P. 1
Manual Sobre Vinhos

Manual Sobre Vinhos

Ratings: (0)|Views: 5,299|Likes:
Published by faull
Manual Sobre Vinhos
Manual Sobre Vinhos

More info:

Published by: faull on Jun 29, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/31/2013

pdf

text

original

 
 
Elaborado por
 
Ismar França Panigas
Junho de 2001
 
 
Por mais raro que seja, ou mais antigo,só um vinho é deveras excelente.Aquele que tu bebes, docemente,Com teu mais velho e silencioso amigo.
Mário Quintana 
 
 
2
Apresentação
O vinho tem atravessado as eras desde os primórdios da civilização como a bebida quemais exerce fascínio sobre o homem. Sua valorização e importância é tamanha que o vinho é aúnica bebida que mereceu ser referenciada pela existência de um Deus específico pelas duasmaiores civilizações da idade antiga: Dionísio era o deus do vinho para os gregos e Baco, para osromanos.Apesar disso, o vinho nunca foi tão apreciado quanto nos nossos dias. Se entrarmos emum supermercado, veremos prateleiras repletas de vinhos dos mais variados tipos e procedências,inclusive de países até então desconhecidos da maioria dos consumidores, como África do Sul ea Austrália. Até a abertura do mercado às importações, o consumidor bebia o que eradisponibilizado pela restrita produção nacional. Em virtude da profusão na oferta de vinhosimportados, o consumidor viu-se diante de novas possibilidades ampliou o seu interesse pelovinho. A partir disso, começam a surgir questões como: O que é um bom vinho? Qual adiferença entre os tipos de vinho? Como escolher um vinho? O que ver no rótulo?Comodegustar? Entre inúmeras outras.Observando esta carência de informações resolvi, então, criar uma manual no intuito deauxiliar os apreciadores "amadores" a entender principais questões relativas a adequadaapreciação do vinho.É importante salientar que este manual foi coletado de diversas fontes, como internet,livros, catálogos, outros manuais etc. não havendo comprometimento ou garantia em relação àsquestões técnicas. Este é um manual "amador" feito para "amadores". Isto entretanto, nãocompromete a preocupação com a qualidade e a fidedignidade da informação. Embora os textostenham sido modificados, adaptados e complementados a fim de se tornarem mais adequados aoleitor "amador", não há opiniões pessoais neste manual, garantido a preservação da integridadedas informações, conforme sua fonte.Agora, escolha um bom vinho, cumpra os procedimentos adequados e comece adescobrir os segredos desta bebida "dos deuses". Afinal, este Manual pode ajudar, mas adegustação é que vai levá-lo ao encontro com Baco ou Dionísio.
SAÚDE!
Ismar Panigas
 
 
3
SUMÁRIOApresentação
2
Sumário
3
A História
5
A história do vinho
5
A história dos vinhos no Brasil
14
A Videira
16
O
terroir 
 
16
As uvas
16
A plantação das parreiras
18
A vindima
20
Os Tipos de Uva
22
Cepas tintas clássicas
22
Cepas brancas clássicas
23
Outras cepas importantes
24
Tabela com os resumos das principais castas e híbridas
26
Principais variedades brancas e tintas e as regiões onde são produzidas
27
A Elaboração
29
Vinificação de Tintos
29
Vinificação de Brancos
35
A elaboração do frisante
40
A elaboração do rosado
41
Vinificação de fortificados
41
A Identidade
 
47
As garrafas
47
A rolha
49
A cápsula
50
O rótulo
50
Como Escolher um Bom Vinho
 
52

Activity (93)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Flávio Dornas liked this
Fernando Pinho liked this
Arnold Piloute liked this
Bruno Serrano liked this
Anne Vieira liked this
faull liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->