o valor patrimonial da empresa, porque não é elaborado o balançopatrimonial;Não saber quanto os sócios retira de pró-labore, porque não é estabelecido umvalor fixo para a remuneração dos sócios;
 
Não saber administrar corretamente o capital de giro da empresa, porque o ciclofinanceiro de suas operações não é conhecido;Não fazer análise e planejamento financeiro da empresa, porque não existe umsistema de informações gerenciais (fluxo de caixa, demonstrativo de resultados ebalanço patrimonial).Muitas empresas do setor têxtil e confecções começam com pessoas que trabalhamou trabalharam em outras empresas da área, ou que m habilidades econhecimento de produção. Isso acontece também em outros setores da economia.Poucas pessoas têm experiência em administração financeira, e isso interfere nosresultados. Muitas vezes, as atividades são iniciadas com pequena dimensão e,conforme os negócios se desenvolvem, a administração financeira não acompanhao crescimento da empresa porque os gestores não têm conhecimentos necessáriosnesta área de gestão e se envolvem excessivamente com a produção.
As principais funções da administração financeira são:
Análise e planejamento financeiro: analisar os resultados financeiros e planejar ações necessárias para obter melhorias;A boa utilização dos recursos financeiros: analisar e negociar a captação dosrecursos financeiros necessários, bem como a aplicação dos recursos financeirosdisponíveis;Crédito e cobrança: analisar a concessão de crédito aos clientes e administrar orecebimento dos créditos concedidos;Caixa: efetuar os recebimentos e os pagamentos, controlando o saldo de caixa;Contas a receber e a pagar: controlar as contas a receber relativas às vendas aprazo e contas a pagar relativas às compras a prazo, impostos e despesasoperacionais;As primeiras providências que a empresa deve tomar em relação às finanças são:Organizar os registros e conferir se todos os documentos estão sendo devidamentecontrolados.Acompanhar as contas a pagar e a receber, montando um fluxo de pagamentos erecebimentos.Controlar o movimento de caixa e os controles bancários.Classificar custos e despesas em fixos e variáveis.Definir a retirada dos sócios.
3

Activity (160)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
1 hundred thousand reads
Fernando Bravim liked this
Andressa Prates liked this
Antonio Quirino liked this
Silviah Vianna liked this
Leandro Silva liked this
antfrancisco liked this
Diana Bela Novo liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->