Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
29Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
A Verdadeira Amizade

A Verdadeira Amizade

Ratings:

4.0

(1)
|Views: 14,707|Likes:
Published by Marcos
Estudo bíblico que trata de algumas características da verdadeira amizade.
Estudo bíblico que trata de algumas características da verdadeira amizade.

More info:

Published by: Marcos on Jun 23, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

10/11/2013

pdf

text

original

 
 CARACTERÍSTICAS DE UMA VERDADEIRA AMIZADE 
Quantos amigos você tem? Quem são seus verdadeiros amigos? Você tem certeza sobre aprofundidade desta amizade? Vamos refletir juntos sobre as características de uma verdadeiraamizade, isto é, quais os aspectos que realmente definem o amigo verdadeiro.
• OUVIR 
– saber ouvir é uma virtude indispensável no cultivo de uma verdadeira amizade. Ouvirnão é emprestar o ouvido. É muito mais que isso. É dar importância ao que está sendo dito, paraentender o que o outro está passando no momento. Ouvir é fundamental na construção de qualquerrelação humana. Pv. 18:13 nos diz que responder antes de ouvir é vergonhoso. Temos dois ouvidose uma boca, este fato é bastante ilustrativo.
• ACONSELHAR 
– Pv. 27:9. “Como o óleo e o perfume alegram o coração, assim o amigo encontradoçura no conselho cordial.” Depois de ouvir, o verdadeiro amigo dá o seu conselho, baseadoexclusivamente nos princípios da Palavra e não em idéias mesquinhas. O aconselhamento que vemde um amigo (uma pessoa bem próxima, em quem confiamos plenamente) alegra o coração e trazdoçura ao relacionamento. Os conselhos vindos da Palavra trazem vigor e fortalecem ainda mais ocoração. As palavras precisam ser temperadas com sal, bem dosadas com a verdade bíblica.
PRIORIZAR A NECESSIDADE DO OUTRO 
– ouvir, quando quiser ser ouvido; aconselhar,quando quiser ser aconselhado. O verdadeiro amigo, mesmo que esteja passando por situações deangústia e desapontamento também, prioriza a necessidade do outro: ouve atenciosamente eaconselha baseado na Palavra. Filipenseses 2:4, nos orienta nesse aspecto. Na amizadeverdadeira não sobra espaço para o egoísmo e nem para auto-piedade. Em 1 Cor. 10:24, Paulo nosensina esta mesma verdade. Não busque o seu próprio interesse e sim o de outro, assim é que sedeve cultivar a verdadeira amizade.
• SERVIR DE ALERTA
– o verdadeiro amigo não fecha os olhos e faz de conta que nada de mauestá acontecendo com a outra pessoa. É dever do amigo fiel perceber os caminhos tortuosos que ooutro está trilhando e alertar sobre os perigos, pois conhece os pontos fracos do seu amigo bemcomo as áreas de perigo. O verdadeiro amigo não medirá esforços para fazer isso. A figura doatalaia se encaixa bem neste ponto, Ezequiel 3:20, 21. Num relacionamento de amizade autêntico,deve existir total liberdade para que estes sinais de alertas sejam dados um ao outro, para evitardanos futuros a qualquer dos amigos. O profeta Natã foi usado por Deus para alertar Davi sobre ogrande mal que ele tinha cometido, pois o rei estava com a sua consciência endurecida. Melhor é arepreensão franca do que o amor encoberto, Provérbios 27:5.
• LIBERDADE DE OPINIÃO 
– sem liberdade, qualquer relacionamento está destinado a ruir. Numaamizade verdadeira, é necessário lidar com as diferenças de opinião de modo claro e bem definido,para que não apareçam rachaduras desnecessárias. Ter a liberdade de expressar a opinião,mesmo que divergente da do outro, é essencial numa amizade verdadeira. Os pontos de vistasobre um assunto trivial podem ser diferentes, porque cada um enxerga a situação de um modo,mas os pontos de vista sobre a Palavra de Deus precisam ser moldados por ela.

Activity (29)

You've already reviewed this. Edit your review.
Lwkas Alves liked this
1 thousand reads
1 hundred reads
Normando Silva added this note
vc é muito legal acho muito bom quando vc me diz muitas verdades sobre mim mesmo.vc é especia q bom vc existe irmâo.
Andréa Raquel liked this
Antonia Melo Santos added this note
Poxa, gostei muito de saber mais sobre a verdadeira amizade. Estou à procura dessas pessoas que estejam dispostas À pagarem o preço para cultivar uma amizade verdadeira. Espero encontrar nesse site. A Paz do Senhor.
Antonia Melo Santos added this note
Nossa, que tremendo esse estudo. Só é uma pena a dificuldade de se encontrar pessoas dispostas a seguir esses conselhos para se cultivar a amizade. No momento estou sem nenhuma amizade, digamos que firme,mas estou à procura de amigas(os) verdadeiros que estejam dispostos a andarem uma milha comigo.A Paz de Cristo.
Diego Nunes added this note
Muito bom esse estudo foi muito ler e aprender mais sobre amizade .A paz do Senhor Jesus!!
Marcelo Pires liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->